Com a proximidade do Dia dos Namorados, as conversas nas redes sociais daqueles que têm um par romântico – e também dos solteirões – se intensificam com planos para a data. Para ajudar as marcas a entender como estes temas são discutidos, a Buzzmonitor utilizou IA para identificar o que o público está dizendo sobre a data, quais as expectativas e preparos, além de presentes e planos de experiências compartilhadas entre os casais.
A Buzzmonitor analisou 142.844 publicações com os termos “dia dos namorados” ou a hashtag #diadosnamorados no Instagram, Facebook e X. Foram consideradas publicações realizadas entre 04/05/2025 e 02/06/2025.
Os depoimentos foram então analisados por duas tecnologias proprietárias de inteligência artificial, o Buzz Pills, que cria e envia reportes de maneira autônoma, e o AI Insights, capaz de ler os gráficos na própria interface da plataforma. Confira os destaques:
Preparação antecipada e presença em plataformas de e-commerce
Muitos internautas relatam os preparativos para o dia, seja comprando presentes antecipadamente ou planejando surpresas românticas.
Estes preparos incluem aproveitar promoções, com destaque para aquelas da Shopee e da Amazon. As compras vão desde itens tradicionais, como perfumes e roupas, até produtos mais inusitados, como maquiagens de edição especial.
Marcas e produtos de desejo do público
Além das promoções, outras marcas são mencionadas pelo público por seus produtos ou campanhas. Destacam-se, em ordem de aparição:
- Shopee – Ofertas e kits promocionais;
- Hering – Roupas e campanhas para o dia dos namorados;
- Amazon – Promoções e cupons para presentes do dia dos namorados;
- Lancôme – Principalmente com o perfume Idôle;
- Nike – Roupas e promoção especial no site;
- Outback Steakhouse – Promoção especial para casais no restaurante.
Categorias de presentes e experiências
Os internautas também relataram as categorias com que pretendem presentear seus pares (ou ser presenteados por eles). Além de presentes físicos, experiências também figuram na lista. Destacam-se, em ordem de aparição:
- Perfumes;
- Roupas e Acessórios;
- Cosméticos;
- Flores;
- Jantares em Restaurantes;
- Chocolates, bombons e outros;
- Eventos ou Passeios Românticos;
- Joias e Bijuterias.
Insights das redes sociais sobre o Dia dos Namorados
As conversas sobre o Dia dos Namorados trazem uma oportunidade para marcas que consigam alinhar promoções atrativas e experiências compartilháveis. A análise revela que, ao lado dos presentes físicos, vivências gastronômicas e passeios românticos ganham espaço, indicando que consumidores desejam materializar afeto em momentos memoráveis.
Marcas que unirem cupons, kits prontos e storytelling emocional poderão converter essa demanda em vendas, criando lembranças duradouras e reforçando o vínculo tanto com casais quanto com solteiros criativos.
A preparação e planejamento antecipado dos consumidores também mostra a necessidade de as marcas trabalharem campanhas de Dia dos Namorados com antecedência. Se o público leva tempo para planejar e espera por promoções, sair na frente é o melhor cenário.
Além disso, garantir presença em plataformas de e-commerce é essencial para ampliar o volume de vendas – e não só para datas comemorativas.