Dia dos namorados nas redes sociais: preparativos para a data, promoções e presentes pretendidos

Ícones representando as conversas e dados sobre Dia dos Namorados nas redes sociais

Com a proximidade do Dia dos Namorados, as conversas nas redes sociais daqueles que têm um par romântico – e também dos solteirões – se intensificam com planos para a data. Para ajudar as marcas a entender como estes temas são discutidos, a Buzzmonitor utilizou IA para identificar o que o público está dizendo sobre a data, quais as expectativas e preparos, além de presentes e planos de experiências compartilhadas entre os casais. 

A Buzzmonitor analisou 142.844 publicações com os termos “dia dos namorados” ou a hashtag #diadosnamorados no Instagram, Facebook e X. Foram consideradas publicações realizadas entre 04/05/2025 e 02/06/2025.

Os depoimentos foram então analisados por duas tecnologias proprietárias de inteligência artificial, o Buzz Pills, que cria e envia reportes de maneira autônoma, e o AI Insights, capaz de ler os gráficos na própria interface da plataforma. Confira os destaques:

Preparação antecipada e presença em plataformas de e-commerce

Muitos internautas relatam os preparativos para o dia, seja comprando presentes antecipadamente ou planejando surpresas românticas.

Estes preparos incluem aproveitar promoções, com destaque para aquelas da Shopee e da Amazon. As compras vão desde itens tradicionais, como perfumes e roupas, até produtos mais inusitados, como maquiagens de edição especial.

Marcas e produtos de desejo do público

Além das promoções, outras marcas são mencionadas pelo público por seus produtos ou campanhas. Destacam-se, em ordem de aparição:

  1. Shopee – Ofertas e kits promocionais;
  2. Hering – Roupas e campanhas para o dia dos namorados;
  3. Amazon – Promoções e cupons para presentes do dia dos namorados;
  4. Lancôme – Principalmente com o perfume Idôle;
  5. Nike – Roupas e promoção especial no site;
  6. Outback Steakhouse – Promoção especial para casais no restaurante.

Categorias de presentes e experiências

Os internautas também relataram as categorias com que pretendem presentear seus pares (ou ser presenteados por eles). Além de presentes físicos, experiências também figuram na lista. Destacam-se, em ordem de aparição:

  1. Perfumes;
  2. Roupas e Acessórios; 
  3. Cosméticos;
  4. Flores;
  5. Jantares em Restaurantes;
  6. Chocolates, bombons e outros; 
  7. Eventos ou Passeios Românticos;
  8. Joias e Bijuterias.

Insights das redes sociais sobre o Dia dos Namorados

As conversas sobre o Dia dos Namorados trazem uma oportunidade para marcas que consigam alinhar promoções atrativas e experiências compartilháveis. A análise revela que, ao lado dos presentes físicos, vivências gastronômicas e passeios românticos ganham espaço, indicando que consumidores desejam materializar afeto em momentos memoráveis

Marcas que unirem cupons, kits prontos e storytelling emocional poderão converter essa demanda em vendas, criando lembranças duradouras e reforçando o vínculo tanto com casais quanto com solteiros criativos. 

A preparação e planejamento antecipado dos consumidores também mostra a necessidade de as marcas trabalharem campanhas de Dia dos Namorados com antecedência. Se o público leva tempo para planejar e espera por promoções, sair na frente é o melhor cenário.

Além disso, garantir presença em plataformas de e-commerce é essencial para ampliar o volume de vendas – e não só para datas comemorativas.

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