Um levantamento sobre o mercado pet realizado pela Buzzmonitor com Inteligência Artificial revelou que preocupação com a saúde é o principal tema de discussão sobre pets, seja de forma espontânea ou por temas promovidos, como o Março Amarelo, que conscientiza sobre a saúde renal dos animais. Além disso, contar com espaços em que os animais sejam bem vindos e preocupações com alimentação pautaram as conversas.
O estudo avaliou 13.420 publicações realizadas entre os dias 19/02 e 20/03 de 2025 no X, Facebook e Instagram revelou que temas relacionados à saúde, alimentação e personalização estão no topo da agenda dos tutores de bichinhos.
Conscientização sobre doenças renais, higiene bucal e prevenção de parasitas pautaram as conversas sobre saúde no mercado pet
O principal foco das conversas foi a conscientização sobre doenças renais em cães e gatos, reflexo da iniciativa Março Amarelo, em que prevenção e diagnóstico precoce têm a sua importância destacada.
A higiene bucal dos mascotes também foi tema constante nas conversas, com compartilhamento de rotinas, produtos e dicas para prevenir problemas orais que podem comprometer o bem estar da bicharada.
Ainda no tema da prevenção, cuidados para evitar parasitas movimentam as conversas, com indicação de produtos e de cuidados com o ambiente do animal para evitar contaminações. Visitas de rotina ao veterinário, vacinas e check-ups preventivos também geraram discussões. Além disso, os cuidados especiais demandados por pets idosos.
Também observou-se a discussão sobre planos de saúde pet, com destaque para o crescimento desse mercado, a cobertura, os preços e o planejamento para evitar imprevistos veterinários.
Destacaram-se os seguintes planos:
- Petlove: presente em 40% dos depoimentos com menção a plano de saúde pet
- Petlife: presente em 27%
- Itaú: presente em 8%
Alimentação saudável, personalização e necessidades especiais compuseram as conversas sobre a dieta dos bichinhos
A nutrição saudável e balanceada foi o principal tema das discussões sobre alimentação pet. Opções premium ou funcionais – como para controle de peso, para animais idosos ou com restrições – são constantemente recomendadas neste contexto.
Também há interesse pela alimentação natural, menos industrializada e com cara de comida de verdade em vez de se parecer com ração. A solução é adotada por muitos tutores, principalmente para cães.
Nas conversas sobre alimentação, destacaram-se as marcas:
- Special Dog: 23% das menções com alguma marca de ração
- Origens: 18% das menções
- Bionatural: 15% das menções
- Royal Canin: 12% das menções.
- Pedigree: 10% das menções.
- Premier Pet: 2% das menções
Adoção responsável, moda pet e espaços pet friendly também fizeram parte das conversas
A adoção responsável é defendida como forma de oferecer um lar amoroso aos animais necessitados e evitar a exploração de criadouros, que são vistos como locais de maus tratos, principalmente às matrizes de animais de raça.
Além disso, a moda pet, com roupinhas e acessórios, gera conversas. Foram destaques as coleiras estilizadas e as roupas customizadas.
Por último, os donos de pets discutem a importância de espaços e eventos pet friendly, que permitem que tutores sociabilizem sem a necessidade de deixar seus animais em casa ou aos cuidados de outras pessoas. Este tema é especialmente importante para hotéis e outros tipos de hospedagem em que se gasta mais tempo.
Os dados revelam que os tutores preocupam-se não só com as necessidades básicas, mas que buscam oferecer qualidade de vida e integrar os pets à sua rotina. Estes são indicativos de um mercado emocional, que garante aos pets cuidados quase iguais àqueles destinados a membros da família.