Entre os dias 1 e 8 de maio, monitoramos dois posts patrocinados das marcas Avon e Boticário no Facebook para entender como o público se engaja e reage às campanhas das marcas. Foram analisados 537 comentários de 516 usuários distintos do Facebook em dois posts de vídeos patrocinados do Dia das Mães.
A “Batalha de Campanhas” foi realizada através do módulo de Monitoramento do Buzzmonitor, e apontou diferenças de performance das duas marcas. Conheça os principais resultados:
CAMPANHAS
A campanha da Avon, publicada no dia 2 de maio, sobre “ser mãe”, obteve mais de 11 mil curtidas, mais de 2 mil compartilhamentos, 306 comentários e mais de 1 milhão de visualizações.
Aplicamos a análise de termos através do módulo de Monitoring do Buzzmonitor para entender qualitativamente o engajamento dos consumidores com as duas campanhas.
O primeiro insight é que a participação dos homens e mulheres nos comentários das campanhas tende a ser distinto.
No caso da Avon, as Hashtags mais utilizadas por mulheres que comentaram o post patrocinado foram: #Avon, #Cosmeticos e #Dolcepelle. Já entre os homens, os comentários versaram sobre #Cosméticos, #Avon e #Perfumes.
Clique na imagem para visualizar a campanha no Facebook.
Gênero do Consumidor – Avon
Durante o período monitorado, verificamos que 76% dos consumidores que interagiram com a campanha eram mulheres, enquanto apenas 5,3% eram homens. O restante dos usuários (18%) não especificaram o gênero no momento de cadastro da conta na rede social.
O Boticário publicou um vídeo no dia 3 de maio com o mote “surpreenda a mãe que mora com você”. A campanha, compartilhada mais de 1.300 vezes, obteve mais de 10 mil curtidas, pouco menos do que a concorrente. Além disso, o vídeo teve apenas 184 comentários, pouco mais da metade do que a Avon, e obteve 1,2 milhões de visualizações, mais do que sua concorrente.
As Hashtags mais utilizadas por mulheres que falam de o Boticário: #cuidesebem, #oboticario e #saude. Já as Hashtags mais utilizadas por homens foram: #cuidesebem, #cuidadoscomapele e #oboticario. Ou seja, enquanto mulheres citaram saúde os homens falaram de cuidados com a pele.
Clique na imagem para visualizar a campanha no Facebook.
Gênero do Consumidor – Boticário
Na campanha do Boticário, verificamos que 83% dos internautas eram mulheres, enquanto 8% eram homens. O restante dos usuários (8%) não especificaram o gênero no momento de cadastro da conta na rede social.
Entre os termos mais citados nos comentários, 90% das menções positivas estão relacionadas ao termo “olha”: a palavra normalmente é usada quando um consumidor quer compartilhar com sua rede alguma informação. O termo é fundamental para estimar se uma campanha tem potencial de viralização. Veja aqui o que um simples “olha” nos seus comentários pode significar para sua marca.
O vídeo do Boticário teve mais visualizações do que a campanha da Avon, apesar de ter tido menos compartilhamentos. Possivelmente há uma correlação entre o uso do termo “Olha” e o maior número de visualizações da campanha do Boticário.
CONCLUSÃO
A campanha da Avon recebeu mais comentários, depoimentos de clientes satisfeitos e compartilhamentos, enquanto a campanha do Boticário teve mais visualizações do que a da concorrente. Ambas as campanhas tiveram um número próximo de curtidas, mas ainda assim o engajamento foi maior na campanha da Avon, apesar do vídeo do Boticário ter mais visualizações.
Quando seu cliente lançar uma campanha é possível que você rastreie o que os consumidores da marca, sendo fãs ou não da página estão falando a respeito. É possível também acompanhar o engajamento da campanha de seu concorrente e assim elaborar estratégias para melhorar a sua e não ficar para trás.
Veja como criar esse tipo de report com o Buzzmonitor