Vídeo e entretenimento: ranking de notícias mais visualizadas revela interesse dos brasileiros por novelas e programação da TV

88% das notícias mais vistas pelos internautas falam sobre Mídia e Entretenimento, em especial as novelas. Isso é o que revela uma análise do módulo Social News da Buzzmonitor, que coleta publicações em mais de 3.000 noticiosos (Facebook News, Sites, Newsletters e Sites de notícias com RSS). A análise monitorou as 100 notícias com mais visualizações no período de 01/01 a 15/10/23. A metodologia, que se concentra nas visualizações, resultou em notícias em formato de vídeo.

Abaixo, estão os principais resultados do estudo:

 

Mídia e Entretenimento e Esportes são os temas que mais geraram visualizações no período

De janeiro a outubro, os usuários demonstraram um grande interesse por notícias à Mídia e Entretenimento, uma categoria que engloba artistas, programas de TV e novelas. No topo do ranking, destacam-se as programações e novelas da Globo, como Terra e Paixão, Vai na Fé, Amor Perfeito e Fantástico.

Na categoria de esportes, veículos como Lance e Sportv se destacam, com publicações ficadas no esporte, como o vídeo de um goleiro espalmando bolas na trave.

Veículos apostam em formatos de vídeos na vertical

Inspirados por outras plataformas de vídeos curtos, como o TikTok e o Reels do Instagram, os veículos de mídia estão investindo em formatos dinâmicos para compartilhar seus conteúdos.

Das 100 notícias em vídeo mapeadas durante o período, 39% são em formato de vídeo na vertical.

Quando consideramos o topo desse ranking, ou seja, as 5 notícias em vídeo com mais visualizações, 3 delas são em formato de vídeo curto. Além disso, em relação ao tema, 3 das 5 notícias mais visualizadas têm uma conexão direta com esportes.

Top 1 – Cena da novela Chocolate com Pimenta (18 milhões de visualizações)

Top 2 – Goleiro espalmando bola na trave (17 milhões de visualizações)

Top 3 – Cena engraçada no estádio (13 milhões de visualizações)

Top 4 – Sonho em entrar para a NBA (9.5 mihões de visualizações)

Top 5 – Sandy e Lucas no Altas Horas (6.7 milhões de visualizações)

Os formatos de vídeo curto também se tornaram um recurso para destacar momentos das novelas, como pode ser visto no exemplo abaixo, em uma cena de Terra e Paixão.

Horário comercial concentra o maior volume de postagem de notícias

O monitoramento da Buzzmonitor também revelou o volume de notícias por hora. Ampliando o escopo para todas as notícias no período de 01/01 a 15/10/23 (não apenas as top 100), percebe-se que o pico de postagem de notícias pelos veículos ocorre às 10h da manhã, e o volume se mantém estável durante o horário comercial.

A partir das 6h, o volume de notícias começa a aumentar, atingindo o seu ponto máximo às 10h. Durante o horário do almoço, há uma redução no consumo de notícias, e a partir das 18h, o volume inicia uma curva decrescente.

A presença dos veículos de mídia nas redes sociais complementa o consumo de notícias em mídias tradicionais, como a TV, e também oferece uma opção para aqueles que desejam se manter informados sobre as programações de uma maneira mais rápida, sem necessariamente consumir o programa ou novela na TV. Não é à toa que os veículos de notícias têm investido em formatos de vídeos curtos para adaptar seus conteúdos à dinâmica das plataformas digitais, onde há uma intensa concorrência pela atenção dos usuários.

 

Vídeo e entretenimento: ranking de notícias mais visualizadas revela interesse dos brasileiros por novelas e programação da TV
Rolar para o topo