Entre os dias 02 e 10/09 aconteceu a primeira edição do festival The Town, em São Paulo. Marcas de diversos setores estiveram presentes no evento com stands, plataformas e brindes. Um estudo de monitoramento de marcas da Buzzmonitor revelou que Itaú, Wizard e Volkswagen foram as empresas com maior share of image nas redes sociais em posts relacionados ao festival.
Para realizar este estudo, utilizamos a metodologia Buzzmonitor Brand Logo Detection – que identifica marcas, pessoas, objetos, animais e outros elementos em fotos e vídeos através de inteligência artificial.
Ao total, foram coletadas 58.254 imagens do festival, em posts contendo ao menos uma das hashtags oficiais do evento: #thetown, #thetown2023, #thetownfestival ou #issoéthetown no Instagram
Dentre essas, 7.389 continham alguma logomarca.
Estratégias de Share of Image no The Town
O monitoramento de marcas do The Town revelou que as marcas que tiveram maior destaque no share of image sem dúvida foram aquelas que souberam se inserir no evento com estratégias instagramáveis, seja com plataformas e espaços para servir de “fundo ideal” para as fotos ou, ainda, com brindes e itens esteticamente agradáveis para fotos.
A logomarca do próprio evento foi a que teve a maior recorrência, tendo sido detectada em 1.672 fotos, tanto em imagens de divulgação do festival quanto em fotos do público em frente a letreiros e plataformas do The Town.
Logo em seguida, o Itaú, que foi patrocinador oficial do evento, conquistou o segundo maior share of image. Com 451 fotos detectadas, o principal impulsionador deste número foi a logomarca do banco no alto da roda gigante, escolhida por muitas pessoas como cenário para os registros do evento.
O mesmo aconteceu com a Volkswagen, também patrocinadora, que criou um painel em led muito utilizado pelo público para tirar fotos. A marca apareceu em 141 registros com as hashtags do festival.
Mas também teve marca que sequer compareceu ao evento, mas conseguiu surfar na onda do festival nas redes sociais. Foi o caso da escola de idiomas Wizard, que aproveitou o alto engajamento do tema para lançar trends e conteúdos relacionados em vários perfis da escola pelo Brasil, o que fez com que a marca aparecesse em 211 posts com as hashtags do evento.
Algumas marcas relacionadas à moda, como Nike, Adidas e até a CBF (por causa da camisa oficial da Seleção Brasileira) apareceram nas imagens do público não porque estavam presentes no evento, mas sim por que o público estava vestindo peças destas marcas durante o festival.
Alguns dos patrocinadores oficiais do evento também não figuraram no top 20 deste estudo, como Vivo, Porto, Riachuelo e Ifood.
O que aprendemos ao monitorar as marcas no The Town?
As redes sociais são a vitrine da vida que os usuários querem mostrar e dos personagens que querem construir online. E as fotos em grandes festivais como o The Town são quase como um check-in ao evento. Criar estruturas visualmente interessantes para o público pode ser um importante aliado na divulgação orgânica e na construção da percepção dessa marca pelo público. O monitoramento de marcas no festival mostrou que essa foi a estratégia mais eficaz e com maior share of image no The Town.
Várias outras empresas presentes no evento também criaram grandes stands personalizados e chamativos, contaram com a presença de influenciadores vestindo suas marcas e distribuíram brindes como copos e bolsas. Essas são excelentes oportunidades de promover as marcas para virarem mídia nas imagens dos frequentadores do evento. Veja mais exemplos do The Town:
Com o módulo de monitoramento da Buzzmonitor, você consegue acompanhar tudo o que o público fala nas redes sociais sobre a sua marca, produtos/serviços, concorrentes, eventos, campanhas e tendências do mercado. Fique por dentro das conversas do público e tenha insights estratégicos sobre como impactá-los para diversos setores da empresa. Use o Social Listening como estratégia de social media e de customer experience. Fale com um de nossos especialistas e agende agora uma demonstração gratuita.