Como parte do projeto Eleições 2014, a E.life, através do Buzzmonitor Panel, realizou um levantamento da repercussão no Twitter sobre os temas: aborto, casamento gay e legalização da maconha no mês de setembro para uma base de apoiadores de cada um dos dois candidatos à presidência. A intenção do estudo é verificar o nível de engajamento dos apoiadores de Aécio e Dilma com os temas e as principais menções relacionadas à eles em cada base.
A metodologia utilizada para o estudo foi a seguinte:
1. Primeiro separamos a partir de uma busca no Twitter todos RTs diretos, sem nenhum tipo de comentário adicional, que usuários da rede fizeram para tweets dos dois candidatos a serem analisados: Dilma Rousseff (@dilmabr) e Aécio Neves (@aecioneves).
2. A partir dessa busca, conseguimos levantar uma base de 4.130 single users da Dilma Rousseff e 3.198 do Aécio Neves.
3. A partir dessa base de seguidores, puxamos os seus últimos 200 tweets e passamos a acompanhar suas timelines. Assim, tivemos uma base com diferentes usuários para cada candidato e dados para encontrarmos as informações de perfilamento sobre eles.
Na base de simpatizantes da candidata Dilma Rousseff (PT), o engajamento foi de 8,96%, uma média de um tweet para cada onze usuários. As menções mais replicadas se tratavam de críticas aos outros candidatos acerca do tema.
Já a base de apoiadores do Aécio Neves (PSDB) apresentou um pouco menos de engajamento que a base da Dilma. No total, 8,47% mencionou o tema no período analisado, uma média de um tweet para cada doze usuários. Aqui a menção mais replicada foi a conclusão de uma pesquisa do Ibope que afirma que “a maior parte dos brasileiros é contra casamento gay, aborto e legalização da maconha”.
Ao analisarmos a temática do casamento gay, observamos que o assunto gerou menos engajamento. A média geral de engajamento foi 7% versus 9,9% do tema aborto.
A base de simpatizantes do Aécio Neves foi a que mais falou sobre casamento gay, com 7,94% de engajamento. Os principais compartilhamentos foram críticas à mudança de posição da candidata Marina Silva (PSB) em relação ao tema, o que corresponde a cerca de 26% dos tweets.
Por fim, os apoiadores da Dilma Rousseff foram os menos engajados nesse tema, com um percentual de apenas 5,54%. Aqui também observamos fortes críticas à mudança de posição de Marina Silva em relação à união homoafetiva: cerca de 38% dos tweets criticavam a candidata do PSB.
A legalização da maconha não teve dados relevantes no período analisado, para todas as bases o percentual de engajamento sobre o tema foi inferior à 1%.
É interessante observar que, quando temas polêmicos como o aborto ou o casamento entre pessoas do mesmo sexo estão sendo abordados no Twitter, o comportamento mais frequente não é a defesa das posições do candidato apoiado. Há, sim, ataque às posições dos adversários.
Confira um infográfico: