E a nossa desaprovação não é gratuita. Confira alguns dos motivos para não confiar nesse tipo de visualização de dados.
1. Nuvens de termos são imprecisas
Nuvens de termos trazem tamanhos diferentes para representar a quantidade de menções às palavras. Porém, faça um teste: Peça a sua equipe para listar os 10 termos mais citados na nuvem. A maioria terá dificuldade para distinguir a quarta palavra mais citada da quinta. E a culpa não está no analista, mas na imprecisão que esse tipo de visualização gera. Muitas vezes as nuvens de termos não trazem nem os números absolutos ou percentuais de cada palavra.
2. Nuvens de termos não refletem usuários únicos
Em alguns momentos, o termo em destaque numa nuvem é gerado por poucos usuários ou até mesmo por uma única pessoa. Um exemplo disto é quando há retweets de um post: acredita-se, então, que aquela palavra maior é muito relevante, quando na verdade ela é apenas resultado de uma publicação que foi replicada. O ideal é mostrar os termos por usuário único, desta forma garantimos que os Top Termos reflitam o buzz da marca, e não somente os usuários que mais gritaram.
3. Nuvens de termos trazem como assunto mais falado o próprio termo de busca que a gerou
Se não há cuidado no processo de filtragem das palavras, a nuvem de termos (ou Top Termos, como preferimos) vai nos contar que a palavra mais citada é exatamente aquela que usamos como termo de busca. Com uma conta freemium do Buzzmonitor você consegue, por exemplo, esconder termos indesejados através do menu Edit Report.
Menu Edit Report: no campo Search é possível negativar (-) termos indesejados.
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