O CASO
O McDonald’s Canadá decidiu enfrentar os mitos e desconfianças do público, convidando-os para o backstage de todo o processo de produção dos seus alimentos. Assim nasceu, em 2012, a plataforma “Our Food. Your Questions”, onde a marca responde às questões sobre os produtos alimentícios que vende:
- “Por que um hamburger do McDonald’s não apodrece?”
- “Como os nuggets não têm osso?”
- “As batatas fritas são mesmo batatas?”
Tomando como ponto de partida as perguntas mais frequentes dos consumidores, a maior cadeia mundial de fast food lançou uma série de vídeos que rapidamente se tornaram virais.
Vídeo: Our food. Your questions. What are McDonald’s USA fries made of?
NA PRÁTICA
Se um gigante como o McDonald’s avança e enfrenta as questões mais polêmicas em torno dos seus produtos para aproximar a marca do consumidor, cabe a nós percebermos este caso como um exemplo a ser seguido por marcas com questões semelhantes.
Como adotar uma política de transparência com os seus consumidores:
- Em primeiro lugar, conheça o seu consumidor, seus interesses, valores, comportamentos;
- Identifique questões comuns em torno do seu produto/serviço – pontos fortes e fracos;
- Elabore respostas ajustadas ao perfil do seu consumidor para todas as questões;
- Estabeleça um canal de contato com o seu consumidor;
- Esclareça publicamente todas as questões que quer explicar;
- Converse com cada consumidor individualmente e crie uma relação.
EM RESUMO
A verdade e a humildade são duas características que as marcas que querem continuar a existir terão de ter. Ouça e conheça o consumidor, saiba quais são suas preferências, ajuste sua marca ao que ele procura e valoriza e responda, com verdade e transparência, às questões que ele tem.
Abaixo, assista ao vídeo com o CTO do Grupo E.life, Jairson Vitorino, que explica como se consegue, a partir da Social Media, retirar insights sobre o consumidor.