Social Media na Prática: Starbucks

A MARCA
A Starbucks está novamente na mira dos haters nas redes sociais. Ainda à sombra das últimas controvérsias (como o caso do Pumpkin Spice Latte, ou a amplamente criticada campanha RaceTogether), o mais recente caso, apesar de menos controverso, foi MUITO mais viral!

O CASO
Todos os anos, durante a época natalina, a Starbucks adota um copo vermelho para celebrar o feriado. Este lançamento é tão antecipado e popular que já tem a sua própria Contagem Regressiva. Não à toa que, de acordo com a empresa, no ano passado, nas primeiras 48 horas após o lançamento do “red cup”, a cada 14 segundos uma foto relacionada à marca foi compartilhada no Instagram.

O MOVIMENTO
No último 5 de novembro, Joshua Feuerstein, um autoproclamado evangelista americano com 1,8 milhões de fans no Facebook e 8.203 seguidores no Twitter, publicou um vídeo onde acusava a marca Starbucks de eliminar quaisquer elementos alusivos ao Natal no design dos copos vermelhos.

Como forma de manifestação, Feuerstein desafiou seus seguidores a responder aos atendentes do Starbucks com o nome de “Merry Christmas”, assim eles seríam obrigados a colocar a frase no copo, e a compartilhar essas fotos usando a hashtag #MerryChristmasStarbucks.

O COMUNICADO DA MARCA
A empresa lançou um comunicado para explicar que, por um lado, a sua intenção era a de oferecer um “espaço em branco” aos clientes que gostam de desenhar em seus copos e, por outro, dar ênfase à pureza do design simplista de um copo vermelho liso. Nesta declaração, a marca se refere também a “inclusão e diversidade” como “valores fundamentais”.

RED CUP GATE
Donald Trump foi a voz mais famosa que se levantou contra o Starbucks. O candidato à presidência dos Estados Unidos publicou um apelo ao boicote à marca, dizendo que, por causa deste assunto, não renovará o contrato que tem com a loja nas suas famosas Trump Towers. A marca foi acusada, nas redes sociais, de ter “dado cabo com o natal”. Lembre-se que estamos falando de copos vermelhos!

#ITSJUSTACUP
A resposta massiva dos internautas, no entanto, não tardou para relembrar que afinal #itsjustacup! Este foi o momento em que esta controvérsia se tornou viral no Twitter, com uma explosão de tweets ridicularizando as preocupações dos que acusaram o Starbucks de ter “acabado com o natal”.

O QUE PODEMOS APRENDER COM ESTE CASO?

1. ESTRATÉGIA INTELIGENTE
A Starbucks conta com alguns dos melhores e criativos profissionais de marketing do mundo, que compreenderam as potenciais consequências desta nova campanha. Por que levaram isso adiante sabendo que poderia gerar uma reação tão negativa?

Simples: assim, as milhões de pessoas que estão nas redes sociais tornaram-se a sua maior equipe de marketing!

Não podemos ignorar o fato de Ellen Degeneres ou Stephen Colbert entrarem nesta conversa em defesa da marca. Este é um PR impagável! Se a crise toda foi realmente espontânea jamais saberemos, mas o que há de positivo é a reação dos lovers do Starbucks em favor da marca.

2. O PODER DAS REDES SOCIAIS
As redes sociais não podem ser menosprezadas como forma de estabelecer o valor da sua empresa aos olhos das audiências e aumentar a visibilidade de sua reputação. Embora seja impossível prever o que torna uma campanha viral, fica claro que uma estratégia de social media bem planejada é a chave para o sucesso das marcas.

3. AS OPORTUNIDADES
Várias marcas viram nesta controvérsia o momento perfeito para entrarem no comboio do buzz, como a Dunkin Donuts, que lançou o seu copo de Natal com a palavra “Joy” rodeada de enfeites natalinos.

É importante que as marcas compreendam que esta é a forma como as informações e notícias se espalham nos dias de hoje – através de dezenas de milhões de pessoas que conversam sobre elas nas redes sociais.

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