Imagine que você está no caminho de volta para casa ou preso no trânsito e precisa checar as informações sobre um monitoramento específico, mas só é possível acessar esses dados através de dashboards que estão em seu escritório.
Pensando nisso, ensinaremos neste post como criar relatórios acionáveis a partir do monitoramento de redes sociais e que podem ser acessados em qualquer smartphone ou tablet e em qualquer lugar. Adeus escritório!
Tipos de Dashboards
Dashboard para Gestão de Crises
Ok, as crises são nossa maior preocupação. Vamos começar por elas. Os dashboards real time são uma excelente maneira para acompanhar a repercussão de uma potencial crise de imagem. Crie relatórios que mostrarão especificamente o que estão falando sobre o caso.
Os dashboards podem estar plugados a uma página de marca (owned), a um tema (earned) ou juntar os dois.
No menu Edit Report do Buzzmonitor você pode colocar o termo que deseja monitorar em Search e configurar o período de visualização de dados para a data de quando começou a crise.
Volte para a tela inicial e clique em “View as a dashboard”.
O dashboard é customizável, você pode mudar os gráficos de posição, aumentá-los ou diminuí-los.
Dashboard para a Gestão do SAC 2.0
Com um dashboard focado em SAC 2.0 você poderá verificar o desempenho dos seus analistas e se a demanda está sendo atendida apropriadamente. O Buzzmonitor permite também que seja definido o tempo de atualização dos gráficos, assim você não perderá nenhum minuto do que está acontecendo na sua página!
Clique no ícone de engrenagem no canto superior direito da tela e vá em Configurações (Settings). Selecione a caixa “Recarregar página a cada __ minutos” e preencha o campo com o tempo desejado.
Para relatórios de Social CRM recomendamos o uso de tags. A organização dos dados através de etiquetas é que irá permitir a criação de reports pontuais sobre, por exemplo, o desempenho de analistas, o tempo de resposta e assuntos mais falados. Veja aqui como fazer.
Dashboards para Campanhas na TV ou Rádio
É possível monitorar o desempenho da sua campanha offline nas redes sociais. Os usuários estão falando sobre a minha propaganda? O que exatamente estão falando?
Para responder a estas perguntas, cadastre a sua marca no Buzzmonitor e divida o relatório de Volume Evolution por rede social. Assim você saberá o quanto está sendo falado em cada uma delas.
Evite excesso de informações no seu dashboard, exclua relatórios que não são interessantes clicando no ícone de lixeira.
Dica: crie um dashboard acionável, ou seja, apenas com dados que podem gerar ações da sua marca.
COMO FAZER
Para criar um dashboard vá na página inicial do Buzzmonitor, abra a pasta da sua marca e clique em View as a Dashboard.
Além desses, existem inúmeras outras possibilidades para criação de dashboards, tudo depende dos dados que você precisa visualizar com precisão.