Quais temas engajam mais no Dia dos Namorados – veja os posts de 2021 para ajudar sua estratégia em 2022

O Dia dos Namorados é, sem dúvidas, uma das datas mais importantes para o mercado brasileiro. Campanhas românticas e promoções são comuns nesse período. Mas que tipo de conteúdo atrai mais atenção dos consumidores nas redes sociais? A Buzzmonitor fez um estudo e analisou os posts que mais tiveram interação no Facebook e Instagram no Dia dos Namorados 2021 para você se inspirar para 2022.

O estudo foi feito através do Buzzmonitor Trends e pesquisou posts com o termo “Dia dos Namorados”. No total, foram analisados os 20 posts com mais engajamento em cada rede social, no período entre 20/05 e 20/06, compreendendo um período antes e depois do Dia dos Namorados.

No geral, os temas mais recorrentes nos posts foram: declarações de amor de famosos, notícias sobre casais, moda, lingerie e memes. Cada rede social, no entanto, demonstrou características diferentes nos gostos dos usuários.

Confira o estudo completo sobre os melhores posts de Dia dos Namorados 2021 e tenha insights estratégicos para a campanha de 2022.

O que bombou no Dia dos Namorados 2021

Ao total, entre 20/05 e 20/06, foram coletados 331.126 posts. O Twitter foi a rede social com mais posts publicados, 57,83% do total. Em seguida veio o Instagram, com 32,05%, e o Facebook, com 10,12%.

O gráfico de evolução diária do termo nos mostra que a maioria das publicações foram feitas entre o dia 01/06 e 13/06, e que teve seu pico no Dia dos Namorados, em 12/06.

Quanto ao gênero, a maioria das menções vieram das mulheres, 63,64%, enquanto os homens foram responsáveis por 36,36% dos posts. Quanto ao sentimento das publicações, 49,48% delas foram positivas, 35,73% foram neutras e 14,79% foram negativas.

Instagram

No Instagram, analisando os 20 posts mais engajados com o tema Dia dos Namorados, entre 20/05 e 20/06, as declarações de amor de casais famosos foram os conteúdos com mais engajamento. Em segundo e terceiro lugares apareceram as campanhas de vestuário, com 4 posts sobre moda inverno e 3 posts sobre lingeries

Vale destacar que todos os posts de vestiário foram feitos em perfis de influenciadores em parcerias com marcas. As marcas que tiveram destaque no Instagram foram C&A, Hope, Netflix, John John e Segredo Lacrado, além dos portais de notícias Mídia Ninja e Sou eu na vida. 

Já as personalidades que mais apareceram foram Gil do Vigor (3 posts) e Rodolffo Matthaus (2 posts), além de Mari Maria, Lucas Rangel, Mirella, Cinthia Cruz, Anitta, Bianca Andrade, Gio Ewbank e outros. 

Houve, ainda, posts com memes, desejos de feliz dia dos namorados, racismo e entretenimento. Veja o gráfico abaixo:

O post com mais engajamento foi feito pelo youtuber Lucas Rangel desejando Feliz Dia dos Namorados ao seu companheiro. O segundo e terceiro posts com mais engajamento foram campanhas de vestuário em parcerias com influenciadores: Gil do Vigor + C&A e Mirella + Segredo Lacrado.

Entre as marcas de vestuário, a C&A foi quem se destacou, com três posts – todos em parceria com o economista e influencer Gil do Vigor. Já entre as marcas de lingerie, a Hope apareceu mais vezes, em parcerias com a cantora Anitta e a influenciadora Mari Gonzales. 

Veja os 5 posts com mais engajamento com o tema “Dia dos Namorados” entre os dias 20/05 e 20/06:

Facebook

No Facebook, dos 20 posts mais engajados no período estudado, os temas mais recorrentes foram Declarações de amor de casais famosos, seguido por Notícias Românticas – de casais famosos ou não (5 posts), LGBTQIA+ (2 posts), Música (2 posts), Eletrodoméstico (1), Cachorros (1), Meme (1) e Comida (1).

Entre as personalidades que se destacaram estão Fábio Porchat, Lula, João Dória, Túlio Gadelha, Lázaro Ramos, Marco Feliciano e Eduardo Pugliese. Já as marcas que tiveram conteúdos bem engajados foram TV Globo, Britânia, Claybom e Ponto, além dos portais de notícias G1, TNT Sports, Hugo Gloss e Quebrando o Tabu

Como podemos ver no gráfico acima, as declarações de amor de casais famosos e as notícias românticas foram destaque entre o público do Facebook. O post que alcançou mais engajamento no período foi a foto postada pelo humorista Fábio Porchat, desejando Feliz Dia dos Namorados a sua esposa, Nataly Mega, com uma foto do casamento do casal.

A marca que teve o melhor engajamento foi a TV Globo, em um post também com o tema de declarações de amor entre casais famosos. O vídeo em questão foi uma surpresa feita pelo Deputado Túlio Gadelha à sua namorada, a apresentadora Fátima Bernardes, durante a programação ao vivo da emissora..

O único post do tipo campanha que se destacou entre os 20 com mais engajamento foi uma foto da marca de eletrodomésticos Britânia. Apesar da campanha dar destaque para sugestões de presentes da marca, também foi estrelada por um casal de famosos, a cantora Ivete Sangalo e o marido, Daniel Cady. Isso reforça, novamente, o padrão de interesses dos usuários.

Veja os 5 posts com mais engajamento no Facebook com o termo Dia dos Namorados entre os dias 20/05 e 20/06:

Twitter

O Twitter classifica os top posts pelo número de seguidores que a página possui e não pelo número de interações que a publicação conquistou. Esta é uma limitação da própria API do Twitter e, por isso, não é possível elencar por temas as publicações mais engajadas, apenas por perfis. 

Sendo assim, os perfis com mais seguidores que tweetaram sobre “Dia dos Namorados” entre 20/05 e 20/06  foram: Anitta (1 post), TV Globo (12 posts), Programa Pânico (1 post), Jorge & Mateus (1 post), Veja (1 post) e Folha de São Paulo (4 posts).

Essas publicações tinham como tema Entretenimento (11), Notícias (5), Declaração de amor de casais famosos (2), Enquete (1) e Música (1).

Resultados gerais

É de se esperar que conteúdos sobre casais sejam os mais engajados quando se pesquisa “Dia dos Namorados” nas redes sociais. No entanto, é possível notar uma diferença entre os interesses do público de cada rede social quando se fala do tema.

No Facebook há uma maior identificação com posts que envolvem casais da mídia, com destaque para políticos, e portais de notícias. 

Já os temas que mais engajaram no Instagram mostram que a rede tem um apelo mais comercial e com muitas parcerias entre marcas e influenciadores. 

Considerando os 20 top posts do Facebook e os 20 top posts do Instagram, o tema mais recorrente foi “Declarações de amor de famosos”, que apareceu em 14 das 40 postagens analisadas, seguido por Notícias sobre casais (5), Moda (4), Lingerie (3) e Memes (3).. Veja todas as categorias abaixo:

Buzzmonitor Trends

No Buzzmonitor Trends é possível analisar a repercussão de termos nos noticiosos e influenciadores nas redes sociais (Facebook, Instagram e Twitter). São vários indicadores disponíveis. A ferramenta traz o volume de menções e evolução do termo por dia, porcentagem por rede social, além da distribuição por sentimento e gênero de quem publicou. Você também pode descobrir os top posts em cada rede social.

Esses dados são um caminho para ter insights estratégicos, ideias para o planejamento de conteúdo e inspirações para datas comemorativas como o Dia dos Namorados. E o melhor: a ferramenta é gratuita!

Na versão gratuita do Buzzmonitor Trends é possível fazer a pesquisa do buzz do termo para os últimos 30 dias, 24h e 7 dias. Já na versão premium, para clientes Buzzmonitor, é possível ver o histórico de períodos personalizados, ter acesso a mais top posts e consultar o retroativo de até dois anos. 

 

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