Em nossa terceira edição do estudo de wishlist, revelamos os desejos de compra dos brasileiros nas redes sociais em dezembro de 2024. Entre 01 e 31 de dezembro, foram analisadas 657.722 publicações no Bluesky e X, que, por meio de APIs abertas, permitiram um levantamento detalhado das intenções de compra.
Com o uso do AI Insights e do Buzz Pills da Buzzmonitor, os dados passaram por validação para garantir a precisão. Os resultados destacaram que roupas, eletrônicos e bebidas alcoólicas lideram como categorias mais desejadas, enquanto cosméticos e viagens também figuraram entre os principais destaques.
Vem conferir:
Categorias mais associadas ao desejo de compra
Top 10 categorias (%):
1- Roupas e acessórios
A categoria de roupas e acessórios, que aumentou sua participação no segundo mês consecutivo, chega a 25% dos relatos dos desejos de compra e fica na primeira posição do ranking. Dentro dela, os destaques vão para: Camiseta (27%). Saia (20%), Vestido (16%), Mochila (11%) e Blusa (9%).
Além dos produtos, marcas ganham menções:
- Shein: 22% (pela terceira vez consecutiva no top 5)
- Nike: 18% (voltando à lista após 2 meses)
- Zara:15% (na lista desde o começo da série, há 4 meses)
- Adidas:12% (voltando à lista após 1 mês)
- Renner: 11% (estreando na lista)
2- Eletrônicos
A categoria de eletrônicos se manteve na segunda posição e ganhou três pontos percentuais com relação a novembro. A mesma somou 20% dos relatos de desejo de compra, onde destacam-se:
- iPhone: 40%
- Computador/ Notebook: 35%
- Fone de ouvido: 5%
- Power Bank: 3% (estreando na categoria)
- Kindle: 2%
3- Bebidas Alcoólicas
Na sequência, temos a categoria de bebidas alcoólicas, com 10% das menções. A categoria é trabalhada de maneira isolada pela primeira vez em nossa série histórica devido à relevância que adquiriu em dezembro, principalmente devido às festas de fim de ano.
Os desejos de compra mencionam as marcas mais desejadas e também o tipo da bebida:
Marcas:
- Absolut: 31%
- Skol: 23%
- Bacardi: 15%
- Jack Daniel’s: 8
- Beefeater: 8%
Bebidas:
- Gin: 33%
- Cerveja: 22%
- Espumante: 16%
- Rum: 11%
- Vinho: 9%
4- Livros
A categoria de Livros fica em quarto no ranking, mantendo-se na mesma posição com relação ao mês anterior (novembro 2024), com participação de 8% das menções. Na categoria, Colleen Hoover emplacou as 3 primeiras posições.
São destaques:
- É assim que acaba, de Colleen Hoover,: 7%
- Verity, de Colleen Hoover: 5%
- É assim que começa, de Colleen Hoover: 5%
- A hipótese do amor, de Ali Hazelwood: 4%
- Os sete maridos de Evelyn Hugo, de Taylor Jenkins Reid: 2%
5- Calçados
Assim como a categoria de bebidas alcoólicas, os calçados ganharam um espaço próprio nessa edição do estudo. Em quinto lugar, a categoria emplaca em 7% das menções nas redes sociais.
Entre os destaques estão:
- Puma: 55%
- Adidas: 11%
- Fila: 11%
- Crocs: 7%
- Asics: 3%
6- Cosméticos e produtos de beleza
A categoria de cuidados – cosméticos e produtos de beleza – caiu uma posição em relação ao estudo anterior e agora ocupa a sexta posição. Os principais destaques de produtos se dão por: Cremes (20%), Perfumes (15%), Delineadores (12%), Shampoo (10%) e Body Splash (8%).
Dentre as marcas mais mencionadas, tivemos quatro estreias no ranking:
- Natura: 18% (na lista desde o começo da série, há 3 meses)
- Neutrogena: 15% (estreando na lista)
- Wella: 12% (estreando na lista)
- Rare Beauty: 9% (estreando na lista)
- Virgínia: 5% (estreando na lista)
7- Alimentos e Bebidas
Alimentos e bebidas, com 5% das menções, cai algumas posições, principalmente devido à divisão da categoria com a separação de alcoólicos. Os principais destaques de desejos de compra foram:
- Pizza: 22%
- Queijo: 15%
- Sorvete: 15%
- Café: 10%
- Bolo: 5%
As principais marcas mencionadas na categoria foram, no total de depoimentos que citam marcas em alimentos e bebidas:
- Bauducco: 28%
- Sadia: 15%
- Itambé: 4%
- Garoto: 3%
- Friboi: 2%
Todas as marcas de alimentos e bebidas são estreantes na lista, exceto Itambé, que aparece pelo segundo mês consecutivo.
8- Turismo e Viagens
Ao longo do nosso ranking, em oitavo lugar, a categoria de turismo e viagens ganha destaque. Com 4% das menções, alguns destinos foram muito mencionados:
- Florianópolis: 41%
- Natal: 25%
- São Paulo: 7%
- Porto Alegre: 7%
- Londres: 4%
9- Produtos Infantis
A seguir, em penúltimo lugar em nosso top 10 a categoria de produtos infantis, com 3% das menções. Na categoria, destacam-se:
- Roupas: 64%
- Brinquedos: 28%
- Fralda: 5%
As principais marcas relatadas foram:
- Amazon: 48% (estreando no top 5)
- Shopee: 18% (pela terceira vez consecutiva no top 5)
- Pampers: 8% (pela segunda vez consecutiva no top 5)
- Barbie: 4% (estreando no top 5)
- Mercado Livre: 4% (estreando no top 5)
10- Artigos para o Lar
Em último lugar, com 2% das menções, aparece a categoria artigos para o lar. Nela, também destacam-se produtos e marcas.
- Cama: 22%
- Guarda Roupa: 18%
- Mesa: 15%
- Estante: 12%
- Luminária: 10%
Os varejistas mais mencionados na categoria foram:
- Amazon: 74%
- Shopee: 17%
- Mercado Livre: 3%
- Leroy Merlin: 3%
- Ponto: 3%
Todos os varejistas, exceto Ponto, estão na lista desde a primeira edição do índice.
Ainda que sem especificação direta nos depoimentos, as compras de fim de ano impactaram significativamente os relatos de intenção de compra. Durante novembro e dezembro, observamos o dobro de registros em comparação aos meses anteriores.
Metodologia do Estudo
Para descobrir o comportamento de compra, utilizamos nossa metodologia Wishlist, que levantou depoimentos contendo expressões específicas, como: “quero comprar”, “queria comprar”, “comprei”, “vou comprar”, “comprando” ou “querendo comprar”. Essas expressões foram capturadas exatamente como aparecem nas mensagens para garantir a consistência e a precisão da análise.
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