O Instagram lançou, nesta quarta-feira (5), uma nova rede social chamada Threads. O aplicativo de conversas de texto se assemelha muito ao Twitter e é a aposta da Meta para competir com a rede social do passarinho. Em apenas sete horas após o lançamento, 10 milhões de pessoas se inscreveram no Threads, segundo Mark Zuckerberg, CEO da Meta.
A investida vem em um momento estratégico em que o Twitter tem desagradado aos usuários com as novas mudanças anunciadas por Elon Musk, incluindo a limitação temporária de quantas postagens podem ser visualizadas em um dia.
A descrição do aplicativo define o Threads como um local “onde as comunidades se juntam para discutir tudo, desde os temas que nos preocupam hoje aos que serão tendência amanhã”. O aplicativo já está disponível em mais de 100 países. No Brasil, pode ser baixado para Android e iOS, além de pelo site do aplicativo.
Como funciona?
Para criar um perfil no Threads, o usuário deve apenas baixar o aplicativo e fazer login com a sua conta do Instagram, que será vinculada ao novo perfil. O login e senha dessa rede social será o mesmo do Instagram e é possível optar por um perfil público ou privado.
O nome de usuário se torna o mesmo do Instagram (Ex.: @buzzmonitorbr) e o usuário pode personalizar o nome do perfil, a BIO e o link ou importar essas informações do Instagram. Também é possível importar o selo de verificado dos que possuírem.
O visual do Threads é MUITO parecido com o do Twitter. Há a opção de publicar textos de até 500 caracteres, fotos ou vídeos de até 5 minutos. É possível curtir, comentar e compartilhar as publicações de outras pessoas, além de “republicar” ou “citar”, assim como os retweets e quotes do Twitter.
Também de forma similar à rede do passarinho, no perfil do usuário você consegue ver em abas diferentes os posts criados por ele e as respostas que ele deu em posts de outas pessoas;
Estima-se que o Twitter tem atualmente cerca de 300 milhões de contas ativas – mas não se tem o número exato desde a compra do Twitter por Elon Musk. Já o Threads, conquistou 30 milhões de usuários em menos de 24h.
Threads + Instagram
Ambas as redes sociais estão bem conectadas, como parte da estratégia da Meta para impulsionar o Threads e torná-la uma rede social com o mesmo potencial do grupo.
Além da possibilidade de importar os dados da conta e o selo de verificado, no perfil do usuário no Threads há um símbolo do Instagram no canto superior direito. Ao clicar, você é redirecionado para o perfil do Instagram daquele usuário.
O mesmo acontece no aplicativo de fotos e vídeos. Os usuários que já se inscreveram no Threads ganham um selo temporário no Instagram abaixo do seu nome com a logo do Threads e um número, referente a sua inscrição no app. Caso queira, é possível ocultar esse selo do Instagram.
A Meta também está investindo pesado na divulgação através do envio de notificações no app do Instagram sobre os amigos que publicaram pela primeira vez no Threads.
Adesão de marcas e influenciadores
Milhares (ou até milhões) de marcas e influenciadores já estão no Threads. Grandes perfis, como Virgínia Fonseca, Anitta e Netflix Brasil já alcançam mais de um milhão de seguidores na nova rede social.
E teve marca que saiu na frente no quesito publicidade. Ainda na primeira hora de lançamento do Threads, a influenciadora Thelma Assis, médica e campeã do BBB20, postou uma publi em parceria com a Cif, marca de produtos de limpeza da Unilever.
A marca fez uma campanha com a hashtag #CifnoThreads e com vários outros influenciadores: Babu Santana, Ivan Baron, Jessi Alves, João Luiz Pedrosa, Nah Cardoso, Pequena Lo e Preta.
Até o momento, ainda não há possibilidade de criar anúncios pela plataforma.
O que o público achou do Threads?
Em apenas 18h após o lançamento, a opinião do público sobre o Threads ainda é bem dividida. Há quem defenda que a rede social vai salvar o estilo de publicação no modelo de conversas, uma vez que não estão satisfeitos com as mudanças do Twitter e que será bom ter uma rede social do tipo sem as decisões do Elon Musk.
Do outro lado, há quem alegue que é uma cópia mal feita do Twitter ou que não será tão boa quanto a rede social do passarinho por não não ser possível criar lá o mesmo tom de conversação do Twitter, uma vez que a grande maioria dos usuários migrou do Instagram para o Threads e estão acostumados com outro tipo de conteúdo e conversas.
Ainda é pouco tempo para chegar a uma conclusão sobre o sucesso do Threads, mas uma coisa é certa: o público está aderindo!
Vale lembrar que esta não é a primeira vez que a Meta lança um novo aplicativo ou funcionalidade imitando outra rede social.
O mesmo aconteceu quando criou os Stories do Instagram em modelo similar ao Snapchat ou, ainda, quando criou o Reels espelhado no TikTok. E, assim como essas funcionalidades foram ameaças ou até “substitutas” para outras redes sociais, o Threads é uma ameaça direta para o Twitter.
E aí, quem será que ganha essa batalha pela audiência do público, Mark Zuckerberg e o império do Instagram ou Elon Musk e a história do Twitter? Vamos ter que acompanhar para descobrir…
E é claro que a Buzzmonitor também já está no Threads, né? Siga nossos perfis para nos acompanhar nas redes sociais!
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