Notificações push serão pagas no Facebook Messenger


A partir de 15 de janeiro de 2020, o Facebook Messenger terá algumas mudanças que impactam as páginas de empresas que realizam atendimento através da rede social. Em comunicado oficial divulgado em setembro, a marca anunciou alterações no envio de notificações push, entre outras.

 

Notificações push serão pagas

A principal novidade é que as notificações push promocionais enviadas por páginas serão pagas.  A criação desse tipo de notificação, tanto o design e conteúdo como a segmentação de público, passará a ser feita no Gerenciador de Negócios do Facebook

Apesar de significar um novo investimento para as marcas, essa mudança facilita a criação de notificações, dispensando a atuação de uma equipe de TI, por exemplo.

 

Notificações push gratuitas para páginas de notícias

Há, porém, um outro caminho para as páginas que quiserem enviar notificações push de forma gratuita: terão de ser categorizadas como páginas de notícias. Para realizar essa mudança, é preciso fazer uma aplicação e passar pela aprovação do próprio Facebook, que deve avaliar se o canal é de fato noticioso.

As páginas de notícias, por outro lado, não podem enviar notificações push de caráter publicitário ou promovendo as próprias marcas. Devem seguir as orientações de conteúdo específicas para esse tipo de conteúdo, que proíbem a divulgação de promoções.

 

Novos limites nas respostas para usuários

As outras mudanças divulgadas pela empresa são voltadas para práticas de Atendimento (CRM) no Messenger, como uso de message tags, e alterações no tempo e quantidade de respostas que as empresas têm para interagir com usuários. Segundo o comunicado do Facebook, todas as alterações têm o objetivo de melhorar a experiência dos usuários na interação com páginas de empresas na rede social.

 

Como monitorar o inbox da sua marca?

1. Para acompanhar o buzz de mensagens recebidas no inbox da sua empresa é necessário que você seja administrador da página e sincronize sua conta de Facebook ao Buzzmonitor.

Ao realizar a sincronização, automaticamente a página da marca será vinculada ao CRM do Buzzmonitor e você poderá começar a monitorar as mensagens recebidas via inbox.

Veja no vídeo abaixo como sincronizar o Facebook ao Buzzmonitor:

 

2. Depois, basta criar um novo relatório e em Fontes ir até a parte Páginas do Facebook e selecionar a opção Private Messages ao lado do nome da sua página.

 

 

Pronto! Agora seus relatórios mostrarão todas as informações sobre o inbox da sua marca. Basta configurar os filtros e as opções para o gráfico de acordo com o que você deseja monitorar e analisar o atendimento feito pela sua empresa neste canal.

 

Crie um dashboard real-time com os relatórios do seu atendimento

1. Clique em Dashboards e depois em Novo dashboard. Selecione os relatórios que você deseja visualizar no dashboard e clique em Salvar.

Veja aqui as principais métricas para um dashboard de Facebook Messenger.

 

2. Clique na nova pasta criada e pronto! Todos os relatórios aparecerão no seu dashboard.

Lembre-se de ativar a atualização automática do dashboard em Editar para as informações serem mostradas em real-time.

 

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