Gravar vídeos curtos e divertidos é a nova onda das redes sociais, principalmente entre os fãs do TikTok. E o Instagram não podia ficar de fora. Por isso, contra-atacou o competidor com o Instagram Reels, uma evolução do Cenas, testado aqui no Brasil no fim de 2019.
O Reels ainda não foi disponibilizado para todos os usuários, mas com ele é possível gravar vídeos criativos, usando áudios, dublagens e vários takes em sequência de até 15 segundos.
Pelo fato de ser muito parecido com o TikTok, gerou algumas críticas. A rede TikTok postou um vídeo em seu Twitter “criticando” indiretamente a nova função do Instagram.
Veja como funciona o Reels
Para criar um Reel basta entrar na câmera do Stories e selecionar a opção Reels no canto inferior.
Entre os recursos dentro do Reels, é possível subir vídeos do rolo de câmera, utilizar áudios da própria rede ou até mesmo gravar seu próprio áudio, utilizar efeitos de realidade aumentada, filtro de tela verde e muito mais.
O Instagram anunciou que essa função está em fase experimental e que ainda podem haver mudanças até a versão final. Eles estão se baseando em feedback dos usuários para melhorar mais ainda o Reels.
Buzzmonitor Trend: o que descobrimos sobre o buzz do Instagram Reels?
Nos últimos 30 dias o Buzzmonitor Trends encontrou 357 posts sobre o termo Reels aqui no Brasil.
O alto pico que começou no dia 23/06 foi devido ao lançamento da função que ocorreu no mesmo dia.
No Facebook:
Os top posts do Facebook foram das páginas:
- Magazine Luiza;
- Hugo Gloss;
- TecMundo.
O assunto mais citado nas publicações foi a semelhança do Reels com o TikTok.
No Instagram:
Entre os posts que mais engajaram, estão dos perfis:
- Hugo Gloss;
- Dora Figueiredo;
- Bianca Camargo;
- Agatha Braga.
Os posts são de influenciadores do Instagram que aderiram à nova função do Reels.
Sobre o Buzzmonitor Trends
O Buzzmonitor Trends (trends.buzzmonitor.com.br) é uma ferramenta gratuita oferecida pela plataforma Buzzmonitor, de gestão de social media e CRM (www.buzzmonitor.com.br). O Buzzmonitor Trends permite consultas rápidas a históricos de até 30 dias sobre o buzz de qualquer tema. Além do volume histórico, o Buzzmonitor Trends identifica quais os posts que mais engajaram (maior número de comentários, interações e curtidas), os influenciadores sobre os temas pesquisados, gênero de quem publicou, sentimento e participação do buzz por cada rede.