A pandemia do COVID-19 levou empresas a tomarem providências rápidas para proteger seus colaboradores, impactando serviços e concentrando esforços em processos urgentes. Com o Google não foi diferente.
A gigante tecnológica anunciou a indisponibilidade de recursos do Google Meu Negócio por causa do Coronavírus. De acordo com Search Engine Journal, para a proteção de sua equipe e para a diminuição de pessoas em seus escritórios, alguns recursos que dependiam de aprovação de colaboradores do Google foram congelados.
Recurso removido pelo Google
Dentre as alterações feitas pelo Google, a que mais impacta os negócios é a suspensão temporária de Aprovação para comentários, perguntas e respostas, que é o meio de interação e avaliação rápida entre o consumidor e a marca.
Essa função permite que usuários deixem suas avaliações e comentários direcionados à marca. Enquanto esse recurso continuar bloqueado, não será possível postar novas resenhas, perguntas ou respostas.
De acordo com Bill Hartzer, especialista em marketing da consultoria Hartzer, o Google pode estar fazendo isso para garantir que as informações sejam confiáveis. Permitir postagens sem revisão do Google poderia gerar problemas que vão contra a política de uso da ferramenta, por exemplo. Apenas casos urgentes e relacionados à pandemia do coronavírus estão sendo revisados. De acordo com Search Engine Journal, a equipe de suporte do Google Meu Negócio vai priorizar a revisão de novas listagens, reivindicações e verificações para empresas que tenham serviços considerados essenciais durante a pandemia. As outras empresas terão de lidar com o atraso nas interações da plataforma.
Nessa priorização, entrará a revisão de informações comerciais, como por exemplo alterações no estado do estabelecimento comercial (aberto e fechado), horários especiais, fechamentos temporários e muito mais.
Postagens ainda foram não afetadas
A função Google Posts não foi afetada com esse corte de recursos, porém ainda poderemos ter mudanças no decorrer da epidemia.
Buzzmonitor e Google Meu Negócio
A função desabilitada pelo Google não altera o monitoramento de comentários e interações que já foram feitas nos locais antes da remoção dos recursos.
O que vai mudar, por enquanto, é a submissão de novos comentários e respostas, que por levarem mais tempo para aprovação do Google, poderão demorar até serem publicados e coletados pelo Buzzmonitor.
Com o Buzzmonitor as marcas podem criar alertas para casos graves no seus locais e serem avisadas assim que o Google estiver aprovando novas avaliações, além de atender na própria plataforma consumidores que deixam avaliações.
É possível visualizar tanto o comentário quanto a quantidade de estrelas que o cliente definiu. Também é possível filtrar essas avaliações pelo número de estrelas.
Caso haja alguma alteração no monitoramento devido às decisões do Google, iremos avisar através do canal interno da plataforma.
Veja aqui todas as possibilidades de atendimento do Google Meu Negócio pelo Buzzmonitor.
Como a sua marca pode usar o Buzzmonitor para otimizar o atendimento no Google Meu Negócio? Confira: