O dia 7 de julho é conhecido como o dia mundial do chocolate. E quem não gosta de chocolate não é mesmo?
Para celebrar essa data, analisamos o que as páginas de e-commerce do Facebook falam sobre o termo chocolate nos últimos 30 dias (06/06 até 06/07).
Fizemos um top 10 de páginas de e-commerce no Facebook que usaram o termo em algumas publicações. O que surpreende de certa forma é que o chocolate está presente não apenas no ramo de alimentos, mas se tornou sinônimo de “algo bom” e que remete a bons sentimentos, sendo a palavra usada por marcas até para designar linhas de produtos de diversos segmentos. É o caso da marca de vestuário e acessórios Puket, que aparece no topo das marcas que mais citaram o termo chocolate no período, com das 20% das publicações.
A marca tem uma linha de acessórios que tem como referência o chocolate, e usou sabiamente a hashtag #chocolate para atingir o público fascinado pelo guloseima.
O e-commerce da Americanas aparece em segunda posição, com 13% das publicações com o termo chocolate no período. Coincidentemente o mesmo volume de posts de dois dos seus concorrentes, Magazine Luiza e Rede Angeloni.
No dia 20 de junho houve um pico de 12 publicações do total de 122 analisadas no Buzzmonitor. A apropriação do chocolate continua, com o termo sendo citado em linhas de cosméticos do Boticário e publicações da Hering e da própria Puket que citamos acima.
Apesar da diversidade de segmentos, posts que mais engajaram envolvendo chocolate no Instagram estão divulgando receitas de marcas diferentes.
A publicação que mais teve interações (curtidas e comentários) no caso foi a do sertanejo Luan Santana em uma parceria com a marca Chiquinho Sorvetes – ela rendeu o total de 123.286 interações. Logo atrás temos o influenciador Gui Araujo falando de chocolate, mas dessa vez é uma receita que ele fez em sua live. O influenciador aproveitou o post para divulgar seu cupom de desconto com a Rappi Brasil e alcançou 83.844 interações.
Comprovando que chocolate é muito amado pelas pessoas, entre os emojis mais usados em comentários e publicações de marcas, observamos quatro emojis ligados à emoção entre os mais usados, sendo o de “coração” com a maior participação entre os emojis: 19%. Logo após, os emojis “apaixonado”, com 16% do volume total, o “carinha mandando beijo” com 9%, e o “impressionado” com 5%.
Post mais engajado
- Post que mais engajou entre páginas de e-commerce – 4551 curtidas, 261 reações de amei e 188 haha.
No dia dos namorados a marca Magazine Luiza aproveitou para dar dicas para os solteiros. Como a própria Magalu disse, quem precisa de alguém quando temos chocolate, não é mesmo?