Festivais, partidas de futebol e outros eventos que atraem muita gente são oportunidades ótimas para as marcas se inserirem de forma mais interativa na vida de seus clientes. Para ajudar as marcas a entenderem a sua presença e a repercussão de suas ações nestes espaços, a Buzzmonitor analisou 8.487 imagens publicadas com as hashtags do Lollapalooza nas timelines do Instagram. Foram consideradas imagens publicadas entre 28 e 30/03/2025.
Destas imagens, foram selecionadas as 1.140 que trazem alguma marca de produto ou serviço – foco deste estudo. Interessante notar que cerca de 13% das imagens traziam alguma marca, mais do que o dobro do que acontece em grandes eventos sem ações de patrocínio, como o carnaval, que contou com marcas em 6% de suas imagens.
Os dados foram então analisados quantitativa e qualitativamente para entendermos como as pessoas retratam sua participação no festival. Particularmente neste paper vamos tratar em maior detalhe as 50 marcas mais mencionadas e os seus contextos nas fotos de quem curtiu o Lollapalooza.
Categorias das 50 marcas mais mencionadas (% das top 50):
10 marcas mais presentes nas imagens (% do total de depoimentos com alguma imagem reconhecida):
Orgulho em participar
De todas as categorias, aquela que abarca a marca do festival foi a mais presente em imagens. O público publicou fotos na frente dos stands que traziam o logo do Lollapalooza e também quis registrar momentos com as suas atrações favoritas, o que rendeu imagens do palco e outros espaços com o logo do festival.
Fonte: Instagram
Canais de mídia também movimentaram as imagens
A cobertura de canais de TV, rádios e portais online foi bastante ampla e logos destas empresas também aparecem nas fotos e vídeos do público.
Neste contexto, destaca-se a cobertura ao vivo da Multishow, principal marca presente no boca a boca. As imagens foram publicadas tanto pelos canais da marca como pelo público que acompanhava a programação de casa. Além do Multishow, Globoplay também apareceu nas imagens. Ambas as empresas foram Media Partners do evento.
Ao lado do canal, portais de conteúdo também estavam presentes. Destacam-se Toca UOL, TMDQA! – parceiro editorial do Lolla – e Portal Line up. Entre as rádios, aparecem 89FM, Rádio Mix e a Alpha FM. Também apareceu a Meta, com suas ações em pontos estratégicos.
Fonte: Instagram
Budweiser e Coca-Cola destacaram-se entre as bebidas
Marcas de bebidas, patrocinadoras ou não, aparecem nas fotos e vídeos de cobertura do festival.
Entre elas, a com maior presença foi Budweiser, patrocinadora master do Lollapalooza. A marca esteve presente nos copos, nos murais e em outros pontos que foram fotografados durante o evento. A segunda bebida com mais imagens foi outro patrocinador: a Coca-Cola, que esteve presente em imagens parecidas com aquelas da Bud, o que também aconteceu com a Mike ‘s Ice Lemonade, patrocinadora master do evento que ficou na terceira posição.
Entre as marcas não patrocinadoras, há destaque para a Red Bull:
Fonte: Instagram
Marcas de moda estiveram presentes no look dos participantes
Marcas de roupa e acessórios, com grande destaque para a Adidas, também estiveram presentes nas imagens. Ela esteve presente principalmente nos looks escolhidos para acompanhar as atrações. Além dela, aparecem Calvin Klein, Nike e Hard Rock no mesmo contexto.
Fonte: Instagram
Outras marcas que se destacaram
Além das mencionadas, houve a presença de outros patrocinadores e não patrocinadores nas imagens do evento.
Entre os patrocinadores, destacaram-se Samsung, com a sua linha Galaxy, e Fiat – ambas com cota de patrocínio master no festival. Apareceram também Bradesco, Cielo, Bet Nacional e Meta. Todas elas presentes em ações espalhadas pelo local.
Entre as não patrocinadoras, temos a presença da Vivo, Spotify e Bis.
Explorando novas possibilidades
Conteúdos em imagem são cada vez mais frequentes em redes sociais. Uma pesquisa da Buzzmonitor revela que eles dobraram sua participação nos últimos 4 anos, passando de 18,6% em 2020 para 34,8% em 2024.
Explorar este universo, permite novas possibilidades de ações e de mensuração. Para Breno Soutto, Head de Insights do Grupo Elife, “métricas como o share of image – ou seja, a quantidade de imagens em que uma marca estará presente no total de fotos – farão cada vez mais parte dos KPIs das empresas. e serão usadas ações de patrocínio e apoio, em ações de guerrilha ou mesmo para entender o comportamento do consumidor. Por meio do reconhecimento de imagens será possível responder a perguntas como a participação da marca em churrascos, partidas de futebol ou outros momentos da vida das pessoas.”