8 relatórios para entender o engajamento do consumidor no Facebook

Monitoramento Redes Sociais

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8 relatórios para entender o engajamento do consumidor no Facebook

No Facebook é possível mensurar o engajamento das publicações acompanhando como os internautas interagem com cada post. Desta forma, quanto maior a participação de consumidores em um post maior será o engajamento.

O cálculo do engajamento é feito por meio das interações. Todas irão influenciar a Taxa de Engajamento (participação dos usuários nos posts) e o número final de Talking About (todas as histórias que envolvem sua página dentro ou fora do Facebook).

OBS: interações no Facebook são reações (curtida, "amei", "haha", "wow", "raiva" e "triste") + comentários + compartilhamentos. 

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Com a dimensão Atributo de Post na parte de Variáveis na edição de relatórios é possível mensurar o engajamento por meio de uma série de métricas que podem ser escolhidas durante a elaboração do relatório.

Ao editar o relatório, o analista poderá selecionar a dimensão Atributo de Post e os seguintes atributos:

  • Alcance
  • Clicks
  • Comentários
  • Compartilhamentos
  • Curtidas
  • Despesas
  • Engajamento por Impressão do Post
  • Reactions (disponíveis apenas para CRM, ou seja, quem administra a página do Facebook)
  • Soma de Interações

 

Esta dimensão possibilita a criação de novos gráficos de acordo com o agrupamento selecionado (Dia, Semana, Mês, Usuário, etc). 

OBS: para os relatórios mostrados abaixo usamos como período padrão os últimos 30 dias, mas esse valor pode ser alterado de acordo com sua demanda (período personalizado, últimas 24 horas, últimos 7 dias, etc.).

Confira algumas possibilidades de relatórios que deixarão seu monitoramento mais eficaz!

 

1. Quantidade de comentários por dia

Em Ver todos os filtros, vá até Variáveis e selecione as opções:

  • Agrupamento: Dia
  • Dimensão: Atributo do Post
  • Atributo do Post: Comentários

Com este relatório é possível acompanhar os dias com picos de comentários e também quando uma determinada publicação teve pouco buzz.

 

2. Alcance por dia da semana

Em Ver todos os filtros, vá até Variáveis e selecione as opções:

  • Agrupamento: Dia da semana
  • Dimensão: Atributo do Post
  • Atributo do Post: Alcance

Com este relatório é possível acompanhar os dias da semana em que as publicações tiveram maior alcance e entender quais dias são estratégicos para gerar mais engajamento. 

 

3. Quantidade de reactions por dia

Em Ver todos os filtros, vá até Variáveis e selecione as opções:

  • Agrupamento: Dia
  • Dimensão: Atributo do Post
  • Atributo do Post: Reactions

Com esta métrica é possível visualizar quais os dias com mais “Likes”, “Amei”, “Haha”, “Wow”, “Triste” ou “Grr”. Um dado importante para o monitoramento de um post que repercutiu negativamente no Facebook, por exemplo.

É importante lembrar que as Reactions estão disponíveis apenas para CRM, ou seja, para contas em que você é administrador.

 

4. Quantidade de compartilhamentos por semana

Em Ver todos os filtros, vá até Variáveis e selecione as opções:

  • Agrupamento: Semana
  • Dimensão: Atributo do Post
  • Atributo do Post: Compartilhamentos

Com este relatório o analista poderá acompanhar em quais semanas as publicações foram mais compartilhadas e em quais o buzz foi pequeno ou nulo. Desta forma será mais fácil ter insights sobre melhorias que precisam ser feitas e o que pode apenas ser impulsionado novamente.

 

5. Quantidade de curtidas por mês

Em Ver todos os filtros, vá até Variáveis e selecione as opções:

  • Agrupamento: Mês
  • Dimensão: Atributo do Post
  • Atributo do Post: Curtidas

Este relatório é importante para entender porque em alguns meses as publicações foram mais curtidas e em outros não, apesar da frequência de posts não ter mudado, por exemplo.

 

6. Quantidade de compartilhamentos por dia

Em Ver todos os filtros, vá até Variáveis e selecione as opções:

  • Agrupamento: Dia
  • Dimensão: Atributo do Post
  • Atributo do Post: Compartilhamentos

Com esta métrica o analista de social media poderá acompanhar quais foram os dias com mais compartilhamentos e se isto foi resultado de uma campanha impulsionada (Dark Post, por exemplo) ou de engajamento orgânico.

 

7. Quantidade de reactions por semana

Em Ver todos os filtros, vá até Variáveis e selecione as opções:

  • Agrupamento: Semana
  • Dimensão: Atributo do Post
  • Atributo do Post: Reactions

Ao lançar uma nova campanha, uma marca poderá  acompanhar seu progresso de acordo com as reações dos internautas semanalmente: foi positivo? Foi negativo? Esta métrica mostrará.

É importante lembrar que as Reactions estão disponíveis apenas para CRM, ou seja, para contas em que você é administrador.

 

8. Clicks por hora 

Em Ver todos os filtros, vá até Variáveis e selecione as opções:

Agrupamento: Hora
Dimensão: Atributo do Post
Atributo do Post: Clicks

Em quais horários os internautas tendem a clicar mais nas publicações? Esse relatório mostrará. Importante entender quais horários são mais estratégicos para que as futuras publicações engajem mais. 

 

 

Os exemplos mostrados acima servem para te inspirar e são apenas um pequeno recorte de tudo o que pode ser feito!

 

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