5 dicas para monitorar posts patrocinados no Instagram e Facebook


Quando uma marca impulsiona um post no Facebook ou Instagram o engajamento é instantâneo: consumidores atraídos e engajados com o conteúdo por meio de comentários, reactions, likes e compartilhamentos. Mas nem todo engajamento é bom. Em outras palavras, uma simples campanha pode gerar engajamento negativo, reverberando uma mensagem ruim para a marca.

Por isso, ao impulsionar um post é preciso ativar o listening específico daquele post, indo além do olhar de métricas de analytics.

Neste artigo, trazemos 5 dicas importantes do que é mais importante acompanhar em um post patrocinado.

 

Dica 1: Crie um monitoramento apenas de seus posts patrocinados

Ao focar o monitoramento apenas nas campanhas, os insights serão muito melhores. Pouca gente sabe, mas é possível fazer um monitoramento focado apenas nos posts impulsionados do Facebook e Instagram.

Quando você cadastra sua marca no Buzzmonitor, automaticamente todas as suas publicações serão coletadas no monitoramento. Como então diferenciar aquilo que é orgânico do que é patrocinado?

  • O primeiro passo é selecionar os filtros corretos para que os posts patrocinados apareçam para você. Selecione o período que corresponda ao tempo em que suas publicações serão impulsionadas.

Lembre-se de na área de Serviços deixar selecionada apenas a rede social que você está acompanhando. No caso, estamos monitorando o Facebook, mas também é possível ver os posts patrocinados do Instagram.

 

  • Na parte Somente Facebook, selecione apenas Publicação, para que o Buzzmonitor mostre as publicações da sua página. Logo abaixo, a parte mais importante: Natureza. Para você conseguir monitorar apenas os posts patrocinados, é preciso que a natureza escolhida seja Patrocinado. E em Origem, selecione apenas aquilo que vem de Página.

 

  • Pronto! É só clicar em Aplicar e você poderá acompanhar apenas os posts que foram impulsionados pela sua marca.

 

Dica 2: Descubra quem são os consumidores que mais interagem com seu post patrocinado

Preparado para conhecer os seus possíveis futuros clientes? Consumidores que se engajam em um post patrocinado podem gerar frutos positivos para a empresa! E ao mesmo tempo você acompanha quem são as pessoas que mais se engajam na sua campanha.

  • Crie um novo relatório. Antes de mais nada você irá adicionar seu post patrocinado aos filtros, para que você consiga descobrir as pessoas que mais interagiram apenas com aquele post. Por isso, no campo pesquisar insira um trecho do texto do post. Lembre-se de selecionar apenas o serviço da rede social que você está monitorando, personalizar o período em que seu post foi publicado e inserir que a natureza do post é patrocinado, como explicado na dica 1.

 

  • Selecione o post, clique em Mais e escolha a opção Adicionar mensagens aos filtros.

 

  • Agora apague a frase do filtro de pesquisa, vá até Variáveis e faça a seguinte configuração:

 – Agrupar por: Usuário

 – Dimensão: Número de publicações

 – Dividir: Sem divisão

 

Pronto! Os usuários que mais interagiram com o post patrocinado aparecerão no relatório.

 

Dica 3: Descubra quais as hashtags mais associadas à sua campanha

Sua campanha tem uma hashtag, mas é outra a hashtag que os consumidores estão usando nos comentários do seu post patrocinado? Tem alguma coisa errada aí. Veja como acompanhar quais as hashtags mais usadas por seus consumidores em sua campanha para evitar surpresas e aprender com o engajamento.

  • Em Variáveis faça a seguinte configuração:

 – Agrupar por: Hashtag

 – Dimensão: Número de publicações

 – Divisão: Sem divisão

 

Pronto! Apenas essa mudança nas variáveis já trará para você as hashtags mais usadas nos comentários do seu post patrocinado.

 

Dica 4: Acompanhe a atividade do seu post patrocinado em um Dashboard

Que tal criar um Dashboard Real Time para acompanhar todos os relatórios que você criar a partir do seu post patrocinado? Você pode reunir todos os reports em um só lugar e ainda compartilhar o link do dash com seu cliente.

Para isso basta clicar em Ver como Dashboard e pronto! Todos os relatórios surgirão em sua tela.

 

Dica 5: Crie alertas por e-mail para temas sensíveis nos comentários

Fundamental para evitar que uma crise possa começar a partir dos comentários em seu post patrocinado, com reclamações sobre sua marca e menções negativas.

  • Clique no ícone do seu perfil e selecione a opção Triggers. Em seguida clique em Criar novo Trigger.

 

  • Nomeie seu Trigger e clique em Próximo.

 

  • Em Fontes você selecionará a rede social que está acompanhando e a sua marca.

 

  • Em Filtros escreva em formato booleano os termos críticos que você deseja monitorar, como: “Odeio”, “Horrível”, “Péssimo” e afins. O sentimento você pode deixar selecionado apenas como negativo. Clique em Próximo.

 

  • Na última parte, Ações, insira o e-mail de quem será responsável por receber esses alertas e de quanto em quanto tempo. No caso de uma crise, recomendamos a cada 10 minutos. Caso seja um monitoramento de rotina, você pode escolher a cada 12 horas. Defina o sentimento como negativo aqui também e pronto! É só clicar em Criar.

 

Monitorando suas campanhas com essas dicas, os seus posts patrocinados trarão ainda mais resultados para a sua empresa!

 

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