5 tendências do varejo apontadas no Dia do Consumidor 2022

Tendências_Dia do Consumidor

Novidades são essenciais para qualquer estratégia de vendas, principalmente em datas onde há grande concorrência de ofertas. Em períodos como o Natal, Black Friday e Dia das Mães, os varejistas ficam de olho no que é tendência para surpreender seus clientes e, assim, terem mais chances de converter vendas. E quais tendências se destacaram no Dia do Consumidor, comemorado no Dia 15/03?

A Elife e a SA365, com dados extraídos da Buzzmonitor, conduziram um mapeamento do que se falou na semana do Dia do Consumidor sobre “ofertas” e “cupons”. No período de 14 a 20/03, foram feitas 62.906 publicações de 35.610 usuários únicos mencionando o termo “cupom” ou “promoção”, sendo as lojas de e-commerce mais citadas a Americanas, Shopee e Amazon. Para a análise, foram consideradas menções no Twitter, Facebook, Instagram e YouTube.

A partir dos dados, foi possível descobrir alguns insights sobre as estratégias mais adotadas no Dia do Consumidor 2022. Veja abaixo as principais tendências: 

 

1. Compras via aplicativo

A pandemia contribui para que os brasileiros usassem mais aplicativos e atualmente só perdemos para Indonésia em tempo gasto em apps. E, claro, que os apps também nos ajudaram a fazer compras de forma mais fácil e rápida. Na semana do Dia do Consumidor o termo “app” foi o segundo mais falado no monitoramento dos termos “promoção” or “cupom”, o que mostra a alta adesão dos brasileiros a esse novo canal de compras. As lojas preferidas na palma da nossa mão.

 

Tops 20 termos mais citados mencionando “promoção” OR “cupom” – 14 a 20/03

Top 2o termos_Dia do Consumidor

Base: 37.286 publicações

 

2. Uso de cupons de desconto

Muito difundido pelos marketplaces chineses, os cupons de desconto têm ganhado cada vez mais força no e-commerce brasileiro. O uso e compartilhamento de cupons foram os principais destaques entre os usuários da Americanas na Semana do Consumidor. Também houve grande destaque para associação de cupons para promoções exclusivas no app, estratégia que vem permeando quase todo o varejo digital, como mostram os termos  “Appl100”, “Appl1221”.

 

Tops 20 termos mais citados mencionando “cupom” AND “americanas” – 14 a 20/03

Top 20 Termos_Americanas

Base: 2.042 publicações

 

3. Ofertas relâmpago por cupom

Ao buscarmos os termos “promoção” e “cupom” no Buzzmonitor Trends, notamos como a estratégia dos cupons foi importante para criar senso de urgência em relação às promoções (já que os cupons são válidos por tempo limitado). Pela curva do volume de menções, é possível perceber como as menções à “promoção” estiveram espalhadas durante toda a semana. Já a estratégia do “cupom” se concentrou mais no dia 15/03, data em que é comemorada o Dia do Consumidor. 

 

Menções a “promoção” – 14 a 20/03/22

Menções Promoção_Dia do Consumidor

Menções a “cupom” – 14 a 20/03/22

Menções Cupom_Dia do Consumidor

 

O marketplace asiático Shopee foi uma das marcas que apostou nas ofertas relâmpago para incrementar seu argumento de vendas. Além do envio gratuito (“frete” e “grátis”) e preços baixos (“ofertas” e “1,99”), a estratégia de ofertas “Relampago” e por tempo “limitado” estiveram presentes no Dia do Consumidor.

 

Tops 20 termos mais citados mencionando “cupom” AND “shopee” – 14 a 20/03

Termos_Shopee_Dia do Consumidor

Base: 2.067 publicações

 

4. Personalização de ofertas

Em uma era onde os consumidores buscam por ofertas personalizadas, os cupons também estão permitindo às marcas se relacionarem com segmentos específicos, como por exemplo os fãs de determinado título literário ou mesmo seguidores de dado influenciador. 

Para o Dia do Consumidor 2022, o Submarino usou essa estratégia para estar mais próximos dos consumidores de livros. Além dos descontos genéricos para a data (“Pravoce15” e “15noapp”), o e-commerce criou promoções específicas para fãs dos livros de fantasia “Fantasia15” e do premiado romance Outlander (“outlander20”). 

 

Tops 20 termos mais citados mencionando “cupom” AND “submarino” – 14 a 20/03

Termos_Submarino_DiadoConsumidor
Base: 976 publicações

 

5. Lazer e entretenimento

O comportamento dos brasileiros aponta para preferências não só de bens de consumo, mas também de experiências de lazer e entretenimento. Na análise dos Trending Topics 2022, a categoria Mídia e Entretenimento (que compreende programas, filmes, séries e personalidades) ficou no topo do ranking e para o Dia do Consumidor 2022 também notamos um movimento nesse sentido. 

Entre as hashtags do Twitter mais usadas nos posts relacionados a cupom, temos citações a revistas em quadrinhos (#promohqsparty), serviços de streaming (#amazonprime) e também reality shows (#americanasnobbb e #mequinobbb). 

Hashtags_DiadoConsumidor

Base: 26.667 publicações

 

Além desses gráficos, o módulo monitoramento da Buzzmonitor tem mais de 20 relatórios padrão essenciais para um panorama completo da sua marca. Ao cruzar dados em tempo real você terá insights sobre as preferências dos seus consumidores, o que te aproximará cada vez mais deles.

Se você ainda não é cliente da Buzzmonitor, teste grátis por 14 dias e surpreenda-se. 😊

 

5 tendências do varejo apontadas no Dia do Consumidor 2022
Rolar para o topo