Quantas vezes você já desejou um lanche depois de ver um post no Instagram? A rede tem desempenhando um papel cada vez mais importante na descoberta de negócios e relacionamento com clientes e quando falamos em fast food, o McDonald’s, Starbucks e Burger King são as páginas que mais recebem interações diariamente, de acordo com um estudo do Buzzmonitor.
Para entender como as marcas estão performando no Instagram, o Buzzmonitor conduziu uma análise do desempenho de 08 fast foods apontados como destaque pelo Estadão: Starbucks, KFC, McDonald’s, Subway, Pizza Hut, Ragazzo, Burger King e China in Box. Através do Buzzmonitor Analytics Pro, módulo dedicado à análise de performance de marcas em redes sociais, foram levantadas as principais métricas no período de 24/01 a 07/02.
O brasileiro é um dos maiores consumidores de fast food do mundo, perdendo apenas para Estados Unidos, Japão e China. Segundo dados do EAE Business School, de 2014 a 2019 foi registrado um crescimento de 31% no ticket médio anual com fast food, que foi de R$256 para R$347.
Além de fatores como praticidade e investimento na qualidade do serviço, o relacionamento através das redes sociais contribui no aumento da fidelidade e boa percepção sobre as marcas. Como revela head de Marketing e Categorias da Starbucks, Sandra Collier, para o Estadão:
“Diariamente, produzimos conteúdos pensando exclusivamente em agradar e atingir o nosso público, além de uma atuante presença nas interações e relacionamento, com o objetivo de estarmos sempre mais próximos uns dos outros”,
Confira abaixo, nos insights do estudo, o desempenho dos principais fast foods brasileiros no Instagram:
Starbucks, McDonald’s e Ragazzo são os perfis com maior engajamento médio no Instagram
A rede de cafeteria Starbucks aparece no topo da média de engajamento. Esse cálculo é baseado na proporção de pessoas que interagiram com a página (seja através de curtidas, compartilhamentos e comentários) em relação à quantidade de seguidores, multiplicado por 1.000. Ou seja, quanto maior esse número, melhor a sua média de engajamento. Segundo o Iconosquare, que conduziu um estudo com 30 mil páginas em 110 categorias, a média global de engajamento é de 4,7%. Sendo assim, o Starbucks Brasil superou muito esse índice ao atingir média de 8,45%.
De 24/01 a 07/02, novos produtos, edições especiais de verão e programa de recompensas foram tema de conversa entre a página e seus seguidores. Ao todo, o perfil fez 12 publicações no período e podemos perceber uma estratégia da marca em reforçar seus itens voltados para cada estação/data especial (verão, Natal, outono).
Já o McDonald’s investe bastante em personalidades famosas e o Ragazzo em promoções e posts relacionados ao tema do entretenimento/reality shows.
Em último lugar do ranking, está o Subway, com média de engajamento de 0,05. No mesmo período, a página não publicou nenhum conteúdo (o último foi em 29/12/21), mostrando como a frequência e constância são fatores que contribuem para um bom engajamento.
Nos últimos 15 dias, o McDonald’s aumentou em 604% seu engajamento
Um grande desafio para as marcas nas redes sociais é manter seu engajamento à medida que a sua base cresce. Afinal, muito além de números de seguidores, é necessário que o perfil desperte o interesse para que as pessoas continuem interagindo com ele.
Nesse sentido, o McDonald’s atingiu destaque tanto em crescimento de seguidores quanto no engajamento. Patrocinadora do BBB, a marca tem investido em conteúdo sobre o tema no Instagram (o post com mais engajamento do período fez uma brincadeira com o eliminado Luciano) e os memes também são uma estratégia para gerar ações entre os seguidores. Através dessas duas temáticas, o McDonald’s atingiu seu pico de interações do período em 28/01. Na data, ainda estava repercutindo o post de Luciano e foi publicado um meme com Luísa Sonza. No total, foram 148.559 interações (o dia de menor interações do período teve 2.031 interações e o período total somou 344.110 interações).
McDonald’s, Starbucks e Burger King são os fast foods que mais recebem interações diárias
Assim como o McDonald’s, o Burger King investe em conteúdos em diversos formatos (foto e vídeo) e no uso de influenciadores associados ao consumo de seus produtos. Através dessa segunda estratégia, o Burger King atingiu o pico de interações do período (14.536 interações). O post com o cantor Loud Guxta (que também é patrocinado pelo Itaú) contribuiu para que em 01/02 o Burger King atingisse 29,39% das interações do período. Na legenda do post, a marca liberou um cupom de desconto especial, associado ao cantor.
Estar por dentro dos assuntos que estão em alta nas redes sociais, principalmente na categoria entretenimento, é um gatilho para gerar conversas entre marcas e seus clientes. Assim, além de trazer interesse para os produtos, os fast foods conseguem entender cada vez mais o comportamento dos consumidores. A exemplo do Starbucks, podemos perceber que o Instagram também é uma grande vitrine de descoberta para novidades e benefícios das marcas, que ganham um plus quando associados a itens sazonais. Agora que estamos no verão, por exemplo, a rede de cafeterias reforça bastante seus drinks gelados: os Refreshers.