Atualizado em: 09/02/2022
Você alguma vez já consultou avaliações em um perfil do Google Meu Negócio antes de visitar um local? Esse canal reúne horários, endereços e informações valiosas para os consumidores.
Dados do Google em 2019 mostram que 96% dos brasileiros procuram empresas no buscador antes de ligar para elas ou visitá-las. Ou seja, é fundamental que a sua empresa tenha um perfil no Google Meu Negócio. Mas se não tiver, vamos te ensinar como criar.
Qual a importância de ter um perfil no Google Meu Negócio
Atraia mais clientes nesse canal
A presença no Google Meu Negócio é uma ferramenta poderosa para impulsionar o seu negócio. Quanto mais informações você disponibilizar (como por exemplo: endereço, horário de funcionamento, imagens do local, avaliações, site e telefone), mais os clientes se sentirão seguros em procurar o seu estabelecimento.
Outro benefício é que, dependendo da localização do usuário, o Google pode sugerir a sua empresa. Então se aquele potencial cliente ainda não conhecia, passará a saber todas as informações diretamente pela busca.
O profissional de marketing André Damasceno, aponta que ter um perfil no Google Meu Negócio é 10x mais importante do que um perfil no Instagram.
Comece a atuar no seu perfil no Google Meu Negócio
Como cadastrar a sua marca
Veja o passo a passo para cadastrar a sua marca:
1- Basta abrir a página do Google Meu Negócio (https://www.google.com/business/);
2- Em seguida clicar em “Gerenciar agora” e fazer o login ou criar uma conta do Google;
3- Insira o nome do seu estabelecimento e vá completando todas as informações sobre a sua empresa;
4- Ao confirmar todos os dados do seu vínculo com a empresa, é preciso selecionar uma opção de verificação. *Só aparecerá o seu perfil nas buscas quando ele for verificado pelo Google.
O próprio Google Meu Negócio tem um site de ajuda para todas as possíveis dúvidas e problemas.
Primeiros passos da sua página
Dicas para o seu perfil no Google Meu Negócio
Para fazer com que o perfil ajude cada vez mais a sua empresa, listamos algumas dicas. Elas otimizam o seu perfil no Google Meu Negócio e ainda facilitam o contato do cliente.
- Não basta só criar o perfil e deixar lá parado. É preciso atualizar seus dados com frequência para manter seus potenciais clientes bem informados e evitar frustrações. Imagine só que situação desagradável o seu cliente encontrar a sua loja fechada quando no perfil do Google Meu Negócio dizia que estava aberta;
- Lembre-se de atualizar os horários de funcionamento em feriados e datas especiais;
É importante lembrar que nos próximos meses a edição das informações será feita diretamente pelo Google Maps. A mudança vai ajudar a economizar tempo e manter facilmente as informações atualizadas.
- Adicione fotos do local sempre que puder e também poste novidades para gerar conversas com seus potenciais clientes;
- Interaja com as avaliações e comentários dos usuários. Isso demonstra cuidado e atenção da sua marca;
- Convide seus clientes a deixarem avaliações no seu perfil do Google Meu Negócio;
Dentre as mudanças que virão neste ano, a comunicação com os clientes vai ficar mais eficiente com a possibilidade de enviar mensagens diretas para eles.
- Sinalize quando um produto anunciado estiver em estoque na aba “Shopping” (novidade para os próximos meses);
Quanto mais completo o seu perfil, maior será o benefício para sua empresa e para os seus futuros clientes. E para promover mais ainda seu negócio, será possível fazer campanhas no YouTube e Maps.
Para otimizar as interações e fortalecer esse relacionamento, você pode contar com o Buzzmonitor. Na plataforma é possível fazer o atendimento do Google Meu Negócio e acompanhar os resultados nos relatórios.
Além disso, você consegue criar dashboards integrados de todas as suas localizações de negócios Uma funcionalidade essencial para franquias, por exemplo.
Ainda não é assinante do Buzzmonitor? Faça o teste grátis por 14 dias e conta pra gente como foi a sua experiência. =)