Depois das fintechs, o mundo dos meios de pagamento nunca mais foi o mesmo. Com a praticidade de ter seu dinheiro controlado diretamente através de smartphones, os clientes conseguem resolver muitas operações em um clique.
De acordo com o Relatório Mobile – Segmento Financeiro 2020, a pandemia acelerou o uso dos aplicativos mobile e o setor mais visível dessa aceleração é o financeiro. Em uma comparação entre 2019 e 2020 (global), os acessos aos aplicativos de bancos e pagamentos cresceram cerca de 26%.
Para analisar o desempenho de uma Fintech no Instagram, selecionamos a PagSeguro e através dos dados do Analytics Pro Instagram do Buzzmonitor analisamos sua performance na rede entre os dias 10 e 20 de março de 2021.
De acordo com a Liga Insights a PagSeguro é a 6ª fintech entre as 9 maiores no Brasil.
Vamos à análise:
período analisado: 10/03 a 20/03
1ª métrica: Seguidores – PagSeguro totalizou 448.018 seguidores
Analisamos a quantidade de seguidores e qual foi a mudança no período:
A fintech ganhou 5.102 seguidores (cerca de 463,82 por dia) no período, totalizando 448.018 seguidores no Instagram.
2ª métrica: Publicações – foram 11 posts em 11 dias
PagSeguro fez 11 publicações (média de 1 por dia).
Nosso gráfico de Número de Publicações mostra que a fintech não publicou todos os dias, mas fez mais de uma publicação nos dias 11, 16 e 18 de março.
3ª métrica: Top posts – divulgação de serviços/benefícios
Os posts mais engajados entre os dias 10 e 20 de março têm em comum a demonstração de serviços e benefícios que a PagSeguro oferece ao correntista. A comunicação deles na rede é bem direta e também foi mais relacionada à semana do consumidor, ocorrida no período analisado.
Veja quais foram as quatro publicações que mais engajaram no período:
Detalhamento dos posts:
A marca apostou em dois formatos diferentes (GIF e imagens).
- Em primeiro lugar, em engajamento, temos o post de uma campanha de member get member da PagSeguro, na qual os correntistas podem ganhar créditos em dinheiro pela conversão de indicados que se tornam clientes.
- Em segundo lugar temos um vídeo em formato de GIF falando sobre os benefícios da empresa. O post teve 548 interações:
- Em terceiro lugar o post foi uma imagem sobre vantagens relacionadas a semana do consumidor com pagamentos via QR Code.
- O quarto e último post da nossa análise também foi relacionado a semana do consumidor e seus benefícios, mas especificamente para o posto de gasolina Shell:
4ª métrica: Engajamento – pico de engajamento no dia 18
Sempre que analisamos os top posts é muito importante verificar também a média de engajamento das publicações. Através desta métrica, podemos descobrir se a marca está acertando no tipo de conteúdo publicado.
Média de engajamento da página no período:
PAGSEGURO | 0,69 |
Foi possível visualizar também que no dia 18/03 o máximo de engajamento da marca chegou a 1,23:
O post feito pela marca no dia que ocorreu o pico (18) foi sobre os benefícios exclusivos da semana do consumidor. Nele a marca deixou claro na descrição do post que os consumidores que pagassem via QR Code nas lojas Roldão, Swift, Cobasi e Assaí ganhariam 10% de cashback.
Veja o post: https://www.instagram.com/p/CMj4o16M_tJ/
5ª métrica: Interações – pico de interações por conta do dia do consumidor
Entre 10 e 20 de março, o PagSeguro teve 3.403 interações com média de 309,4 por dia.
Assim como na métrica engajamento, o pico de interações ocorreu no dia 18/03, um dos posts da semana do consumidor.
O que podemos aprender com a PagSeguro?
Através das métricas, concluímos que a performance do PagSeguro é relacionada a publicações que indicam benefícios aos usuários. Esses tipos de publicações criam um laço de confiança com o cliente, pois ele sabe que pode contar com a marca e também porque acredita nos benefícios oferecidos.
É muito importante criar conteúdos que sejam de interesse dos usuários, pois são eles mesmos que fazem a sua marca decolar. Invista na qualidade do seu serviço e no benefício que ele trará.
Analisamos também os posts relacionados à marca, no mesmo período, pelo Buzzmonitor Trends:
Foram 2.968 posts que se concentraram 57,31% no Instagram. O gênero que mais publicou foi Masculino (61,32%) e o sentimento mais presente foi o Neutro (51,11%).
Um fato que chamou atenção no Buzzmonitor Trends foram as publicações que citaram a marca no Instagram. Os quatro top posts foram relacionados a ONG’s que cuidam de animais necessitados e que pedem doações por meio de alguns bancos, incluindo o PagSeguro.
A influência da ONG na rede é grande e os posts chegaram a mais de 2 mil interações, superando os próprios top posts da marca.
Se você se interessou pelos dados e também quer comparar a performance da sua marca com os concorrentes, acesse os módulos que usamos na batalha:
Buzzmonitor Trends (gratuito): https://trends.buzzmonitor.com.br/
Buzzmonitor Analytics Pro: https://buzzmonitor.com.br/analytics/
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Até a próxima <3