Uma das principais preocupações das empresas é o surgimento de eventos que podem causar a crise da marca. Isso porque, elas impactam na percepção da qualidade da empresa e geram associações negativas à marca. Além das consequências na imagem da marca, as crises atingem financeiramente toda a estrutura organizacional.
Por isso, o monitoramento das redes sociais e de notícias é tão importante. Assim, as empresas conseguem detectar os indícios da crise e antecipar os principais acontecimentos que envolvem o nome da marca, tendo a possibilidade de criar posicionamentos que revertam os comentários negativos.
1. Desafio
Uma empresa patrocinadora de programas de TV realizou uma campanha no intuito de divulgar os seus serviços. Entretanto, com o monitoramento das redes sociais no Buzzmonitor, conseguiu detectar acontecimentos importantes do programa que impactaram diretamente a marca e suas redes sociais. Um buzz de comentários negativos estava sendo gerado, o que mobilizou o público a questionar a empresa sobre seus valores institucionais.
2. Solução
Para conseguir entender a expansão da crise, a marca precisou monitorar o que estava sendo falado, criando relatórios com cruzamento de informações para verificar a percepção dos consumidores e conseguir criar estratégias importantes para reverter a sua imagem.
Para conseguir detectar o nível de sentimento da marca é preciso configurar o relatório nos filtros, identificando o nível de comentários positivos, negativos e neutros.
A partir da análise de sentimento, a marca precisou detectar os principais assuntos que reverberaram para que ocorresse a expansão da crise.
Para configurar o relatório de assuntos mais citados, é preciso configurar o gráfico nos filtros:
A partir dessa análise, também é possível gerar gráficos com relações entre os principais temas citados pelo consumidor da marca, ajudando a detectar núcleos inseridos dentro das reclamações.
Também é possível relacionar os principais assuntos com reportagens e posts de imprensa que podem ser verificados com o Social News do Buzzmonitor.
3. Resultados
A partir dos gráficos que a marca criou para identificar o volume de menções negativas e os principais assuntos, foi possível antecipar a crise no mesmo momento em que ela estava sendo reverberada pelos consumidores. Com isso, criaram um posicionamento estratégico, reafirmando os valores institucionais da marca. Nessa mesma perspectiva, foi possível extrair insights importantes para os próximos passos da parceria com o programa televisivo, ajudando assim, a entender os caminhos que precisam ser percorridos sem atingir a reputação da empresa.
Você também pode contar com o Buzzmonitor para analisar o Buzz sobre a sua marca. Se você ainda não é cliente, te convidamos a testar grátis por 14 dias.
Acesse aqui.