Hoje é o dia mundial da mentira! Esse dia é conhecido mundialmente por ter muitas piadas ou brincadeiras principalmente nas redes sociais., mas decidimos trazer algo diferente para vocês.
Analisamos 15.532 publicações com os termos mentira e dia da mentira no Buzzmonitor Trends e achamos dados interessantes.
Confira a divisão por rede social das publicações levantadas hoje:
O Twitter dispara na frente com 67,67% (10.551 posts), seguido de Facebook com 16,75% (2.602 posts) e Instagram com 15,57% (2.419 posts). Vale lembrar que o Twitter tem parcela maior também por ser a única rede social que permite a busca histórica por termos. As menções feitas no Facebook e Instagram foram coletadas na nossa base do Buzzmonitor.
O que chama atenção em relação a esses números é justamente a classificação do sentimento dessas publicações, com índice alto de posts negativos (85,4%), como podemos ver no gráfico abaixo.
Veja como funciona a classificação de sentimento aqui.
Top Posts
Diferente dos outros anos, devido à pandemia do COVID-19, o dia da mentira foi marcado por publicações mais sérias em comparação às piadas que estávamos acostumados a ver nas redes sociais.
A publicação de Facebook com mais interações no dia de hoje é do Padre Reginaldo Manzotti, com mais de 5.000 interações. O post trata de um vídeo no seu canal do YouTube sobre o hábito de mentir compulsivamente, tratado como um distúrbio de personalidade chamado “mitomania”. Também se destacaram posts que questionam o posicionamento de Jair Bolsonaro sobre a crise.
Mas nem só de coisas sérias vive o 1º de abril. Entre os posts que mais engajaram, um do Gshow sobre a novela da Rede Globo e outro sobre o futebol carioca, mantendo o humor vivo em dias mais complicados.
Juntos, os posts sobre o dia da mentira com mais engajamento no Facebook tiveram mais de 11.000 interações.
O Instagram vem mostrando sua força em relação ao conteúdo publicitário. O destaque é o post da marca de cosméticos Skala, que aproveitou o dia da mentira e conseguiu alcançar 92 mil interações, exatamente 69,57% de diferença para a segunda publicação que aparece no nosso Top 5 do instagram.
O que chama a atenção no post é que não há outros posts do gênero entre os destaques. Assim, a marca aproveitou um dia temático para criar um conteúdo criativo e livre de concorrência. É diferente do dia das Mães, por exemplo, quando existe grande variedade de conteúdos publicitários e mais dificuldade para as marcas se destacarem.
No Twitter, influenciadores aproveitaram o dia da mentira para divulgar conteúdos mais diversificados. O Metrô de São Paulo fez uma publicação alertando sobre as Fake News e a importância de manter a segurança. Por outro lado a Folha de São Paulo apareceu no nosso Top 5 com dicas de documentários políticos e uma brincadeira de um artista sul-coreano.
Os perfis mais relevantes a tratar do dia da mentira foram de Marcelo Tas, Folha de S. Paulo e Jornal O Globo. Os perfis levaram conteúdos sobre os temas para 23 milhões de seguidores.
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