As páginas relacionadas ao agronegócio foram alvo de engajamento recente em forma de comentários negativos sobre a polêmica das queimadas na Amazônia.
O Buzzmonitor analisou 100 páginas do Facebook que pautam assuntos ligados ao agronegócio, como Portal Agrolink, CANA Online e Globo Rural, entre outras, com o objetivo de compreender o universo dos consumidores que se engajam com estes canais.
O levantamento observou que, mesmo não abordando diretamente o tema Amazônia nas pautas de conteúdo, as páginas foram alvo de comentários com foco na crise ambiental e política.
Para compreender o impacto do tema nestas páginas comparamos os dados dos últimos 30 dias com as últimas 24 horas. O levantamento foi realizado no último dia 23 de agosto. Confira os resultados:
Há uma desconexão entre a pauta das páginas e o engajamento dos visitantes nos últimos 30 dias
Se compararmos os termos mais usados no conteúdo das 100 páginas do agronegócio brasileiras analisadas e os comentários de seus visitantes observamos uma desconexão de temas. Nos últimos 30 dias os termos mais usados pelas páginas foram “Brasil, feira, mercado, produção e setor”.
As recentes polêmicas envolvendo a Amazônia e o governo federal tiveram um grande volume de menções e rapidamente entraram na lista de termos mais usados no período. Nos comentários dos visitantes, vemos “Brasil, parabéns, amazônia, Bolsonaro” como mais citados: uma clara desconexão entre a agenda de conteúdo das páginas e o engajamento dos leitores.
Confira estes dois exemplos, em que matérias sobre pecuária e crise no setor tiveram comentários sobre política.
Termos mais usados pelas páginas | Últimos 30 dias
Termos mais usados pelos usuários | Últimos 30 dias
Amazônia é o termo mais citado nas últimas 24h
É notável como o termo amazônia, fonte de polêmicas na última semana, é o mais usado nas últimas 24h em comentários de leitores, enquanto nem entra na lista de palavras mais usadas pelas publicações das páginas do agronegócio. Os termos “Bolsonaro”, “País” e “Presidente” também indicam o foco do engajamento nas discussões dos comentários das páginas. Os temas políticos e da crise não estão presentes nos termos mais usados pelas publicações das páginas.
Termos mais usados pelas páginas | Últimas 24h
Termos mais usados pelos usuários | Últimas 24h
Evento Fenasucro liderou as principais hashtags nos últimos 30 dias
As hashtags mais utilizadas pelas páginas nos últimos 30 dias foram #Agro, #Tudoeagro e #Portalagrolink. Esta última é sempre utilizada pela página do portal Agrolink, um dos principais noticiosos da área.
Leite e soja foram os únicos produtos a entrar na lista das principais hashtags.
Já nas últimas 24h, a hashtag mais usada foi #Fenasucro2019, em referência à Fenasucro e Agrocana, feira internacional de bioenergia realizada em Sertãozinho, SP.
Milho foi o produto mais presente nos conteúdos das páginas
Os produtos mais citados durante os últimos 30 dias foram: milho, soja, cana, café e carne. Segundo o site Agrolink, a cotação nacional do saco de milho seco em agosto de 2019 está R$ 30,86, 7,02% menor no mesmo mesmo período de 2018.
Já os serviços foram: agricultura, sucroenergético, híbridos e agronegócio.
Durante as últimas 24h, entretanto, notamos que os produtos mais citados mudaram. Agora as mais citadas são, respectivamente: soja, milho, carne, cana e café.
Portal DBO foi a página mais ativa no Facebook nos últimos 30 dias
Entre as páginas mais ativas no Facebook, destacaram-se Portal DBO, Globo Rural e Canal Rural.
Maior volume de interações acontece após o expediente e em horário de almoço
Durante os últimos 30 dias, notamos que houve um crescimento na taxa de comentários realizados pelos usuários que acompanham as páginas. O principal pico foi entre os dias 20 e 23 de agosto, data do Fenasucro 2019. Logo, vemos o evento foi uma oportunidade para as marcas terem maior engajamento e mais interações em suas páginas.
Já na análise de interações por horário, notamos que há maior volume às 13h e das 19h às 20h.
Posts de agronegócio com mais comentários nos últimos 30 dias
Os posts que foram mais comentados no período têm em comum o aspecto prático para o trabalhador rural, seja a mudança de medidas de segurança no trabalho, a repercussão internacional do agronegócio nacional ou a previsão que impacta o plantio.
Outro ponto em comum é o tipo de publicação. Os três posts divulgam notícias, não análises, artigos ou entrevistas. Isso indica que o público das páginas de agronegócio tende a se engajar mais com essa forma de conteúdo.
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