Shein, Nike e Zara: quais foram os desejos de compra dos brasileiros em dezembro de 2024?

Em nossa terceira edição do estudo de wishlist, revelamos os desejos de compra dos brasileiros nas redes sociais em dezembro de 2024. Entre 01 e 31 de dezembro, foram analisadas 657.722 publicações no Bluesky e X, que, por meio de APIs abertas, permitiram um levantamento detalhado das intenções de compra.

Com o uso do AI Insights e do Buzz Pills da Buzzmonitor, os dados passaram por validação para garantir a precisão. Os resultados destacaram que roupas, eletrônicos e bebidas alcoólicas lideram como categorias mais desejadas, enquanto cosméticos e viagens também figuraram entre os principais destaques.

Vem conferir:

Categorias mais associadas ao desejo de compra

Top 10 categorias (%):

Gráfico do estudo. Ranking top 10.

 

1- Roupas e acessórios

A categoria de roupas e acessórios, que aumentou sua participação no segundo mês consecutivo, chega a 25% dos relatos dos desejos de compra e fica na primeira posição do ranking. Dentro dela, os destaques vão para: Camiseta (27%). Saia (20%), Vestido (16%), Mochila (11%) e Blusa (9%).

Além dos produtos, marcas ganham menções:

  • Shein: 22% (pela terceira vez consecutiva no top 5)
  • Nike: 18% (voltando à lista após 2 meses)
  • Zara:15% (na lista desde o começo da série, há 4 meses)
  • Adidas:12% (voltando à lista após 1 mês)
  • Renner: 11%  (estreando na lista)

 

2- Eletrônicos

A categoria de eletrônicos se manteve na segunda posição e ganhou três pontos percentuais com relação a novembro. A mesma somou 20% dos relatos de desejo de compra, onde destacam-se:

  • iPhone: 40%
  • Computador/ Notebook: 35%
  • Fone de ouvido: 5%
  • Power Bank: 3% (estreando na categoria)
  • Kindle: 2%

 

3- Bebidas Alcoólicas

Na sequência, temos a categoria de bebidas alcoólicas, com 10% das menções. A categoria é trabalhada de maneira isolada pela primeira vez em nossa série histórica devido à relevância que adquiriu em dezembro, principalmente devido às festas de fim de ano. 

Os desejos de compra mencionam as marcas mais desejadas e também o tipo da bebida:

Marcas:

  • Absolut: 31%
  • Skol: 23%
  • Bacardi: 15%
  • Jack Daniel’s: 8
  • Beefeater: 8%

Bebidas:

  • Gin: 33%
  • Cerveja: 22%
  • Espumante: 16%
  • Rum: 11%
  • Vinho: 9%

 

4- Livros

A categoria de Livros fica em quarto no ranking, mantendo-se na mesma posição com relação ao mês anterior (novembro 2024), com participação de 8% das menções. Na categoria, Colleen Hoover emplacou as 3 primeiras posições. 

São destaques:

  • É assim que acaba, de Colleen Hoover,: 7%
  • Verity, de Colleen Hoover: 5%
  • É assim que começa, de Colleen Hoover: 5%
  • A hipótese do amor, de Ali Hazelwood: 4%
  • Os sete maridos de Evelyn Hugo, de Taylor Jenkins Reid: 2%

 

5- Calçados

Assim como a categoria de bebidas alcoólicas, os calçados ganharam um espaço próprio nessa edição do estudo. Em quinto lugar, a categoria emplaca em 7% das menções nas redes sociais.

Entre os destaques estão: 

  • Puma: 55%
  • Adidas: 11%
  • Fila: 11%
  • Crocs: 7%
  • Asics: 3%

 

6- Cosméticos e produtos de beleza

A categoria de cuidados – cosméticos e produtos de beleza – caiu uma posição em relação ao estudo anterior e agora ocupa a sexta posição. Os principais destaques de produtos se dão por: Cremes (20%), Perfumes (15%), Delineadores (12%), Shampoo (10%) e Body Splash (8%). 

Dentre as marcas mais mencionadas, tivemos quatro estreias no ranking: 

  • Natura: 18% (na lista desde o começo da série, há 3 meses)
  • Neutrogena: 15% (estreando na lista)
  • Wella: 12%  (estreando na lista)
  • Rare Beauty: 9%  (estreando na lista)
  • Virgínia: 5%  (estreando na lista)

 

7- Alimentos e Bebidas

Alimentos e bebidas, com 5% das menções, cai algumas posições, principalmente devido à divisão da categoria com a separação de alcoólicos. Os principais destaques de desejos de compra foram:

  • Pizza: 22%
  • Queijo: 15%
  • Sorvete: 15%
  • Café: 10%
  • Bolo: 5%

As principais marcas mencionadas na categoria foram, no total de depoimentos que citam marcas em alimentos e bebidas:

  • Bauducco: 28%
  • Sadia: 15% 
  • Itambé: 4%
  • Garoto: 3%
  • Friboi: 2%

Todas as marcas de alimentos e bebidas são estreantes na lista, exceto Itambé, que aparece pelo segundo mês consecutivo.

 

8- Turismo e Viagens

Ao longo do nosso ranking, em oitavo lugar, a categoria de turismo e viagens ganha destaque. Com 4% das menções, alguns destinos foram muito mencionados: 

  • Florianópolis: 41%
  • Natal: 25%
  • São Paulo: 7%
  • Porto Alegre: 7%
  • Londres: 4%

 

9- Produtos Infantis

A seguir, em penúltimo lugar em nosso top 10 a categoria de produtos infantis, com 3% das menções. Na categoria, destacam-se:

  • Roupas: 64%
  • Brinquedos: 28%
  • Fralda: 5%

As principais marcas relatadas foram: 

  • Amazon: 48% (estreando no top 5)
  • Shopee: 18% (pela terceira vez consecutiva no top 5)
  • Pampers: 8% (pela segunda vez consecutiva no top 5)
  • Barbie: 4% (estreando no top 5)
  • Mercado Livre: 4% (estreando no top 5)

 

10- Artigos para o Lar

Em último lugar, com 2% das menções, aparece a categoria artigos para o lar. Nela, também destacam-se produtos e marcas. 

  • Cama: 22%
  • Guarda Roupa: 18%
  • Mesa: 15%
  • Estante: 12%
  • Luminária: 10%

Os varejistas mais mencionados na categoria foram: 

  • Amazon: 74%
  • Shopee: 17%
  • Mercado Livre: 3%
  • Leroy Merlin: 3%
  • Ponto: 3%

Todos os varejistas, exceto Ponto, estão na lista desde a primeira edição do índice.

 

Ainda que sem especificação direta nos depoimentos, as compras de fim de ano impactaram significativamente os relatos de intenção de compra. Durante novembro e dezembro, observamos o dobro de registros em comparação aos meses anteriores.

Metodologia do Estudo

Para descobrir o comportamento de compra, utilizamos nossa metodologia Wishlist, que levantou depoimentos contendo expressões específicas, como: “quero comprar”, “queria comprar”, “comprei”, “vou comprar”, “comprando” ou “querendo comprar”. Essas expressões foram capturadas exatamente como aparecem nas mensagens para garantir a consistência e a precisão da análise.

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