O Instagram está transformando “views’ (visualizações) na métrica principal para todos os conteúdos publicados na rede social: fotos, carrosséis, reels e stories. Segundo o CEO do Instagram, Adam Mosseri, a mudança será implantada de forma gradual nas próximas semanas e tem o objetivo de unificar e facilitar a compreensão do desempenho do conteúdo, independente do formato.
“Historicamente, mostramos métricas diferentes para Reels em comparação a outras postagens, mas queremos evoluir isso para que seja mais fácil entender como seu conteúdo está indo, independentemente do formato”, escreveu o chefe do Instagram em uma publicação.
Assim, em breve a métrica “views” vai substituir “impressões” nos vídeos e unificar as terminologias em todos os tipos conteúdos, além de ganhar maior destaque nas análises. A mesma mudança de termo será realizada no módulo de Analytics da Buzzmonitor.
No vídeo publicado em seu perfil na rede social, Mosseri destacou também que visualização é diferente de alcance, pois uma pessoa pode visualizar o mesmo conteúdo várias vezes.
Apesar de os views se tornarem a nova métrica principal para todos os conteúdos do Instagram, seja orgânico ou pago, Mosseri recomendou que as marcas e criadores de conteúdo olhem também para envios por alcance. Segundo ele, ambas são “provavelmente as métricas mais importantes para qualquer um que esteja tentando entender como seu conteúdo está indo no Instagram”, afirmou.
Em resumo, o Instagram vai deixar de priorizar número de seguidores e curtidas e tratar as visualizações como a métrica chave de sucesso dos conteúdos. Outras métricas ainda estarão disponíveis, como engajamento e interações. No entanto, a posição delas mudará para dar mais enfoque às visualizações.
A mudança assemelha a análise de desempenho do Instagram com outras redes que já usam as visualizações como métrica principal, como o TikTok e o YouTube. Além disso, a Meta também tornou as visualizações uma métrica importante no Threads no início deste ano. O mesmo acontece no X (antigo Twitter) que, desde a compra por Elon Musk, conquistou um foco maior nas contagens de visualizações.