Em épocas sazonais como o Carnaval, Black Friday e Dia das Mães, de que forma marcas podem identificar a jornada de consumo e gerar conexões com públicos de diferentes regiões? Como explorar o potencial do seu negócio em contextos regionais?
O Social Listening ajuda times de marketing e agências nessa jornada e hoje trouxemos um case real do nosso cliente, a Ampla. Agência mais premiada do Norte/Nordeste.
Desafio – Entender os perfis, hábitos e preferências do público no Carnaval
Referência no mercado nacional e com forte expertise em atender grandes marcas de produtos e serviços do Nordeste, a agência Ampla utiliza a Buzzmonitor para centralizar a gestão de redes sociais e atendimento de seus clientes. Sendo assim, a ferramenta é utilizada pelos times de criação, planejamento e também na área de Social Intelligence, liderada por Phelipe Menezes.
Phelipe nos contou que foi do núcleo de insights que surgiu a ideia de produzir estudos de Social Listening com highlights sobre os consumidores do Nordeste, dentre eles um sobre o Carnaval 2023. O material tem um olhar sobre o Carnaval e os hábitos de quem aproveita as festas, traçando um perfil de consumo voltado para cada cidade.
“Muita gente acredita que o Nordeste é um só. O objetivo do estudo é mostrar que cada cidade têm as suas particularidades e por consequência a forma de consumo também é diferente.”
Processo – Transformando dados de Social Listening em um retrato sobre os foliões
Após a concepção do projeto, o time de Social Intelligence da Ampla partiu para a prática. Utilizando os módulos de Monitoramento e Trends da Buzzmonitor, foi feito o mapeamento de termos gerais sobre o Carnaval e também de termos regionais.
O cadastro de gírias e nomes de blocos de cada cidade ajudaram no entendimento da jornada de consumo de cada local, além dos relatórios da localização da Buzzmonitor.
Confira abaixo os números e detalhes desse projeto:
- Mais de 500 mil menções coletadas no Social Listening sobre o Carnaval e suas hashtags;
- Monitoramento da expectativa dos foliões para o Carnaval (período dezembro/22 a janeiro/23);
- Busca retroativa no Buzzmonitor Trends (coleta na base de dados da Buzzmonitor que não desconta no limite mensal) para entender o que foi falado nos Carnavais anteriores.
Resultado – Inteligência de mercado com o Social Listening
Após o tratamento dos dados coletados na Buzzmonitor, o time da Ampla obteve um panorama completo sobre a jornada dos consumidores nordestinos no Carnaval. Uma fonte de dados valiosa para seus clientes e marcas que desejem se comunicar de forma mais assertiva no âmbito regional.
Alguns dos insights descobertos no estudo de Social Listening:
- Meios de pagamento e meios de transporte mais associados ao Carnaval;
- O que os foliões desejam vestir no Carnaval e onde querem comprar;
- Como as pessoa desejam aproveitar o feriado de Carnaval;
- As expectativas do público para o primeiro Carnaval pós pandemia.
- Gênero dos usuários: comparação cidades x Brasil
- Temais mais falados sobre vestuário
Ficou curioso para mais? Veja aqui na matéria da Propmark os destaques do estudo.
A sua marca ou negócio também podem utilizar o Social Listening da Buzzmonitor para obter insights sobre a jornada de consumo dos consumidores. São diversas opções de filtros e relatórios para você cruzar dados e ir além.
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