O Carnaval finalmente chegou! Mas para as marcas de bebidas, a preparação começou há muito tempo. Nas redes sociais, algumas das bebidas queridinhas da folia deram início às campanhas de carnaval assim que 2023 começou. A disputa pela atenção dos foliões teve várias estratégias diferentes. E neste artigo nós analisamos as estratégias de comunicação no Instagram e os números de performance dessas marcas. Vem conferir!
O estudo analisou os perfis do Instagram da Catuaba, Brahma, Itaipava, Beats, Budweiser, Xequemate e Skol, marcas mais associadas ao carnaval nos primeiros 14 dias de janeiro. Os dados analisados foram coletados através do módulo de Analytics da Buzzmonitor, entre os dias 15 de janeiro e 14 de fevereiro.
Vale destacar que apenas as publicações orgânicas estão sendo contabilizadas neste estudo. As informações de dark posts estão disponíveis de forma privada para os clientes Buzzmonitor.
Brahma aposta na volta do carnaval de rua e em parceria com Gisele Bündchen
A Brahma apostou em uma comunicação comemorativa pela volta do carnaval às ruas, com direito à contagem regressiva, lançamento de coleção de acessórios, parceria com influenciadores e até jingle.
A marca começou a campanha de carnaval já em 2 de janeiro, com uma publicação em parceria com a cantora Claudia Leitte, com o tema “Já é carnaval! Em 2023 a folia volta para as ruas”. Outros conteúdos em reels e carrossel também reforçaram a celebração pelo retorno do carnaval de rua, com jingle da Brahma no Carnaval.
Linkando a campanha de carnaval com a campanha atual da Brahma, “Cremosidade/Brahmosidade”, a cervejaria lançou em parceria com a @colloac uma coleção de acessórios carnavalescos – “Inteiramente cremosa”. Além disso, reels com o quadro “Repórter Cremoso”, com o apresentador e humorista Dinho Júnior nas prévias do carnaval da Bahia.
A contagem regressiva da Brahma para o carnaval marcou 30, 15 e 7 dias anteriores à festa. Na semana final de preparação para o carnaval, a Brahma inseriu ainda o mesmo mote de “está de volta”, aplicado ao carnaval, para (re)introduzir a parceria da marca com a supermodel Gisele Bündchen, usando fotos antigas da modelo no camarote da Brahma.
No período de 30 dias analisados, entre 15 de janeiro e 14 de fevereiro, a Brahma fez 9 publicações orgânicas. O engajamento da marca cresceu 0,35% neste período, se comparado ao mês anterior, e a média foi de 0,74.
Veja abaixo os posts de carnaval mais engajados da Brahma:
Itaipava investe em lançamentos, patrocínio de eventos e parcerias com influencers
Entre 15/01 e 14/02, a Itaipava fez 30 posts orgânicos, sendo a maioria no formato de reels. O primeiro post em alusão ao carnaval foi feito em 02 de fevereiro, com o lançamento de três latinhas comemorativas e colecionáveis de carnaval.
Outro lançamento que a cervejaria fez nesse período foi a coleção de óculos de sol com abridor de garrafa integrado à haste, em parceria com Chilli Beans. Para esta ação, a marca também fez principalmente posts em reels.
Além disso, a marca intensificou a campanha de carnaval faltando uma semana para a folia. Nesse segundo momento, contou com o patrocínio em prévias carnavalescas, como o Bloco da Lexa, em São Paulo (SP), e o Olinda Beer, em Olinda (PE). A parceria com influenciadores nestes eventos também foi outra estratégia usada na campanha, como o Tokinho (@tokinhooficial), a Gabô (@gabopantaleao) e o Ítalo Sena (@senaitalo).
Outros conteúdos envolvendo o carnaval (e que fizerem sucesso com o público) foram reels com fantasias de cerveja Itaipava e abridor de garrafa.
Nesse período estudado, a marca conquistou a média de engajamento de 2,37. No entanto, apesar do bom resultado, isso significou uma queda de 14,96%, se comparado ao período anterior. Os picos de engajamento do público ocorreram nos últimos 15 dias, como podemos ver no gráfico abaixo.
Veja abaixo os posts de carnaval da Itaipava que tiveram maior engajamento:
Budweiser não investe no carnaval no Instagram, mas conquista o maior engajamento médio
Remando contra a maré, a Budweiser quase não apareceu no Instagram com conteúdos relacionados ao carnaval. A cervejaria optou por uma comunicação minimalista, que fez alusão à folia apenas nas legendas.
A marca não trouxe nenhum post com as cores e símbolos do carnaval. Nada de confetes, serpentinas e glitter. O carnaval foi citado apenas nas legendas, de forma breve.
Nos 30 dias estudados, a Budweiser fez 7 posts orgânicos, todos do tipo foto. No entanto, a marca conquistou o maior engajamento médio, com 7,21. Apesar do bom resultado, esse número representou uma queda de engajamento de 95,91%, se comparado com os 30 dias anteriores.
Veja os posts mais engajados da Budweiser no período analisado:
Xeque Mate aposta em memes e comunicação descontraída para o carnaval
Natural de Belo Horizonte, a Xeque Mate é uma bebida mista gaseificada de mate, rum artesanal, guaraná e limão, que nasceu em 2015, se expandiu para outros estados e tem ganhado o gosto do público nos últimos meses. E para o carnaval a marca investiu em uma comunicação moderna e com foco no público jovem do Instagram, com memes e um tom descontraído.
No período estudado, a marca fez 26 posts orgânicos, sendo 22 do tipo foto e apenas 4 vídeos. Eles traziam vários memes e prints do twitter com humor, além de outros conteúdos sempre reforçando o sabor da bebida – “A Xeque Mate é gostosa demais”, “A mais gostosa”, “Gostosa como você”.
Aproveitando também os stories, a Xeque Mate criou o quadro “Xeque Mate na Folia”, em que convida influenciadores de BH para fazer uma cobertura ao vivo das prévias do carnaval da cidade.
Nessa preparação de carnaval, a Xeque Mate teve um engajamento médio de 1,97 no Instagram. (Esse engajamento em específico considera apenas o período de 06/02 a 14/02, pois a marca foi cadastrado em nosso sistema depois das demais).
Confira os posts da Xeque Mate com mais engajamento no período:
Beats investe em eventos pré-carnaval com Anitta e destaque para a Caipi Beats
A Beats começou o ano já se preparando para o Carnaval. No dia 1º de janeiro a marca fez sua primeira publicação com alusão à folia, “Oi, 2023. Já começou o carnaval?”. Ainda em janeiro, a marca patrocinou os Ensaios da Anitta, shows de esquenta de carnaval, em 7 cidades. Os eventos geraram diversos conteúdos, em vídeos e fotos, dos shows, dos bastidores e do público.
O maior destaque das publicações foi a Caipi Beats, a Beats sabor caipirinha, último lançamento da marca. A bebida se fez presente em quase todos dos posts deste período, com direitinho a música de lançamento.
A beats também aproveitou os eventos de patrocínio para criar conteúdos em parceria com influenciadores, como Duh Marinho (@duhmarinho) e Nat Carvalho (@natcarvalho), ambos presentes nos Ensaios da Anitta. Também teve collab com a marca de cosméticos Quem Disse, Berenice?, com uma coleção especial de carnaval.
Para completar o time da Beats no carnaval, na última semana pré-folia foi anunciada a parceria com o cantor Pedro Sampaio, para eventos durante e após o carnaval.
De 15 de janeiro a 14 de fevereiro, a Beats fez 22 posts orgânicos, a maioria deles no formato de fotos. A marca também criou a hashtag #segueofervo para marcar a sua participação no carnaval 2023. O engajamento nesse período foi de 0,22 (o menor entre as marcas analisadas) e teve um crescimento de 8,43%, se comparado com o período anterior.
Veja os posts com mais engajamento da Beats no carnaval:
Catuaba aposta no patrocínio do Bloco Chá da Alice e comunicação moderna
A Catuaba Selvagem, bebida feita a base de Catuaba (uma planta), Guaraná, Marapuama (uma raiz amazonense) e vinho tinto doce também marca presença no carnaval todos os anos. Em 2023, a marca apostou tudo no patrocínio do Bloco Chá da Alice, que aconteceu em São Paulo, no dia 12 de fevereiro.
O primeiro post de carnaval feito pela Catuaba foi em 27 de janeiro, anunciando a participação no bloco, apelidado de Chá Selvagem, em alusão à bebida. Todos os demais conteúdos relacionados à carnaval tiveram relação com o bloco, que teve como atrações a banca Babado Novo e os cantores Juliette e Vitão. A marca publicou muitas fotos do evento, dos cantores e do público.
Além disso, alguns posts sobre a bebida e a presença dela nos “rolês”. Apesar de ser uma empresa com mais de 30 anos no mercado, a Catuaba se posiciona como uma empresa jovem e focada no público jovem. E isso é refletido na comunicação moderna, que conta com gírias e memes.
No período analisado a marca fez 28 publicações orgânicas, sendo 22 fotos e 6 reels. Nesse mesmo período a marca teve um crescimento de 260% no engajamento, conquistando um engajamento médio de 0,84.
Os posts com mais engajamento da Catuaba no período de 15/01 a 14/02 envolveram os cantores que se apresentaram no Bloco Chá da Alice, em especial a cantora Juliette, que aparece nos três posts do Top 3.
Veja abaixo os posts de carnaval da Catuaba com mais engajamento:
Skol não cria conteúdos de carnaval no Instagram
A Skol, outra cerveja sempre presente no carnaval, não montou uma estratégia de comunicação clara para a folia no Instagram.
De 15 de janeiro a 14 de fevereiro, a marca fez três publicações orgânicas, todas em formato de reels e em parceria com influenciadores digitais, mas nenhuma teve ligação com o carnaval, seja no vídeo, na legenda ou em hashtags.
Acompanhamento de Estratégias e Análise de Dados
Analisar os dados de performance da sua campanha é essencial para medir a eficácia da sua estratégia de comunicação. Comparar o esforço gasto com os resultados obtidos, te permite entender se sua estratégia vale a pena. Além disso, comparar as performances com as de seus concorrentes te ajuda a ter insights de conteúdo e fazer um benchmarking completo, baseado em Inteligência de Dados.
Com o módulo de Analytics da Buzzmonitor você tem acesso a mais de 50 métricas de performance das redes sociais da sua marca e de seus concorrentes. Comece agora a utilizar a Buzzmonitor e faça estratégias mais assertivas, baseadas em dados de qualidade. Fale com um de nossos especialistas e conheça a Buzzmonitor na prática!