Dia das Mães Analytics: o poder dos influenciadores em datas comemorativas

Dos 20 posts com mais interação entre 08/04 e 08/05  de 2021 com o termo “dia das mães”, 16 foram ações de marcas em conjunto com influenciadores digitais. 15 com influenciadoras mulheres.

Influenciadores são, mais do que nunca, uma ferramenta estratégica de comunicação para as marcas. Mas qual será o poder dos influencers nos resultados das campanhas das marcas em datas comemorativas como o Dia das Mães? A Buzzmonitor analisou os posts com mais interações no Instagram no período que antecedeu o Dia das Mães de 2021 e trouxe esse resultado em números para você.

A pesquisa foi feita utilizando a Buzzmonitor Trends e considerou os posts do Instagram que continham o termo “Dia das Mães”, publicados entre os dias 08/04 e 08/05, tendo em vista que a data comemorativa em 2021 foi no dia 09/05.

Dos 20 posts com mais interação no período citado, 16 foram ações de marcas em conjunto com influenciadores digitais. Além do alto engajamento, vale destacar que 15 destes posts foram feitos nos perfis dos influenciadores com menções às marcas e apenas um foi postado diretamente pelo perfil da marca.

Sobre a temática das publicações, foram abordadas a relação entre mães e filhos(as), dicas para o cotidiano das mães, aprendizados que os filhos tiveram com as mães e, sobretudo, formas de presentear as mães nesta data especial.

Analisando mais a fundo esses 16 posts de parceria entre marcas e influenciadores, destacamos alguns dados: 

Dados do estudo de parcerias entre marcas e influenciadores no Dia das Mães 2021

Um destaque interessante desse Top 20 Dia das Mães 2021 foi a atriz e apresentadora Giovanna Ewbank. Ela foi a influencer mais recorrente nas ações e fez parte de 5 posts, com campanhas para diferentes marcas, que foram publicadas em seu perfil e no perfil da marca. Em duas fotos ela aparece com os filhos, uma sozinha e outras duas são fotos só dos seus filhos. 

Entre outros motivos, o grande sucesso de Giovanna Ewbank em campanhas de Dia das Mães é o perfil de seu público, composto em sua maioria por mulheres (e muitas destas também são mães). Seus conteúdos no Instagram abordam o dia a dia em família, seus trabalhos e suas empresas, uma de moda praia feminina e outra de roupas infantis.

O público do influenciador é um fator importante na escolha do influenciador ideal para uma campanha, pois precisa ser o mesmo público que a marca deseja atingir. Caso contrário, mesmo que os números de engajamento sejam bons, esse resultado não será refletido nas vendas, uma vez que o conteúdo foi entregue para um público que não tem interesse em tal produto/serviço.

Já a marca que mais aparece nesse ranking é a Riachuelo, uma das empresas que fez parceria com a Giovanna Ewbank. Do Top 20 Dia das Mães 2021, quatro posts foram de ações da Riachuelo. 

Veja, a seguir, quais foram os 20 posts com mais interações no Dia das Mães 2021 e o resultado das campanhas com influenciadores em números:

Top 20 Dia das Mães 2021:

Giovanna Ewbank foi a influenciadora com mais engajamento no Dia das Mães 2021

Campanha de Dia das Mães 2021 de Giovanna Ewbank em parceria com a Riachuelo

Campanha de Dia das Mães 2021 com parceria entre a cantora e influencer Mirella e a marca Segredo Lacrado

Bianca Andrade em parceria com Boa Rosa Hair e Cadiveu Essentials para o Dia das Mães 2021

Fátima Bernardes recebe homenagem dos filhos ao vivo pelo Dia das Mães 2021

Mari Maria e o filho estrelam campanha em parceria com a Cremer Infantil para o Dia das Mães 2021

O Post de número 18 no ranking foi excluído. 

A publicação era uma parceria entre o cantor Luan Santana e a marca de seguros de vida Prudential Brasil. O post foi feito no IG do cantor e, antes de ser apagado, conquistou mais de 110 mil interações (100 mil curtidas e 10,6 mil comentários).

Buzzmonitor Influencers

Viu como parcerias com influenciadores podem alavancar os resultados das suas campanhas? Com o módulo Influencers da Buzzmonitor você consegue encontrar o influenciador ideal para a sua marca baseado em inteligência de dados. Veja os resultados dos influenciadores baseados em números como taxa de engajamento, número de seguidores, interações e crescimento.

Além disso, pesquise por termos relacionados ao seu nicho, hashtags mais usadas, temas relacionados e faça o match perfeito de público alvo. São mais de 13 filtros para mapear os influenciadores que podem trazer os melhores resultados para a sua marca.

Buzzmonitor Trends

A Buzzmonitor Trends, plataforma utilizada para a criação deste estudo, é a ferramenta gratuita de busca de tendências nas redes sociais da Buzzmonitor. Com ela é possível descobrir o que está sendo falado sobre os temas mais relevantes do momento no Facebook, Twitter e Instagram. 

Em sua versão gratuita, é possível fazer consultas rápidas a históricos de até 30 dias do buzz sobre qualquer tema a partir de um termo pesquisado. Neste estudo, foi utilizada a versão premium da Buzzmonitor Trends, que amplia o tempo de pesquisa e o número de resultados exibidos, te ajudando a entender a evolução e mudanças no buzz de determinado termo.

 

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