Na Páscoa, as guloseimas de chocolate ganham a atenção nas redes sociais. E um estudo da Buzzmonitor e da SA365 revelou o desejo dos brasileiros para a Páscoa de 2022.
No período de 11/03 a 11/04, foram feitas 62.195 menções a “ovo” AND “páscoa” no Instagram, Facebook, Twitter e YouTube, sendo elas originárias de 40.997 usuários distintos.
Ao filtrar o volume de menções pelos players mais populares do mercado, temos o seguinte ranking:
- Cacau Show – 5.7% das publicações
- Lacta – 2.50% publicações
- Kopenhagen – 0.46% publicações
- Nestlé – 0.31% publicações
- Garoto – 0.20% publicações
Veja no dashboard os termos mais presentes sobre cada marca: https://app.buzzmonitor.com.br/dashboards/pascoa2022
Na análise dos top 20 termos, podemos perceber o quanto os usuários estão desejando receber ou ganhar ovos dos “pais” ou “pai”. A Páscoa remete ao momento em família e mesmo os adultos relatam desejo pelos doces.
Top 20 termos que mencionam “ovo” AND “páscoa” – Período 11/03 a 11/04
O preço dos ovos também foi uma discussão presente entre as postagens. Tanto que, no Twitter, viralizou o meme que cita que a saúde mental deveria vir de brinde para compensar o valor do ovo de Páscoa.
Já quando falamos de marcas e tipos de ovos, vemos as menções a ovos “colher”, com “recheio” e também a marca Cacau Show como a mais desejada no ranking dos termos.
Relação entre temas que mencionam “ovo” AND “páscoa” – Período 11/03 a 11/04
No gráfico de relação entre temas é possível perceber que dentre os produtos da Cacau Show, os usuários têm preferência pelo ovo “dreams 7 chocolates”. A marca Kopenhagen, apesar de não mencionada diretamente, está presente com o seu ovo “repleto de 4 clássicos”. A ação da Burguer King com a Lacta também gerou bastante buzz nas redes sociais, por isso a presença inusitada de “veggie burguer” e “whopperjr” entre os destaques. A ação, realizada em 09/04, consistiu em um combo especial de hambúrgueres vegetarianos, refrigerante, batatinha frita e um ovo da Lacta no sabor Sonho de Valsa pelo valor fixo de R$54,90.
Outro aspecto interessante do mesmo gráfico é a diversificação dos pontos de venda para a Páscoa. Além do tradicional “supermercado” , as pessoas estão falando do “ifood”, vendas via “whatsapp” e também das compras com “cashback”.
No volume total de menções do período, o iFood é citado em 0.75% dos posts sobre ovos de Páscoa, o WhatsApp em 4.5% e o supermercado em 0.34%. Já o cashback aparece em 0.03% das menções. Os números revelam a importância dos canais digitais para o varejo, sejam eles como a principal plataforma de venda ou como um meio de incrementar as operações físicas.
Isso nos mostra como é importante integrar a jornada de compra online e offline do cliente, de forma a trazer uma experiência positiva para o consumidor independente do canal escolhido para realizar a compra.
As barras de chocolate são uma solução para quem busca investir menos
Nas postagens que citam “ovo” AND “páscoa”, 4.26% delas também mencionam a “barra” de chocolate. Na abertura de termos, podemos perceber como a barra é uma opção para quem deseja investir menos para a data, por isso está de olho em algo mais “barato” e “promocao”. O item também se mostra como uma solução para presentear.
A racionalização do consumo pode ser considerada reflexo da carteira mais curta no comportamento do consumidor. Ou seja, o novo consumidor passou a priorizar o essencial na hora de realizar as compras, o que redefine as compras por impulso e de indulgência, que ganham um caráter especial em momentos de crise. As pessoas querem se presentear e ter momentos de prazer, mas isso passará por um filtro de racionalização e a ideia de custo-benefício com mais peso na equação.
Quando falamos em local preferido para a compra das barras de chocolate, as “lojas” “americanas” aparecem em destaque.
Top 20 termos que mencionam “ovo” AND “páscoa” +barra – Período 11/03 a 11/04
Na imprensa e entre influenciadores, menções a ovos são 10 vezes maiores do que as menções à barras de chocolate
Quando falamos em volume de menções, os ovos são os mais citados entre noticiosos e influenciadores. Esse resultado foi extraído a partir da análise da Buzzmonitor Trends. No período de 11/03 a 11/04, foram detectados 67.836 posts citando “ovo” AND “páscoa” e apenas 6.848 posts citando “barra” AND “chocolate”. Somando o volume das duas buscas, o ovo de Páscoa domina o buzz com 90,83% das menções no período.
Volume de posts que mencionam “ovo” AND “páscoa” e “barra” AND “chocolate” – Período 11/03 a 11/04
Fonte: https://bit.ly/Páscoa2022_BuzzmonitorTrends
Volume de posts que mencionam “ovo” AND “páscoa” – Período 11/03 a 11/04
Volume de posts que mencionam “barra” AND “chocolate” – Período 11/03 a 11/04
Quando falamos de sentimento e gênero dos usuários que falam de ovos de Páscoa e barras de chocolate, podemos perceber como os ovos são mais citados por mulheres, enquanto as barras são mais comentadas por homens. Já na percepção dos usuários sobre os temas a barra de chocolate está mais associada a menções positivas, o que pode estar associado à diferença de preços. Enquanto 40,25% dos post sobre ovos de Páscoa são positivos e 32,54% negativos, nas menções à barra de chocolate o sentimento é 61,34% positivo e apenas 14,57% negativo.