Quantas vezes você pediu a opinião de algum amigo antes de comprar um produto? Ou teve vontade de comprar algo depois que alguém lhe indicou? A validação ou indicação de produtos por pessoas do nosso ciclo de confiança nos ajuda na decisão de compra. É o famoso “boca a boca”. E no digital, a tendência de seguir a liderança dos influenciadores ao decidir sobre uma compra ganhou força e merece a atenção da sua empresa.
Segundo a Pesquisa Global do Consumidor, realizada pelo Statista, o Brasil é o país em que mais pessoas fizeram uma compra depois que um influenciador digital anunciou o produto.
A pesquisa, que foi feita em 2019 e repetida em 2022, mostra ainda que esse número vem crescendo no país. Em 2019, cerca de 36% dos entrevistados afirmaram que compraram algum produto após ter sido indicado por um influencer. Já em 2022, esse número subiu para cerca de 44%. Veja no gráfico abaixo, do Statista:
Neste artigo, vamos falar sobre quem são os influenciadores digitais, porque incluí-los na sua estratégia de marketing e como identificar o influenciador ideal para a sua marca. Continue lendo!
Quem são os influenciadores digitais?
Um influenciador digital, por definição, é alguém capaz de influenciar comportamentos, criar tendências e servir como fonte de informação e inspiração nas redes sociais.
Essas personalidades partilham o seu dia a dia, suas vivências e emoções com os seguidores e criam uma relação de proximidade e confiança com o seu público.
E é a partir dessa relação que nasce o poder de influenciar outras pessoas.
Por que investir em marketing de influência?
O marketing de influência é uma estratégia que envolve o uso de influenciadores em suas campanhas. O objetivo dessa parceria entre marca e criador de conteúdo é impactar positivamente os consumidores, através de uma voz reconhecida por eles, de quem eles se sentem “próximos” e confiam.
A identificação do público com o influenciador faz com que as informações passadas por eles sobre a sua marca ganhem credibilidade, assim influenciando na jornada de compra de um grande número de pessoas.
Investir neste tipo de estratégia gera resultados positivos para as empresas pois elas conseguem segmentar as ações de acordo com o tipo de público que quer atingir e o perfil do influenciador, ajudando a empresa a adquirir novos clientes, gerar valor e confiança para sua marca, reter clientes já existentes e influenciar na decisão de compra.
No nosso estudo de Dia das Mães você pode ver um exemplo desse sucesso das ações de marketing com influenciadores digitais. Dos 20 posts com mais interação no Instagram com o termo “Dia das Mães” no período de 30 dias que antecedeu a data comemorativa, 16 foram ações entre marcas e influenciadores digitais.
Como escolher o influenciador ideal para a minha marca?
Alguns fatores primordiais devem ser considerados quando for buscar por um influenciador para a sua marca. O primeiro deles é o público. É preciso escolher um influencer que se comunique com o público que a sua empresa deseja atingir.
Por exemplo: se você tem uma marca de maquiagem, o influenciador ideal para a sua marca precisa ser alguém que aborde temas relacionados à beleza e estética e tenha seguidores com esses interesses.
Mas não é só isso. Também devem impactar na sua escolha fatores como idioma, idade, número de seguidores, localização, rede social, se o influenciador já fez parcerias com marcas concorrentes, engajamento do influencer, crescimento de seguidores, etc.
Mas como fazer essa identificação? Com o módulo de Influencers da Buzzmonitor você consegue pesquisar por influenciadores em um banco de quase um milhão de personalidades e marcas e utilizar mais de 13 filtros para personalizar sua pesquisa. Lá é possível escolher por rede social, número de seguidores e temas ou termos abordados pelo influencer, o que ajuda a filtrar o nicho desejado.
É possível encontrar o perfil ideal de influenciador fazendo buscas, por exemplo, pela palavra “Mãe”, que sejam microinfluenciadoras (com até 10 mil seguidores), no idioma português, em qualquer rede social. A pesquisa pode ser feita baseada na Biografia do influenciador ou em termos e temas mencionados. Veja o exemplo dessa pesquisa:
Ao encontrar influenciadores que façam o perfil da sua empresa, você ainda tem acesso à média de interações do influenciador, crescimento de seguidores, temas abordados, relação entre os temas, hashtags mais usadas, usuários mencionados e últimas publicações.
Quer saber mais sobre o módulo de influencers da Buzzmonitor? Veja abaixo o nosso Webinar sobre Gestão de Influenciadores e preencha o formulário ao lado e deixe um de nossos especialistas te ajudar.