Com comunicação mais diversa, carnaval ocupa um terço das publicações do varejo de moda

Com o Carnaval chegando, as marcas de moda estão ativando suas redes sociais para promover itens relacionados à folia e impulsionar suas vendas. O Instagram se transformou em uma vitrine virtual, exibindo produtos para foliões em busca do look perfeito.

Com o objetivo de acompanhar as estratégias das marcas no Instagram,  analisamos os 20 posts com maior engajamento de cinco grandes varejistas – Renner, Riachuelo, C&A, Shein e Pernambucanas – utilizando o Buzzmonitor Analytics Pro, resultando em um total de 100 postagens mapeadas.

O Buzzmonitor Analytics Pro monitora o desempenho das marcas nas redes sociais e para este estudo, consideramos o período de 06/01 a 06/02/24.

Confira abaixo os main findings sobre a presença digital das marcas durante o Carnaval:

32% dos tops posts das marcas falam de Carnaval e a Riachuelo é a que mais aborda a temática

A análise dos posts com maior engajamento revela que o Carnaval é uma temática significativa nas estratégias de mídia social das varejistas de moda, com destaque especial para a Riachuelo, que dedicou a maioria de seus principais posts (60%) a esse evento. O Carnaval também foi muito presente nos conteúdo da C&A e da Pernambucanas, alocando 40% e 35% de seus principais posts, respectivamente, para esse evento.

Já a  Renner e a Shein dedicaram uma porcentagem relativamente pequena de seus principais posts ao Carnaval (5% e 20%, respectivamente). 

Outras temáticas recorrentes abordadas pelas varejistas de moda foram o verão e a volta às aulas. Dos 100 posts que foram destaque em engajamento, 24% falam sobre a estação mais quente do ano e 10% sobre o fim do recesso escolar.

 

Shein, Renner e C&A dominam o ranking de engajamento nos conteúdos de Carnaval

No acumulado dos top posts de todas as marcas analisadas, os que se destacaram em engajamento foram os da Shein, Renner e C&A. Ocupando a primeira, segunda e terceira posição respectivamente. Em comum, os 3 conteúdos abordam o Carnaval no formato de Reels e trazem ideias de produções criativas para a folia. 

Outro ponto de destaque é mostrar as composições para o Carnaval ambientadas em meio à festa. A Shein publicou um vídeo de um look criativo de uma fã nos Ensaios da Anitta e a Renner um filme de moda captado nas ruas.

Já quando analisamos os itens de moda que são tendência, as peças e acessórios metalizados ganham destaque nas produções para a brincadeira (presentes em 80% dos 10 top posts).

Confira abaixo o ranking dos posts com maior engajamento:

Top 1 – Shein – Looks criativo de fã nos Ensaios da Anitta  (26.571 interações)

Top Post_Carn

Top 2 – Renner – Ideias de looks para o bloquinho (4.354 interações)

Top post CR

Top 3 – C&A- Ideias de looks para os eventos (3.238 interações)

Parceria com a Nathalia Gomes 

Top 4 – Riachuelo – Collab com Incerti (3.233 interações)

Collab com o João Incerti

Top 5 – C&A – Fantasias de sereia (2.418 interações)

Parceria com a Vanessa Gonçalves

Top 6 – C&A – Tendências para o Carnaval (1.870 interações)

Top 7 – C&A- Ideias de looks para o Carnaval (1.870 interações)

Top 8 – C&A- Ideias de looks para o Carnaval (1.837 interações)

Top 9 – C&A- Produção para o Carnaval (1.820 interações)

Collab com a Ana Flávia Lobo

Top 10 – C&A – Brincadeira para escolher os looks (1.688 interações)

Parceria com a Lívia De Mathis, Vanessa Gonçalves e Nathalia Gomes

Mix entre grandes e micro influenciadores foi a aposta das marcas para os conteúdos de Carnaval

Dos top 10 conteúdos sobre o Carnaval, metade deles trazem influenciadores para ampliar a mensagem das marcas. A Richuelo e C&A apostaram no marketing de influência fazendo parcerias com perfis de diferentes dimensões de audiência: desde os que têm mais de 300 mil seguidores (como a Ana Flávia Lobo) até micro influenciadores com 10 mil seguidores (como a Vanessa Gonçalves).

Ampliando o olhar para os top 10 conteúdos, é interessante pontuar como as marcas estão trazendo mais diversidade para as suas campanhas, estando mais próximas de representar os brasileiros como eles realmente são. Entre os 10 conteúdos de maior engajamento, mulheres gordas estão presentes em 30% deles e pessoas pretas em igual proporção: 30%. 

Segundo estudo da Elife em parceria com a Buzzmonitor e SA365, apenas 4,37% das publicações de grandes anunciantes em 2022 trazem representatividade de pessoas gordas, embora 26,8% da população brasileira esteja acima do peso.

A presença das marcas de moda no Instagram durante o período de Carnaval, demonstrando a importância estratégica dessa festividade para impulsionar o engajamento e as vendas. Uma data que é forte parte da cultura brasileira.

Entre as estratégias que se destacaram, observamos que Shein, Renner e C&A conseguiram gerar alto engajamento com conteúdos dinâmicos e criativos sobre o Carnaval, incluindo colaborações com influenciadores de diferentes tamanhos de audiência. Além disso, a inclusão de mulheres gordas e pessoas pretas em suas campanhas reflete uma tendência em direção à representatividade e diversidade, o que pode ter contribuído para o sucesso de suas estratégias no Instagram.

Aprendizados que podem ser muito relevantes para marcas que desejem atuar em épocas sazonais.

 

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