Como monitorar influenciadores em diferentes redes sociais

Influencers

1093 visualizações

Como monitorar influenciadores em diferentes redes sociais

Agora que você já encontrou seus influenciadores, o próximo passo é monitorá-los, acompanhar a repercussão da sua parceria com eles e aproveitar para criar um dashboard com todos os resultados das suas ações de branding.

Dentre as principais aplicações do monitoramento de influenciadores, você pode monitorar a timeline completa do influenciador pelo Twitter, analisar o desempenho de campanhas na página do Facebook, monitorar posts de perfis públicos e comerciais no Instagram via Monitoramento e Analytics Pro, acompanhar campanhas feitas nos Stories da sua marca e também monitorar todos os comentários feitos em vídeos no YouTube mencionando sua marca.

Você também pode contar com 14 relatórios básicos pré-configurados para começar seu monitoramento. Eles são criados automaticamente quando um influenciador é cadastrado em um projeto do Buzzmonitor.

 

Além disso, você também pode criar seus próprios relatórios. As possibilidades de relatórios são quase infinitas no Buzzmonitor e para te ajudar fizemos um vídeo explicando como configurar novos relatórios e como extrair informações estratégicas a partir deles:

 

Confira abaixo dicas para monitorar seus influenciadores em cada uma das redes sociais!

 

Twitter

Nesta rede social é possível monitorar a timeline completa do influenciador para identificar oportunidades de engajamento. Cadastre no projeto o @ do usuário sem escrever o @. No caso do perfil do Hugo Gloss, por exemplo, o @ é @HugoGloss, então no Buzzmonitor você escreverá apenas HugoGloss.

Para monitorar as menções ao usuário, cadastre @HugoGloss também em Termos para coleta em tempo real na aba do Twitter e em Todas essas palavras na aba inicial do projeto.

 

Dica: use o botão Rastrear usuário para adicioná-lo ao seu projeto de monitoramento e também acompanhar as publicações feitas em sua timeline. Este recurso é importante caso outros influenciadores interajam com aquele que você está monitorando.

Após selecionar a opção para rastreá-lo, automaticamente ele aparecerá em seu projeto.

 

Veja aqui 6 dúvidas frequentes sobre gestão de influenciadores e as respostas para cada uma delas.

 

Facebook

Nesta rede social é possível monitorar as páginas públicas dos influenciadores e também rastrear posts específicos, basta cadastrar as respectivas URLs no projeto.

No exemplo, cadastramos no projeto a página do Fred Elboni, com mais de 1.2 milhões de curtidas, e também filtramos um de seus posts.

 

Agora você já pode começar a acompanhar todas as publicações do influenciador usando os 14 relatórios prontos do Buzzmonitor e também criar seus próprios reports.

Dica: filtre as publicações usando termos relacionados à sua marca para acompanhar se o influenciador está fazendo a divulgação combinada.

 

Instagram

Aqui é possível monitorar posts de perfis em dois casos:

  • Perfis públicos e comerciais, como o da Karol Pinheiro, influenciadora digital com mais de 900 mil seguidores apenas no Instagram;
  • Perfis de influenciadores que aceitaram sincronizá-los ao seu Gerenciador de Negócios do Facebook.

O segundo caso é mais delicado pois requer que o influenciador conceda à sua empresa acesso total ao seu perfil. Caso ele não queira fazer este processo, basta cadastrar o perfil dele no projeto para acompanhar as publicações por meio do Analytics Pro do Buzzmonitor:

 

Para Instagram basta cadastrar o @ do usuário, porém sem o @. No caso, o nome do perfil é Karol Pinheiro e o @ é @karolpinheiro. No monitoramento cadastramos apenas karolpinheiro.

Todos os dados dos posts estarão disponíveis no Monitoramento e no Analytics Pro do Buzzmonitor e você poderá acompanhar as publicações feitas pelo influenciador no Instagram.

O Analytics Pro oferece 5 métricas para otimizar seu monitoramento e acompanhar a repercussão da sua campanha neste formato.

Confira aqui quais são as 5 métricas.

 

É possível também monitorar os Storiesdesde que você seja o administrador da conta. Confira aqui o passo a passo.

 

YouTube

Você pode cadastrar o canal do influenciador e acompanhar os comentários feitos em todos os vídeos durante o período monitorado. Caso você queira monitorar o canal da Camila Coelho com mais de 3.4 milhões de inscritos, por exemplo, basta copiar a URL do canal e cadastrá-la no projeto:

 

Para monitorar apenas os comentários dos vídeos, vá em Filtros e configure para monitorar os Comentários e Respostas feitos pelos Usuários.

 

Caso você queira monitorar apenas os comentários do vídeo feito pelo influenciador sobre sua marca, basta adicioná-lo aos filtros por meio da URL:

 

Ao filtrar o vídeo, todos os comentários monitorados naquele relatório serão apenas sobre o vídeo em questão.

Veja aqui como medir a performance de apenas um vídeo de um canal do YouTube.

 

Crie um dashboard real-time do seu influenciador com todos esses relatórios!

Os dashboards real-time de influenciadores permitem que marcas acompanhem a evolução da ativação e identifiquem continuamente novas oportunidades, otimizando a gestão da parceria.

Além disso, o dashboard é atualizado automaticamente e pode ser compartilhado com todo o seu time. Veja como fazer:

1. Clique na opção Dashboards na parte superior do Buzzmonitor e depois selecione o botão Novo Dashboard. Aqui você irá procurar pela pasta onde você colocou os relatórios sobre seu influenciador. É possível também renomear o título do Dashboard.

 

2. Depois selecione os relatórios que você quer ver no dashboard. Nessa mesma janela você pode selecionar apenas aqueles relatórios que são relevantes para o dashboard.

 

3. Agora clique no dashboard que foi criado e pronto! Todos os seus relatórios sobre o influenciador aparecerão no dashboard.

 

Veja aqui 6 motivos para você substituir relatórios em Power Point por dashboards personalizados!

 

Qual a importância de monitorar influenciadores?

É preciso estar atento aos influenciadores e micro influenciadores, pois eles têm um público fiel e podem disseminar informações rapidamente, como amantes de animais, ativistas, mães, maquiadoras, influencers fitness e muito mais.  

O impacto destas pessoas sobre seus nichos de atuação não pode passar despercebido pela marca. Por isso, tão importante quanto monitorar termos sensíveis à marca, é monitorar influenciadores, especialmente os voltados para seu público-alvo.

Acompanhar em tempo real estes comentários é outra estratégia para evitar uma crise. Caso eles façam algum comentário negativo sobre sua marca ou cite o concorrente, rapidamente será possível reverter aquele quadro, seja interagindo com o influencer, seja criando uma ação de resposta.

 

Por que usar o Buzzmonitor para este monitoramento?

Além de ser a plataforma mais completa em termos de recursos, o Buzzmonitor é a mais flexível na geração de relatórios. Graças ao Buzzmonitor Engine é possível cruzar centenas de dados disponíveis em redes sociais criando milhares de opções de relatórios personalizados. Por exemplo: o que as advogadas que torcem pelo Flamengo comentam sobre o Big Brother Brasil 19?

O Buzzmonitor também permite comparar a performance de uma marca com seus concorrentes em dezenas de métricas e em várias redes sociais. Já os dashboards customizáveis podem ser criados para exibição de dados em tempo real e comparação de dados históricos, o que torna o trabalho de confecção de relatórios desnecessário.

 

Comece a usar o Buzzmonitor hoje mesmo para otimizar suas parcerias com influenciadores!

 

Gostou? Inscreva-se para receber nossos conteúdos

USE GRÁTIS O BUZZMONITOR

Comentários

Deixe um comentário