Como monitorar influenciadores em diferentes redes sociais

Agora que você já encontrou seus influenciadores, o próximo passo é monitorá-los, acompanhar a repercussão da sua parceria com eles e aproveitar para criar um dashboard com todos os resultados das suas ações de branding.

Você pode contar com 22 relatórios básicos pré-configurados para começar seu monitoramento. Eles são criados automaticamente quando um influenciador é cadastrado em um projeto do Buzzmonitor.

Uma das vantagens em monitorar os influenciadores é criar alertas em tempo real para termos que permitam sua marca interagir com eles. Exemplo: uma marca de bebidas pode interagir assim que influenciador específico tiver sede ou citar que faz calor.

Buzzmonitor_Relatório Influenciadores

 

Você também pode criar seus próprios relatórios dentro das inúmeras possibilidades que oferecemos. (Veja aqui como criar)

Qual a importância de monitorar influenciadores?

É preciso estar atento aos influenciadores e micro influenciadores, pois eles têm um público fiel e podem disseminar informações rapidamente, como amantes de animais, ativistas, mães, maquiadoras, influencers fitness e muito mais.

O impacto destas pessoas sobre seus nichos de atuação não pode passar despercebido pela marca. Por isso, tão importante quanto monitorar termos sensíveis à marca, é monitorar timelines de influenciadores, especialmente os voltados para seu público-alvo.

Acompanhar em tempo real estes comentários é outra estratégia para evitar uma crise. Caso eles façam algum comentário negativo sobre sua marca ou cite o concorrente, rapidamente será possível reverter aquele quadro, seja interagindo com o influencer, seja criando uma ação de resposta.

Confira abaixo dicas para monitorar seus influenciadores em cada uma das redes sociais!

Twitter

No Twitter, é possível monitorar a timeline completa do influenciador para identificar oportunidades de engajamento. Cadastre no projeto o @ do usuário sem escrever o @.

Exemplo: No caso do perfil do Hugo Gloss, o @ é @HugoGloss, então no Buzzmonitor você escreverá apenas HugoGloss.

Para monitorar as menções ao usuário, cadastre @HugoGloss também em Termos para coleta em tempo real na aba do Twitter e em Todas essas palavras na aba inicial do projeto. (Veja aqui como fazer o cadastro)

Você também pode cadastrar termos da sua marca e hashtags para identificar possíveis novos influenciadores. Temos um relatório padrão de Infuenciadores Twitter onde você descobre os usuários com  maior número de seguidores e seus tweets. Semelhante à ele, no relatório padrão Influenciadores Instagram, que mostra os posts mais curtidos a partir das hashtags e termos cadastrados.

Em ambos, você consegue ordenar por seguidores para facilitar a sua busca.

Dica: use o botão Rastrear usuário para adicioná-lo ao seu projeto de monitoramento e também acompanhar as publicações feitas em sua timeline. Este recurso é importante para monitorar outros influenciadores que interajam com o influenciador que você está monitorando.

Após selecionar a opção para rastreá-lo, automaticamente ele aparecerá em seu projeto.

Veja aqui 6 dúvidas frequentes sobre gestão de influenciadores e as respostas para cada uma delas.

O analytics do Buzzmonitor oferece algumas métricas que ajudam a acompanhar a evolução do perfil no Twitter otimizando seu trabalho com os influenciadores encontrados na rede social.

Facebook

Nesta rede social é possível monitorar as páginas públicas dos influenciadores e também rastrear posts específicos, basta cadastrar as respectivas URLs no projeto.

No exemplo, cadastramos no projeto a página do Fred Elboni, com mais de 1.2 milhões de curtidas, e também filtramos um de seus posts.

Agora você já pode começar a acompanhar todas as publicações do influenciador usando os 14 relatórios prontos do Buzzmonitor e também criar seus próprios reports.

Dicas:

  • Filtre as publicações usando termos relacionados à sua marca para acompanhar se o influenciador está fazendo a divulgação combinada.
  • Não é possível monitorar perfis pessoais.
  • Use o Analytics Pro para acompanhar os insights no Facebook.

Instagram

Aqui é possível monitorar posts de perfis em três casos:

  • Perfis públicos e comerciais, como o da Karol Pinheiro, influenciadora digital com mais de 1 milhão seguidores apenas no Instagram;
  • Perfis de influenciadores que aceitaram sincronizá-los ao seu Gerenciador de Negócios do Facebook.
  • Buscar por Hashtags que você pode utilizar na sua campanha e ordenar seu relatório por curtidas e comentários. Por exemplo: buzzmonitor, elife.

O segundo caso é mais delicado pois requer que o influenciador conceda à sua empresa acesso total ao seu perfil. Caso ele não queira fazer este processo, basta cadastrar o perfil dele no projeto para acompanhar as publicações por meio do Analytics Pro do Buzzmonitor:

Para Instagram basta cadastrar o @ do usuário, porém sem o @. No caso, o nome do perfil é Karol Pinheiro e o @ é @karolpinheiro. No monitoramento cadastramos apenas karolpinheiro.

Todos os dados dos posts estarão disponíveis no Monitoramento e no Analytics Pro do Buzzmonitor e você poderá acompanhar as publicações feitas pelo influenciador no Instagram.

O Analytics Pro oferece 5 métricas para otimizar seu monitoramento e acompanhar a repercussão da sua campanha neste formato.

Confira aqui quais são as 5 métricas.

É possível também monitorar os Storiesdesde que você seja o administrador da conta. Confira aqui o passo a passo.

Por que usar o Buzzmonitor para este monitoramento?

Além de ser a plataforma mais completa em termos de recursos, o Buzzmonitor é a mais flexível na geração de relatórios. Graças ao Buzzmonitor Engine é possível cruzar centenas de dados disponíveis em redes sociais criando milhares de opções de relatórios personalizados. Por exemplo: o que as advogadas que torcem pelo Flamengo comentam sobre o Big Brother Brasil 20?

O Buzzmonitor também permite comparar a performance de uma marca com seus concorrentes em dezenas de métricas e em várias redes sociais. Já os dashboards customizáveis podem ser criados para exibição de dados em tempo real e comparação de dados históricos, o que torna o trabalho de confecção de relatórios desnecessário. Veja como fazer aqui.

Gostou? Inscreva-se para receber nossos conteúdos

 

Como monitorar influenciadores em diferentes redes sociais
Rolar para o topo