Agora que você já encontrou seus influenciadores, o próximo passo é monitorá-los, acompanhar a repercussão da sua parceria com eles e aproveitar para criar um dashboard com todos os resultados das suas ações de branding.
Você pode contar com 22 relatórios básicos pré-configurados para começar seu monitoramento. Eles são criados automaticamente quando um influenciador é cadastrado em um projeto do Buzzmonitor.
Uma das vantagens em monitorar os influenciadores é criar alertas em tempo real para termos que permitam sua marca interagir com eles. Exemplo: uma marca de bebidas pode interagir assim que influenciador específico tiver sede ou citar que faz calor.
Você também pode criar seus próprios relatórios dentro das inúmeras possibilidades que oferecemos. (Veja aqui como criar)
Qual a importância de monitorar influenciadores?
É preciso estar atento aos influenciadores e micro influenciadores, pois eles têm um público fiel e podem disseminar informações rapidamente, como amantes de animais, ativistas, mães, maquiadoras, influencers fitness e muito mais.
O impacto destas pessoas sobre seus nichos de atuação não pode passar despercebido pela marca. Por isso, tão importante quanto monitorar termos sensíveis à marca, é monitorar timelines de influenciadores, especialmente os voltados para seu público-alvo.
Acompanhar em tempo real estes comentários é outra estratégia para evitar uma crise. Caso eles façam algum comentário negativo sobre sua marca ou cite o concorrente, rapidamente será possível reverter aquele quadro, seja interagindo com o influencer, seja criando uma ação de resposta.
Confira abaixo dicas para monitorar seus influenciadores em cada uma das redes sociais!
No Twitter, é possível monitorar a timeline completa do influenciador para identificar oportunidades de engajamento. Cadastre no projeto o @ do usuário sem escrever o @.
Exemplo: No caso do perfil do Hugo Gloss, o @ é @HugoGloss, então no Buzzmonitor você escreverá apenas HugoGloss.
Para monitorar as menções ao usuário, cadastre @HugoGloss também em Termos para coleta em tempo real na aba do Twitter e em Todas essas palavras na aba inicial do projeto. (Veja aqui como fazer o cadastro)
Você também pode cadastrar termos da sua marca e hashtags para identificar possíveis novos influenciadores. Temos um relatório padrão de Infuenciadores Twitter onde você descobre os usuários com maior número de seguidores e seus tweets. Semelhante à ele, no relatório padrão Influenciadores Instagram, que mostra os posts mais curtidos a partir das hashtags e termos cadastrados.
Em ambos, você consegue ordenar por seguidores para facilitar a sua busca.
Dica: use o botão Rastrear usuário para adicioná-lo ao seu projeto de monitoramento e também acompanhar as publicações feitas em sua timeline. Este recurso é importante para monitorar outros influenciadores que interajam com o influenciador que você está monitorando.
Após selecionar a opção para rastreá-lo, automaticamente ele aparecerá em seu projeto.
Veja aqui 6 dúvidas frequentes sobre gestão de influenciadores e as respostas para cada uma delas.
O analytics do Buzzmonitor oferece algumas métricas que ajudam a acompanhar a evolução do perfil no Twitter otimizando seu trabalho com os influenciadores encontrados na rede social.
Nesta rede social é possível monitorar as páginas públicas dos influenciadores e também rastrear posts específicos, basta cadastrar as respectivas URLs no projeto.
No exemplo, cadastramos no projeto a página do Fred Elboni, com mais de 1.2 milhões de curtidas, e também filtramos um de seus posts.
Agora você já pode começar a acompanhar todas as publicações do influenciador usando os 14 relatórios prontos do Buzzmonitor e também criar seus próprios reports.
Dicas:
- Filtre as publicações usando termos relacionados à sua marca para acompanhar se o influenciador está fazendo a divulgação combinada.
- Não é possível monitorar perfis pessoais.
- Use o Analytics Pro para acompanhar os insights no Facebook.
Aqui é possível monitorar posts de perfis em três casos:
- Perfis públicos e comerciais, como o da Karol Pinheiro, influenciadora digital com mais de 1 milhão seguidores apenas no Instagram;
- Perfis de influenciadores que aceitaram sincronizá-los ao seu Gerenciador de Negócios do Facebook.
- Buscar por Hashtags que você pode utilizar na sua campanha e ordenar seu relatório por curtidas e comentários. Por exemplo: buzzmonitor, elife.
O segundo caso é mais delicado pois requer que o influenciador conceda à sua empresa acesso total ao seu perfil. Caso ele não queira fazer este processo, basta cadastrar o perfil dele no projeto para acompanhar as publicações por meio do Analytics Pro do Buzzmonitor:
Para Instagram basta cadastrar o @ do usuário, porém sem o @. No caso, o nome do perfil é Karol Pinheiro e o @ é @karolpinheiro. No monitoramento cadastramos apenas karolpinheiro.
Todos os dados dos posts estarão disponíveis no Monitoramento e no Analytics Pro do Buzzmonitor e você poderá acompanhar as publicações feitas pelo influenciador no Instagram.
O Analytics Pro oferece 5 métricas para otimizar seu monitoramento e acompanhar a repercussão da sua campanha neste formato.
Confira aqui quais são as 5 métricas.
É possível também monitorar os Stories, desde que você seja o administrador da conta. Confira aqui o passo a passo.
Por que usar o Buzzmonitor para este monitoramento?
Além de ser a plataforma mais completa em termos de recursos, o Buzzmonitor é a mais flexível na geração de relatórios. Graças ao Buzzmonitor Engine é possível cruzar centenas de dados disponíveis em redes sociais criando milhares de opções de relatórios personalizados. Por exemplo: o que as advogadas que torcem pelo Flamengo comentam sobre o Big Brother Brasil 20?
O Buzzmonitor também permite comparar a performance de uma marca com seus concorrentes em dezenas de métricas e em várias redes sociais. Já os dashboards customizáveis podem ser criados para exibição de dados em tempo real e comparação de dados históricos, o que torna o trabalho de confecção de relatórios desnecessário. Veja como fazer aqui.
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