Os testes A/B são utilizados há bastante tempo no marketing digital para comparar a performance de sites, anúncios ou peças promocionais com pequenas variações no design ou público.
Em campanhas, ajudam a entender qual a melhor peça em performance de acordo com os objetivos propostos: cliques, conversões, engajamento, etc. A melhor será aquela em que devemos apostar a maior parte do nosso budget. Ou seja, fazer esse tipo de teste na pré-campanha ajuda sua marca a melhorar o retorno do investimento (ROI) na campanha final.
No Facebook os testes A/B vieram para ficar. Segundo Gui Rios, fundador da agência da SA365, um mesmo anúncio pode ter uma performance bem distinta apenas com uma pequena mudança na cor de um detalhe da peça. “Para uma marca de sucos que atendemos, uma pequena mudança no tom da fruta do anúncio gera mais cliques naquela peça”, afirma Rios.
Os testes A/B são muito bem-vindos no ambiente digital devido a facilidade em realizá-los. Apesar disso, são poucas as marcas que ainda apostam neste tipo de teste, preferindo investir toda sua verba numa única versão do anúncio aprovado pelo cliente.
Por que as agências fazem poucos testes A/B?
- Exigem planejamento: é necessário pré-testar peças e públicos distintos antes de fazer o grande investimento de mídia;
- Consomem mais horas da agência: é preciso investir mais tempo na preparação de peças e criar segmentações de públicos. No Facebook, o Audience Insights é de grande ajuda, mas o trabalho consome tempo;
- As ferramentas não estão prontas: o Facebook Ads (mobile ou desktop) permite subir diversas campanhas, mas o foco dos relatórios da plataforma de campanhas é individual. Perguntas como “quanto era o meu custo por clique ou conversão há 3 meses?” não são facilmente respondidas sem o uso de planilhas.
Começando um teste A/B
Defina um cronograma que englobe a fase de testes de campanhas: estabeleça com seu cliente uma fase de testes, isso pode ajudar muito na redução de custos com campanhas. Um bom teste A/B no Facebook, por exemplo, precisa rodar pelo menos uma semana, pois os custos iniciais são maiores devido ao pequeno número de pessoas que se envolvem com campanhas recém lançadas. Se além de campanhas sua marca testar públicos ou segmentações, talvez seja necessário duas semanas de testes.
Defina um conjunto pequeno de anúncios a serem testados: você pode pré-testar segmentação de público, cores, textos, design das peças, mas é importante que as variações não sejam extremas. Selecione com seu time interno alguns anúncios a serem testados. Veja quais as dúvidas em relação às peças e utilize os testes para validá-las. É importante que as dúvidas de Criação reflitam nas peças e que não hajam muitas opções a serem validadas. Ou seja, se vamos validar a segmentação de público, é interessante usar a mesma peça duas vezes porém com públicos distintos. Mantenha a mesma segmentação mas diferencie as peças no aspecto criativo.
Seja fiel às suas métricas: não crie muitas métricas diferentes para anúncios em teste. O ideal é que o teste A/B seja focado numa única métrica, permitindo uma comparação mais precisa.
Cadastre suas campanhas no módulo de Ads do Facebook: cadastre todas as campanhas que deseja comparar no módulo de Ads do Facebook. Sugerimos cadastrar e comparar sempre em pares (campanha A e B, C e D).
Use o Buzzmonitor Lyticx for Ads para analisar a performance das suas campanhas – depois de terem sido aprovadas pelo Facebook. Para isso acesse o site do Lyticx e faça o social login com a conta que utiliza para gerenciar seus anúncios do Facebook.
Como o Buzzmonitor Lyticx for Ads pode ajudar na otimização do ROI?
O Buzzmonitor Lyticx for Ads é a única ferramenta que mostra exatamente qual anúncio está com a melhor e a pior performance, baseado em seu desempenho financeiro durante os dias em que estava ativo e também no desempenho de campanhas anteriores com o mesmo objetivo (conversões, cliques, visualizações, etc).
Veja qual é o seu melhor e o pior anúncio de acordo com o objetivo da campanha e saiba como está o custo por conversão, por engajamento e por outras métricas em relação ao dia anterior.
Além do relatório diário por e-mail, o Buzzmonitor Lyticx for Ads disponibiliza uma planilha consolidada com diversas outras informações. Entre elas está o Top 10 Melhores Anúncios de Todos os Tempos. Esta lista se divide por objetivo, ou seja, você visualiza os anúncios que tiveram mais conversões, os anúncios que tiveram mais cliques, os anúncios que tiveram mais visualizações e assim por diante. A planilha segue anexada no próprio e-mail do Lyticx.
Com estas informações você saberá exatamente em qual campanha aumentar o investimento e onde cortar verba, além de entender quais os anúncios que funcionaram melhor e trouxeram mais resultados para a empresa. Saiba mais em Buzzmonitor Lyticx for Ads.