Quais as preferências e perfis das mães brasileiras que estão no Twitter? Foi para responder a essa pergunta que a Buzzmonitor conduziu um estudo CCL (Consumer Centered Listening), que analisou o perfil de 189 mães no Twitter nos últimos dois anos. Para tal, foi considerado o período de 03/05/2020 a 03/05/2022. Quando falamos em volume de publicações, o estudo analisou 37.772 tweets de pessoas que citam “mãe” no perfil do Twitter (excluindo as que associam mãe com “mãe de pet” ou “mãe de planta”).
Através da inteligência artificial da Buzzmonitor, é possível identificar qual a origem das mães (quando citada no perfil). Ao segmentá-las por cidades, os locais onde elas estão mais presentes são:
- Brasília – 3,17%
- Porto Alegre – 2,11%
- Belém – 1,58%
- Niterói – 1,58%
- Salvador – 1,05%
O dia preferido das mães para postagens no Twitter é a terça, que concentra 19,97% dos tweets, e o horário às 23h. Das 03h às 05h é o período de menor frequência na rede social, voltando a crescer a partir das 06h. Essa associação revela o horário em que as mães analisadas começam a desempenhar suas atividades da rotina.
Volume de tweets das mães por dia de semana – período de 03/05/2020 a 03/05/2022
Volume de tweets das mães por horário – período de 03/05/2020 a 03/05/2022
Marcas mais citadas pelas mães no Twitter
Top 5 das marcas mais presentes nas postagens
- Twitter – 50,26%
- Globo – 47,61%
- WhatsApp – 42,84%
- Instagram – 23,28%
- Disney – 0,08%
Marcas de bens de consumo e de serviços não surgiram de forma expressiva na análise.
Jornada dupla: são mães e profissionais
O trabalho é um tema falado por 63,29% das mães, sendo motivo de orgulho (tanto que algumas citam a sua profissão na bio) e principalmente de independência financeira. Essa relação pode ser percebida pelo fato de que os termos mais associados à palavra trabalho são: amor, feliz, Deus, dinheiro e educação.
Entre as carreiras mais citadas em suas biografias, estão as profissões das áreas humanas e não é apenas como funcionária que elas assumem sua presença no mercado de trabalho.
Há também as que apostam em seus próprios negócios.
- Professora – 8,46% das mães
- Jornalista – 4,23% das mães
- Advogada – 3,73% das mães
- Psicóloga – 2,64%% das mães
- Aposentada – 1,58% das mães
- Empreendedora – 1,58% das mães
- Consultora – 1,58% das mães
- Publicitária – 1,58% das mães
O trabalho não impacta só a vida das mães, mas também suas formações familiares. Nos tweets, elas relatam como a conquista de coisas para as suas filhas é um motivo de encorajamento a enfrentar as adversidades da rotina.
Além de arrumar um tempo para falar de seus programas favoritos
No quesito entretenimento, 51.32% das mães falaram sobre assistir alguma atração. Seja um filme (5.29% das mães), série (4.76% das mães) ou programa (3.7% das mães). Assistir algo está relacionado ao momento de relaxamento, aparecendo junto com os termos “domingo” e ao “sofá”.
Quando recorrem à TV aberta, as emissoras mais mencionadas pelas mães são:
- Globo – 50.79% das mães (destaque para o BBB, Fantástico e Domingão)
- Record – 2.64% das mães (destaque para o Power Couple)
- SBT – 1.58% das mães
- Band – 0.52% das mães
Dos serviços de streaming, Netflix é o preferido
As mães também fizeram referência aos serviços de streaming no Twitter. No ranking dos mais citados, a Netflix está no topo.
- Netflix – 11.64% das mães
- Globoplay – 3.70% das mães
- Disney Plus – 0.52% das mães
- HBO Max – 0.52% das mães
- Amazon Prime – 0.52% das mães
Além disso, elas são apaixonadas por futebol e Flamengo (11,64%), Corinthians (4,23%), Grêmio (1,7%) e Atlético (1,7%) foram alguns dos times mencionados por elas. Há, inclusive, as que declaram a torcida pelos clubes em suas bios.
- Flamenguista – 4,76%
- Corinthiana ou corintiana – 1,58%
- Palmeiras – 0,52%
O consumo de indulgências também é relatado
Quando falamos em alimentação, nos tweets delas prevalecem os itens de indulgência
como por exemplo chocolate (17,4% das mães), doces (15,87% das mães), bolos (15,34% das mães), pizza (7,93% das mães), pastel (6,83%) e sushi (4,76% das mães)
Já a menção a itens saudáveis aparece em menor proporção, a exemplo de salada (2,11%), e fruta (3,16%). Na categoria bebidas, esse é o ranking da análise dos perfis:
- Café – 20,63%
- Cerveja – 14,28
- Vinho – 12,16%
- Refrigerante – 2,11%
- Suco – 10,28%
- Energético – 1,05%
O café cumpre o papel “se mimar” no início do dia. Um momento de desacelerar e curtir a calma antes do início da rotina. Ou então, de ajudar a cumprir as tarefas durante o dia.
Entre os tweets, algumas mães citam o desejo de tomar café na padaria.
Além de trabalhar, as mães não esquecem da saúde e beleza
No cuidado com a saúde, as mães declaram de que forma gostam de praticar atividades físicas. Dos perfis analisados, 17,46% citam academia, 1,58% yoga, 1,58% funcional, meditação 1,05% pilates, 1,05% muay thai e 0,52% fit dance.
Na relação com a aparência, o cabelo tem destaque no autocuidado das mães. Nos tweets, elas revelam como o momento do banho e cuidar dos cabelos é importante no meio da rotina atribulada. Uma pausa e recompensa para revigorar a autoestima.
Dos perfis analisados, 35,97% citam o termo “cabelo” em postagens, sendo principalmente associado a “lavar”, “banho”, “bonito”, “respeito” e “merece”. Esses últimos termos (merece e respeito) estão relacionados à estética do cabelo afro, um tema que veio muito à tona devido ao preconceito sofrido por Paulo André (do BBB) sobre as suas tranças.
O noticiário político está na agenda das conversas
Em ano de eleição presidencial, os movimentos políticos são tema recorrente nos tweets das mães. Bolsonaro é citado por 37,03% das mães (associado a STF, indulto e Daniel Silveira) e Lula por 37,56% das mães (associado a Moro, Alckmin e STF).
Além dos posts, as descrições também são um recurso para declarar seus posicionamentos políticos. Dentre os 189 perfis analisado, aparecem na bio termos como:
- Direita – 1,58%
- Lula – 1,58%
- Patriota – 1,58%
- Esquerda – 1,05%
- Bolsonaro – 0,52%
- Militante – 0,52%
- Bolsonarista – 0,52%
Além do Twitter, quais outras redes as mães usam?
Presente em 99% dos celulares brasileiros, o WhatsApp mostrou a sua importância também nos tweets das mães. Dos perfis analisados, 42,84% deles citaram o WhatsApp (ou seu correlato “zap”). O “WhatsApp” aparece relacionado a “Deus”, “oportunidades”, “figurinha” e “aplicativo”. Já o “zap” traz um contexto de uso para campanhas de “ajuda” e também políticas (“patriotas”, “apoia”, “discurso” e “bolsonaro”).
Outras redes sociais também aparecem nos posts das mães, em seguinte ordem:
- Twitter – 50,26%
- WhatsApp – 42,84%
- Instagram – 23,28%
- Facebook – 18,51%
- TikTok – 12,69%
- Telegram – 6,34%
Algumas das mães buscam por espiritualidade
Nos tweets as mães revelaram algumas formas de se conectarem consigo mesmas e sua espiritualidade. Dos conteúdos postados nos perfis, 11,64% das mães citaram igreja, 6,34% citaram culto, 3,7% missa e 1,05% terreiro. Além disso, 1,58% das mães falaram de práticas de meditação.
Os perfis também foram utilizados para falar da religião e espiritualidade das mães. Das 189 analisadas, aparecem nas bios palavras como:
- Deus – 7,40% das bios
- Cristã – 4,76% das bios
- Jesus – 1,05%
- Agnóstica – 1,05%
- Atéia – 0,52%
- Umbandista – 0,52%
- Bruxa – 0,52%
Relacionamento, família e afetividade
Quando falamos em relacionamento e sexualidade, as mães se identificam da seguinte forma:
- Casada – 8,9%
- Solteira – 1,05%
- Lésbica – 0,52%
Nos tweets das mães, o tema relacionamento traz o tom de desabafo de situações e também preocupação de quando são abusivos. Nesse quesito, relacionamentos de famosos também são usados para discutir a pauta.
Em alguns termos associados ao tema, 30,68% das mães citam marido, 25,39% esposa, 10,58% namorado, 5,28% namorada, 4,23% ficante, 2,64% date e 2,64% tinder.
Além dos relacionamentos amorosos, as mães valorizam muito outros vínculos afetivos, como a família (muito associada a Deus, feliz e linda) e os amigos. O termo família foi citado por 63,49% das mães, filho por 59,24%, filha por 53,43% e amiga por 52,38%.
No Twitter, as mães mostram que estão por dentro de assuntos da atualidade, que vão de política a reality shows. Se comunicar e se entreter é uma marca cultural das mães brasileiras do Twitter. Não é à toa que as 5 marcas mais citadas por elas estão no universo da comunicação e do entretenimento (Twitter, Globo, WhatsApp, Instagram e Disney). O que é visto na TV ou nos serviços de streaming vira assunto nas redes sociais e assim uma plataforma funciona como extensão da outra.