Batalha de marcas: iFood x Rappi. O que uma análise de performance nas redes sociais das empresas de delivery nos revela?

A comodidade, a variedade de restaurantes e o processo de compra fácil e rápido são alguns dos benefícios que fizeram os aplicativos de delivery de comida como iFood e Rappi se popularizarem no Brasil e no mundo. Além disso, o período de lockdown trouxe familiaridade de uso até para quem tinha mais resistência em adotá-los. E, como qualquer negócio fundamentalmente online, a comunicação em redes sociais têm um papel fundamental na divulgação deste segmento.

De acordo com o estudo “Uso de aplicativos delivery de refeições”, publicado pelo Instituto Qualibest em dezembro de 2020, o aplicativo do iFood tem o maior share of mind do mercado de delivery e é a opção predileta de 60% dos usuários. No entanto, o awareness da Rappi, seu maior concorrente, cresceu 50% de 2018 a 2020. 

Muito desse crescimento está relacionado ao isolamento social causado pela pandemia do coronavírus. O que fez ainda mais clientes aderirem ao modo de consumo.

E para analisar a atuação dessas marcas nas redes sociais, a Buzzmonitor monitorou o Instagram e o Facebook do iFood e da Rappi Brasil com o módulo de Analytics Pro da Buzzmonitor. Para a análise, foram considerados os dados de performance dos dias 1 a 31 de março de 2022

Confira abaixo, nos insights do estudo, o desempenho do iFood e da Rappi no Facebook e no Instagram.

 

iFood tem melhor desempenho, mas Rappi ganha espaço no Facebook

No Facebook, os números absolutos do iFood são bem maiores do que os da Rappi. No entanto, quando olhamos a curva histórica, percebemos que a Rappi vem ganhando espaço entre os usuários dessa rede social.

O número Total de Fãs, por exemplo, representa bem a vantagem do iFood no Facebook, com 2.070.872 fãs, enquanto a Rappi tem 1.074.377. Do mesmo modo, as interações recebidas na página do Facebook da Rappi representam apenas 10,8% das interações do iFood, sendo 685 x 6.324 interações no mês de março, respectivamente.

Análise de performance de interações nas páginas do Facebook de iFood e Rappi

Mas quando falamos em evolução, é possível apontar um crescimento na página da Rappi e uma diminuição da participação do público no Facebook do iFood.

Uma das métricas que indica essa situação é o Crescimento de Fãs. Em março, a Rappi teve um aumento de 3.820 fãs no Facebook, enquanto o iFood perdeu 950 fãs. São números ainda pouco expressivos no montante total, mas que podem indicar uma tendência de mudança de preferência caso eles se consolidem.

Análise de performance de crescimento de fãs no Facebook de iFood e Rappi em março de 2022

Esta vantagem numérica do iFood em relação à Rappi também se repete no Engajamento. Apesar de, em números absolutos, o Facebook do iFood ter mais engajamento, em março de 2022 a página da Rappi teve um aumento de 59% na métrica quando a comparamos com o mês anterior. Já o iFood teve uma queda de 65% de engajamento no mesmo período. 

Análise de performance de engajamento no Facebook de iFood e Rappi em março de 2022

Quando olhamos a Frequência de Publicações, notamos que durante o período analisado a Rappi fez 16 posts na rede social, uma média de 0,52 posts por dia. Já o iFood produziu mais conteúdo para o Facebook, fazendo um total de 118 posts no mês, equivalente a uma média de 3,81 publicações por dia.

Análise de performance de publicações no Facebook de iFood e Rappi em marlo de 2022

Veja os top posts das marcas no Facebook:

Os três posts com mais engajamento do iFood no mês de março foram relacionados à campanha de aniversário da marca, que sorteou vouchers de 1 ano grátis.

Análise de performance: top post do iFood no Facebook em março de 2022

Na página da Rappi, o post com mais interação foi uma sugestão de apelido para o “Turbo Rappi”, modalidade de entrega em até 10 minutos. Em segundo lugar, um post da campanha Rappi Lover. E em terceiro uma publicação sobre a campanha #PorElas, que aborda empreendedorismo feminino, lançada em comemoração ao Dia Internacional da Mulher.

IFood e Rappi têm queda de engajamento no Instagram

O mês de março não foi tão bom para as marcas de delivery nas redes sociais. Tanto iFood quanto Rappi apresentaram uma queda na média de engajamento no Instagram no período.

O cálculo da média de engajamento é baseado na proporção de pessoas que interagiram com a página (curtidas, compartilhamento e comentários) em relação à quantidade de seguidores, multiplicado por 1.000. Ou seja, quanto maior o número de interações, melhor é a média de engajamento.

Segundo o Iconosquare, que conduziu um estudo com 30 mil páginas em 110 categorias, a média global de engajamento é de 4,7%

Em março, no entanto, a média de engajamento do iFood foi 1,22%. Uma baixa de 48,73% se comparado ao mês de fevereiro, quando a média foi de 2,53%.

Já a Rappi, teve uma média de engajamento de 0,07% no mês de março, também com uma queda em relação ao mês anterior, de 18,04%.

Análise de performance de engajamento no Instagram de iFood e Rappi


Memes garantem interações no Instagram

Para ambas as marcas, o tipo de conteúdo que gerou mais interações do público foram fotos e, em sua maioria, memes.

No Instagram do iFood, os 3 top posts de março foram memes sobre o recebimento de comida pelo aplicativo e de situações características dos brasileiros envolvendo comidas. 

O post mais engajado teve 13.634 interações, o que representa um engajamento de 6,6, quase 3x maior que o post com mais engajamento que não é um meme.

Já no Instagram da Rappi, os 3 top posts foram bem similares aos do Facebook. O 1º sobre sugestões de apelidos para a modalidade de entrega “Turbo Rappi”; o 2º um meme sobre carnaval; e o 3º a campanha #PorElas, de Dia das Mulheres.

Analytics Pro

Todas as métricas das redes sociais do iFood e da Rappi foram realizadas através do módulo de Analytics Pro da Buzzmonitor. Trabalhar com métricas e análise de performance permite estruturar decisões estratégicas de conteúdo em inteligência de dados e ter insights importantes para o crescimento da marca nas redes sociais.

No Analytics Pro da Buzzmonitor são mais de 50 métricas disponíveis para fazer a análise de performance de marcas e concorrentes no Facebook, Instagram, Twitter e Youtube. Além de métricas de monitoramento e de atendimento também no LinkedIn, WhatsApp, email, chat, Google Meu Negócio, Reclame AQUI, Apple Store e Play Store.

 

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