Quem não gosta de participar de um sorteio, não é mesmo? A possibilidade de ganhar algum produto ou serviço é muito encantadora, por isso muitas marcas e perfis famosos utilizam como estratégia para atrair novos seguidores.
No entanto, é importante pensar em conteúdos que possam reter os fãs conquistados e mais importante: estar de olho nas regras do sorteio no Instagram. Sabia que elas devem ser cumpridas tanto para quem participa quanto para quem realiza?
Quais são os benefícios de realizar sorteios no Instagram?
Como já falamos anteriormente, o beneficiado do sorteio não é apenas o vencedor.
O perfil que realiza sorteios, tem como objetivo alcançar mais seguidores e dar mais visibilidade à sua página. Você que já participou de algum sorteio sabe que uma das regras é sempre curtir e comentar marcando amigos e isso faz com que o engajamento e as interações na publicação disparem.
Mas, não adianta nada ganhar seguidores momentâneos que irão sair logo após o sorteio. Por isso é extremamente importante produzir conteúdos relevantes para reter os novos seguidores e também as pessoas que já seguem a sua página.
Vamos então às regras:
Regras e orientações para criar sorteios no Instagram:
Para começar a criação de um sorteio no Instagram é necessário primeiro entender as regras da rede social e depois estabelecer uma pauta para a realização.
A página da Central de Ajuda do Instagram conta com as diretrizes da realização de uma promoção:
1- Responsabilidade da operação
O primeiro passo é saber que, ao fazer um sorteio, você é responsável pela operação lícita da promoção incluindo as regras oficiais, os termos e requisitos de qualificação (idade, residência…), e toda procedência dos prêmios oferecidos.
2- Não fazer marcações inadequadas
Por ser um meio de ganhar visibilidade no perfil, é proibido fazer conteúdos que envolvam o sorteio e incentivem os usuários a marcarem inadequadamente apenas para participar do sorteio. Como o exemplo citado pela própria diretriz, onde as pessoas não devem marcar a si mesmas em forma de benefício.
3- O Instagram não administra sorteios
O Instagram não tem nenhuma ligação com o sorteio a ser realizado. Eles não ajudam e nem orientam quanto às autorizações necessárias para a utilização dos conteúdos dos usuários.
Além das diretrizes da rede, é necessário estar por dentro das autorizações dos órgãos do Governo. O site do Governo Federal possui uma página específica para regulação de promoções comerciais.
Autorização para promoções comerciais
A autorização para promoções comerciais é feita totalmente online e por meio do Sistema de Controle de Promoção Comercial (SCPC), que simplifica o processo e previne a lavagem de dinheiro que pode estar envolvida com os prêmios.
O prazo de protocolo do pedido é de 40 a 120 dias antes do início do sorteio e o administrador pode acompanhar o pedido e emitir o certificado de autorização.
Para tal, existe uma taxa de fiscalização, prevista em lei, para prestação do serviço público do processo de promoções. Veja quais são elas:
*As informações completas estão disponíveis no site do Governo Federal CLIQUE AQUI!
Agora que você já conhece a parte burocrática, monte a pauta do seu sorteio se baseando as seguintes dicas:
- Use imagens de autoria própria ou apresente os direitos autorais se for pertencente a outra pessoa;
- Crie regras claras e deixe elas bem explícitas no post;
- Selecione os produtos e mostre sua procedência;
- Não use conteúdos inapropriados apenas para aumentar o engajamento do perfil;
- Siga todas as regras e cumpra com todo o prometido na publicação.
Mensure o engajamento do seu perfil e da sua publicação com o Buzzmonitor
Depois de realizar o sorteio dentro das regras, chegou a hora de analisar qual foi o impacto que ele trouxe para a sua página além do ganho de seguidores.
Para isso, é possível contar com o Módulo Analytics Pro Instagram do Buzzmonitor e analisar a performance completa do seu perfil.
Lá é possível acompanhar o engajamento, as interações, os top posts, o ganho de seguidores e muito mais. Assim, você poderá analisar o crescimento de forma completa.
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Até a próxima!