De 1º de janeiro a 30 de novembro de 2024, 6.408 expressões diferentes estiveram nos Trending Topics Brasil (TTs) – índice do X que captura os assuntos mais comentados na rede. Estas expressões foram registradas mais de 406 mil vezes durante o período e somaram mais de 31 bilhões de publicações no total.
Com o objetivo de entender os principais temas do ano, nós, da Buzzmonitor, avaliamos os Trending Topics do país desde o começo do ano, com um olhar mensal para compreendermos a pauta de conversa do país.
Para a realização deste estudo, coletamos a cada 5 minutos os termos que estavam nos TTs durante todo o ano. Os dados foram processados utilizando nossas interfaces de Inteligência Artificial, garantindo o manejo eficaz do grande volume de informações e a identificação dos principais temas da agenda pública.
Top 20 colocados do ano (em número de ocorrências):
O esporte esteve no topo das conversas ao longo do ano, com destaque para o futebol. O principal Trending Topic do ano foi Paiva, fazendo referência à demissão do jogador Rafael Paiva, do Vasco. O jogador esteve 1.270 vezes na lista de temas do X. Outro jogador que se destacou foi Romero, que renovou contrato com o Corinthians e emplacou 1.117 resultados nos TTs.
Ainda falando sobre jogadores, as performances de Philippe Coutinho também estiveram nos top 20 do ano, aparecendo 1.002 vezes na lista. O argentino Pablo Vegetti ficou com 984 ocorrências e Gerson esteve 863 vezes no ranking. Entre as equipes, o Botafogo liderou a presença nos TT’s do ano, com 1.072 aparições, seguido pelo Corinthians, com 1.053 e pelo Cruzeiro, com 954 ocorrências.
O Entretenimento nos Trending Topics
Outro tema que também marcou presença foi o Entretenimento. O Reality A Fazenda esteve duas vezes na lista dos top 20. Primeiro com #EliminaçãoAFazenda, com 1.024 ocorrências, mas também com a participante Babi Muniz, presente 863 vezes e com #RoçaAFazenda, que emplacou a lista 852 vezes.
Ainda no tema do entretenimento, #MasterChefBR esteve nos TT’s em 917 ocasiões, a cantora Anitta, que apareceu na lista 828 vezes, o cantor coreano Seokjin, com 823 ocorrências e a novela Mania de você ficou na última posição dos top 20 com #ManiaDeVocê aparecendo em 817 casos.
O dono da rede social X foi muito mencionado!
As polêmicas entre Elon Musk e a justiça brasileira também se fizeram presentes e angariaram a 7ª posição, com 1.000 ocorrências na lista. No mesmo tema, Meu Twitter, utilizado para enfatizar que a rede era dos usuários e não de Musk, e Voltou, para quando a plataforma voltou a operar no Brasil, também se destacaram.
Além disso, o jornalismo do Bom Dia São Paulo marcou lugar com #BDSP, mencionado 984 vezes.
Para lembrar melhor os temas de 2024, acompanhe abaixo a evolução mês a mês dos temas que estiveram na lista.
Janeiro
Top 10 colocados em janeiro (em número de ocorrências):
O BBB dominou os Trending Topics do início do ano, com o participante Davi Brito, selecionado para integrar o puxadinho do reality, em primeiro lugar. O brother Luigi, expulso do programa, angariou o segundo lugar no mês, seguido por Rodriguinho, que integrou o grupo do camarote.
A hashtag do programa, #BBB24, também compõe a lista e, junto à participante Isabelle fecha os top 5. Além disso, os brothers Nizam, Wanessa Camargo, o apresentador do reality, Tadeu Schmidt e as participantes Alane e Raquele completam os top 10.
Fevereiro
Top 10 colocados em fevereiro (em número de ocorrências):
Em fevereiro, o BBB se manteve em alta, com Lucas Buda em primeiro lugar. Após ele, Michel e Fernanda pautaram as conversas. Além disso, o brother Rodriguinho volta a surgir na lista. De maneira menos direta, o termo Brás faz referência à participante Beatriz, que ficou conhecida como Bia do Brás. Mais uma vez, temos a presença do apresentador Tadeu Schmidt.
Também esteve presente na lista a criptomoeda $GTAI, que, em algum momento do mês se tornou piada pelo fato de os usuários não entenderem do que se tratava. A brincadeira viralizou e dezenas de posts sobre temas complexos acabaram utilizando o termo.
Nos esportes, a primeira aparição de um time de futebol nos top 10 do ano aconteceu em fevereiro com o Cruzeiro. Também houve a repercussão da luta de boxe entre Bambam e Popó.
Por último no top 10, fazendo referência ao carnaval carioca, aparece Sapucaí.
Março
Top 10 colocados em março (em número de ocorrências):
O BBB se destacou no fechamento do primeiro trimestre. A sister Leidy ficou em primeiro lugar, seguida por Davi, que tem a sua segunda aparição na lista. também marcaram presença as participantes Yasmin Brunet, Alane e Wanessa Camargo.
Nos esportes, temos Gabriel Medina, que conquistou a vaga nas olimpíadas de Paris, e o Arsenal de Munique, por sua performance na Premier League.
Por último nos top 10, a confirmação do show de Madonna em Copacabana e a prisão de Mauro Cid.
Abril
Top 10 colocados em abril (em número de ocorrências):
Esportes, principalmente com a NBA, abriram o segundo quarter do ano. O Los Angeles Lakers ficou na primeira posição, inaugurando as conversas sobre o basquete nos Trending Topics. No futebol, o Corinthians alavancou as conversas tanto nas equipes masculina como na feminina. A demissão de Thiago Carpini pelo São Paulo também foi tema de discussões no X. No mesmo São Paulo, o jogador Luciano teve as suas performances comentadas. O mesmo que aconteceu com Wesley, do Corinthians.
Já para o BBB, a sister Alane é seguida pelo apresentador Tadeu Schmidt nas conversas. Além disso, Mani, a então companheira do vencedor do Davi, gerou discussões sobre uma possível divisão do prêmio.
Por último, observamos o começo das altercações entre Elon Musk e a justiça brasileira quando o Supremo incluiu o bilionário no inquérito sobre milícias digitais. Temos também a primeira ocorrência da hashtag #BDSP, do jornalístico Bom Dia São Paulo, da Globo.
Maio
Top 10 colocados em maio (em número de ocorrências):
Em maio, a NBA voltou a ser destaque. O Dallas Mavericks voltaram à final do campeonato após 13 anos e pautou as conversas. O time também é responsável pelo termo Mavs na lista e por menções à perda de invencibilidade de Kyrie Irving. A performance do Celtics também foi comentada.
Ainda nos esportes, temos Neymar, que se envolveu em uma série de polêmicas com Luana Piovani, opinou sobre a chamada PEC das Praias, que propõe a venda de áreas de reserva da Marinha a investidores, e realizou doações para a tragédia das chuvas no RS.
A cantora Luka emplacou a lista após uma piada no Altas Horas, na qual disse que “o povo gaúcho está junto até debaixo d’água”, o que foi bastante criticado. Flora Matos também se colocou em uma situação delicada após comentários sobre a situação gaúcha que foram interpretados como insensíveis.
Pablo Marçal se destacou quando o PRT lançou o coach como pré-candidato à Prefeitura de São Paulo. Além disso, a tragédia das chuvas no Rio Grande do Sul foi destaque e Felipe Neto emplacou a lista pelo lançamento de seu livro e pelos atritos com o Presidente da Câmara, Arthur Lira.
Junho
Top 10 colocados em junho (em número de ocorrências):
O futebol fechou o primeiro semestre com críticas a Dorival Júnior, técnico da Seleção. A demissão de Fernando Diniz do Fluminense e a convocação de Lucas Paquetá para depor na CPI da manipulação também contribuíram para o mês negativo para o esporte. Além disso, a condenação dos ofensores de Vini Jr. por racismo na Espanha e comentários sobre a performance do Corinthians tiveram um tom mais positivo.
Ainda nos esportes, a NBA segue presente com o Celtics, campeão da temporada em cima do Dallas. A equipe também é responsável pelas publicações sobre o jogador Jayson Tatum.
Por último, a política internacional esteve presente com a vitória de Cláudia Sheinbaum à presidência do México e o Bom Dia São Paulo emplaca uma vez mais a sua hashtag #BDSP.
Julho
Top 10 colocados em julho (em número de ocorrências):
O entretenimento ficou com as primeiras colocações em julho. Daemon, de House of the Dragon, abriu a lista de top 10. O seriado da HBO também emplacou a hashtag #HouseOfTheDragon, que ficou em terceira posição. A Marvel pautou conversas com o seu Dr. Destino e o reality A Grande Conquista emplacou a hashtag #EliminaçãoNaMansão.
Em seguida, temos o futebol, com a performance de Rony, do Palmeiras, sendo avaliada e os resultados do Corinthians gerando conversas..
A Influencer Blogueirinha fez a sua primeira aparição na lista de Trending Topics com a hashtag #DeFrenteComBlogueirinha.
A vitória da esquerda nas eleições colocou a França e a suspeita de fraude nas eleições da Venezuela colocaram os dois países no radar. Já na política nacional, o Ministro da Fazenda, Fernando Haddad, dividiu opiniões ao defender o corte no orçamento federal para cumprimento do arcabouço fiscal.
Agosto
Top 10 colocados em agosto (em número de ocorrências):
O futebol abre a lista de agosto com a incerteza da participação de Fernando Seabra, técnico do Cruzeiro, na Copa Sulamericana. A saída de Wesley do Corinthians, as táticas de Gabriel Milito para o Atlético Mineiro e as movimentações de Abel Ferreira no Palmeiras também foram pauta no X.
A política se destacou com as ações de Alexandre de Moraes, o Xandão, em sua briga judicial com Elon Musk. A disputa culminou com a derrubada da rede em 30 de agosto, o que fez com que muitos usuários defendessem a migração para o Bluesky.
Já Nunes pode se referir a uma série de acontecimentos do mês, como à fala de Bolsonaro criticando Ricardo Nunes, então candidato à reeleição da Prefeitura de São Paulo, ao Piauiense Manoel Nunes, que venceu Prêmio Nobel da Ciência Jovem e a Gustavo Nunes, ex-jogador do Grêmio que foi sondado por um clube inglês.
Setembro
Top 10 colocados em setembro (em número de ocorrências):
Embora a suspensão das contas do X durante todo o mês de setembro tenha diminuído o volume total de publicações na rede, o impacto não é perceptível nos Trending Topics. O índice é proporcional às publicações feitas e pega aqueles temas com maior volume relativo. Mesmo com menos publicações, alguns usuários seguiram com acesso à rede por estarem fora do país, por exemplo.
Fechando o terceiro trimestre, tivemos a prisão da advogada Deolane Bezerra. A influencer foi acusada de lavagem de dinheiro e de associação com jogos ilegais. A derrubada do X também esteve em voga, com Meu Twitter e com Voltou fazendo referência ao caso e a um breve retorno da plataforma no meio do mês.
Também se destacaram a cantora Anitta, que iniciou um namoro com o jogador Vinicius Souza, o rapper Travis Scott e o cantor Shawn Mendes, ambos com show no Rock in Rio.
No noticiário internacional, as ofensivas de Israel contra Gaza e o Líbano ganharam destaque, bem como os avanços da candidatura de Donald Trump à presidência dos Estados Unidos.
No futebol, temos o atacante Romero, do Corinthians, que teve as suas performances comentadas e ficou de fora de uma partida contra o Boca Juniors e, no entretenimento, a novela Mania de Você emplaca a hashtag #ManiaDeVocê.
Outubro
Top 10 colocados em outubro (em número de ocorrências):
Em outubro, o astro do KPop Jin, do BTS, foi destaque e Seokjin foi o principal trending topic do mês. O cantor também emplacou a expressão Jin is Coming.
Além disso, o apagão em São Paulo colocou a Enel no mapa das conversas do X. No futebol, o Botafogo gerou conversas pelos resultados na Libertadores, o Cruzeiro por sua performance no Brasileirão e o técnico Rafael Paiva por sua liderança junto ao Vasco.
Além disso, o novo álbum de Delacruz e a polêmica do cantor com Flora Matos colocaram o rapper na lista de conversas. Rafe, do sucesso Outer Banks, transmitido pela Netflix, também se destacou. A participante Luana, do reality A Fazenda gerou assunto e a série Agatha All Along, da Disney+, emplacou a hashtag #AgathaAllAlong.
Novembro
Top 10 colocados em novembro (em número de ocorrências):
O último mês de nossa retrospectiva inicia com a participante Babi Muniz, do reality A Fazenda. O programa da record também emplacou a hashtag #EliminaçãoAFAzenda, conversas sobre o peão Albert e a hashtag #RoçaAFazenda.
No futebol, o Vasco se destacou nas conversas com a demissão de Rafael Paiva, a manutenção de Philippe Coutinho e o reajuste do contrato de Pablo Vegetti. Além disso, a venda de Estêvão do Palmeiras para o Chelsea também emplacou a lista.
O jornalístico Bom Dia São Paulo voltou a emplacar a sua hashtag #DBSP, apoiadores do ex-presidente jair Bolsonaro emplacaram a hashtag #Bolsonaro2026.
Como acessar e exportar Trending Topics?
Você, usuário da Buzzmonitor, também pode acessar e extrair Trending Topics dentro da plataforma. Basta seguir o seguinte passo a passo:
1- Acesse o Buzzmonitor Trends, dentro da sua conta;
2- Você encontrará os Trending Topics no X:
3- Basta selecionar a linguagem que desejar – clicando na engrenagem (⚙️) e ao lado é possível exportar para o e-mail os TT’s.
A importância de acompanhar a agenda pública
Os trending topics são uma importante ferramenta para compreender os temas que geram interesse e engajamento da agenda pública e podem ser o diferencial para uma marca fazer publicações que gerem engajamento, identificar crises, riscos e oportunidades e se manter atualizada.
Ainda assim, o grande volume de dados pode ser difícil de acompanhar e organizar. Soluções que centralizam este processo e que oferecem diferenciais de AI para seu processamento, como a Buzzmonitor, são essenciais para o uso estratégico destes dados.