Na manhã desta quinta-feira (05), realizamos uma live em nossos perfis do YouTube e LinkedIn para falar sobre insights da Black Friday 2024. A transmissão, que durou cerca de 30 minutos, trouxe dados referentes à data mais importante do varejo brasileiro e foi baseada nos Dashboards e Buzz Pills da Buzzmonitor.
O host da live Breno Soutto, Head de Insights na Buzzmonitor, iniciou a live com um Dashboard completo sobre a busca da Black Friday deste ano. Os dados mostrados foram extraídos pelo AI Insights da Buzzmonitor, nos últimos 30 dias. Veja como foi a análise:
Análise do AI Insights: “Os posts abordam principalmente as promoções da Black Friday e Cyber Monday, com descontos em diversos produtos, como livros, eBooks, perfumes e eletrônicos. Além disso, há menções a ofertas de marshmallows gourmet e um novo carro Ford Escape. Também são destacadas promoções em produtos de beleza e cuidados pessoais. A audiência parece estar engajada nas ofertas e compartilhando experiências de compras durante esses eventos promocionais.”
Breno complementa na live:
“Todo ano quando a gente olha esse data base a gente chega na mesma conclusão. A Black Friday é uma data quase ansiogênica, as pessoas vão se preparando, o boca a boca vai crescendo e elas vão compartilhando suas intenções e desejos de compra.”
O pico de menções à Black Friday é nitidamente visto no próprio dia 29/11. As pessoas vão comentando sobre a data de forma antecipada, no dia esses comentários se intensificam e após a data podemos ver uma queda drástica. Após a Black, as atenções viram para o atendimento e expectativas de recebimento das compras realizadas.
Outra análise interessante sobre a Black Friday foi sobre os horários em que os usuários mais publicaram. O pico de interações foi visto durante o horário comercial.
O interessante de analisar o horário é conseguir focar ações de marca nos momentos em que os usuários estão mais ativos, assim é mais fácil garantir o sucesso de uma compra.
Veja aqui o Dashboard completo!
Lembrando que todos os dados foram todos extraídos com inteligência artificial na Buzzmonitor e todos os detalhes estão na live. O link está no fim deste blog post.
Seguindo para outro ponto da transmissão, Breno menciona sobre o uso do AI Insights para fazer uma análise sobre um tema ou marca. No caso analisado, o AI auxiliou no entendimento da Black Friday em relação à marca Amazon. Foi possível perceber que os posts mais recorrentes focaram em cupons e promoções da marca.
Quer ver todos os detalhes? Confira a live completa aqui.