Já sabemos que o Facebook é a plataforma com mais usuários no mundo. Hoje, dos pequenos negócios até as grandes marcas, todas estabeleceram sua presença na rede social. No Grupo E.life, nós cuidamos de várias páginas distribuídas por toda América Latina, Espanha e Portugal, por isso, iremos compartilhar um pouco do que aprendemos nestes últimos 6 anos ajudando nossos clientes a maximizar seu ROI usando o Facebook:
Benchmarking
Quando os japoneses entraram na indústria automotiva, a primeira coisa que fizeram foi olhar para os modelos norte-americanos para oferecer tudo que os carros concorrentes tinham de melhor e mais algumas features que os diferenciassem. Isto se chama benchmarking. O Facebook permite, como nenhuma outra plataforma, acompanhar todos os passos da sua concorrência nos mais específicos detalhes. Com um software de monitoramento como o Buzzmonitor, é possível registrar centenas de páginas da sua concorrência ou relacionadas a sua categoria para acompanhar os posts da marca e os comentários dos consumidores. É possível também, por exemplo, descobrir qual tipo de conteúdo gera mais interesse do público, basta um relatório de termos mais frequentes. A partir desse insight você pode guiar o seu conteúdo editorial para gerar o máximo de engajamento.
Descubra novos nichos para anúncios
Imagine que você seja um e-commerce e acaba de introduzir em sua loja uma nova marca de cosméticos, que lança uma linha de maquiagem para o verão. Você pode monitorar menções a palavra “maquiagem” no Twitter e identificar as bios mais comuns dos usuários que falam sobre essa categoria, como o exemplo abaixo:
Sabendo que existe uma tendência de jovens interessados em maquiagem usar o Snapchat, é possível testar anúncios para este grupo específico com o Interest Targeting do Facebook.
Use o Facebook login, a arma secreta dos marketers inteligentes
Todos os dias repetimos o mesmo mantra para os nossos clientes : usem o Facebook login, usem o Facebook login, usem o Facebook login… ooohm … a via mais fácil e rápida de crescer sua base de leads. Seja em seu website, em uma landing page ou mesmo num app para iOS ou Android, o “Sign in with Facebook” é cada vez mais popular entre públicos variados. Com os dados de likes e interesses que os consumidores deixam ao se registrarem é possível organizar perfis profundos sobre sua audiência, como mostra a figura abaixo (clique para ampliar):
As possibilidades de descoberta de nichos e sub-nichos, além de cruzamentos e criação de clusters, são praticamente infinitas e vai lhe ajudar a otimizar cada Real ou Dólar de investimento em ads. Afinal, quanto mais você conhece o seu público, mais poderosa será a sua comunicação, certo?
Gostou das ideias? Precisa de ajuda para implementar? Fale com nossa equipe de negocios@elife.com.br ou ligue para (11) 2339-4928.
Autor
Jairson Vitorino, CTO do Grupo E.life.