Com as marcas dependendo cada vez mais do alcance pago, é preciso compreender as métricas de investimento em mídia e saber otimizar o retorno de cada centavo. Para te ajudar, separamos as dúvidas mais frequentes em relação à otimização do retorno do investimento de mídia no Facebook e as métricas necessárias.
Quando devo parar um anúncio?
A restrição do Alcance Orgânico foi a principal razão pela qual as empresas passaram a investir mais no Facebook, portanto é fundamental manter-se atento às métricas:
- Alcance: é o número de pessoas (usuários únicos) que foram impactadas pelo anúncio, não levando em conta se elas clicaram ou não na publicação;
- Frequência: é a média do número de vezes que o seu anúncio foi mostrado para os usuários.
Se a frequência estiver muito alta significa que o seu público-alvo está vendo o mesmo anúncio várias vezes, causando o esgotamento da campanha, já que a relação cliques/conversões certamente diminuirá. Isso acontece porque, pela lógica, um mesmo usuário não realizará mais de uma conversão – se acontecer com o seu anúncio, é hora de pará-lo.
Os custos pagos pelos objetivos definidos do seu anúncio (conversões, cliques etc) podem dar uma boa pista de quando é hora de parar os anúncios. Atente apenas para o fato dos custos serem normalmente altos no início da veiculação da sua campanha, tema da próxima dúvida.
Por que os custos dos meus anúncios são mais altos no começo?
Devido aos poucos resultados iniciais, é comum que o custo de uma campanha seja alto durante os primeiros dias em que está no ar. A tendência é que os gastos sejam progressivos, ou seja, conforme o objetivo é alcançado e os resultados melhorem, o custo diminui. Se o oposto ocorrer, repense sua estratégia.
Outro fator a ser considerado é o histórico de gastos. Muitas vezes o custo de um anúncio não está alto, mas é maior do que já foi pago em anúncios anteriores. Significa que você está desperdiçando dinheiro. Entretanto, o Facebook Ads não deixa muito claro essas informações. Você sabe quanto pagou por uma conversão nos últimos três meses?
Quando reutilizar os anúncios?
Os usuários do Facebook não ficam online para comprar, mas para interagir com amigos e familiares. Então como atrair o interesse deste público? Campanhas que performam bem vão além do bom conteúdo. A segmentação, rastreamento de conversões e a constante atualização dos anúncios são algumas formas de otimizá-las. E otimizar um anúncio significa ter maior retorno do investimento. Apesar de não ser recomendado repetir o conteúdo, se inspirar em campanhas com bons resultados pode ser uma ótima maneira de evitar que seu público perca o interesse. Você pode, por exemplo, utilizar a mesma chamada ou as mesmas cores na imagem. Repita elementos que causem sensação de familiaridade, desta forma você descobrirá o que funciona e o que precisa ser mudado.
Como o Buzzmonitor Lyticx for Ads pode ajudar na otimização do ROI?
O Buzzmonitor Lyticx for Ads é a única ferramenta que mostra exatamente qual anúncio está com a melhor e a pior performance, baseado em seu desempenho financeiro durante os dias em que estava ativo e também no desempenho de campanhas anteriores com o mesmo objetivo (conversões, cliques, visualizações, etc).
Veja qual é o seu melhor e o pior anúncio de acordo com o objetivo da campanha e saiba como está o custo por conversão, por engajamento e por outras métricas em relação ao dia anterior.
Além do relatório diário por e-mail, o Buzzmonitor Lyticx for Ads disponibiliza uma planilha consolidada com diversas outras informações. Entre elas está o Top 10 Melhores Anúncios de Todos os Tempos. Esta lista se divide por objetivo, ou seja, você visualiza os anúncios que tiveram mais conversões, os anúncios que tiveram mais cliques, os anúncios que tiveram mais visualizações e assim por diante. A planilha segue anexada no próprio e-mail do Lyticx for Ads.
Com estas informações você saberá exatamente em qual campanha aumentar o investimento e onde cortar verba, além de entender quais os anúncios que funcionaram melhor e trouxeram mais resultados para a empresa. Saiba mais em Buzzmonitor Lyticx for Ads.