Tudo o que você precisa saber sobre cadastro de termos e possibilidades de monitoramento do Facebook, Instagram, Twitter, YouTube, LinkedIn e Blogs

Monitoramento Redes Sociais

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Tudo o que você precisa saber sobre cadastro de termos e possibilidades de monitoramento do Facebook, Instagram, Twitter, YouTube, LinkedIn e Blogs

Cada rede social tem a sua particularidade quanto à política de interpretação de termos ou hashtags. Isso significa que é preciso seguir as regras e normas das APIs, já que cada rede social possui seu próprio processo de coleta de interações.

Confira como funciona a coleta para cada rede social!

 

  • Twitter

​​Para ativarmos uma coleta de Twitter no Buzzmonitor, é necessário preencher dois campos, que são: busca de termos e termos para streaming.

Em busca de termos você deve preencher as palavras-chave através de termos booleanos e os operadores devem sempre estar em caixa alta.

Exemplo: “guaraná zero” OR #guaranazero. Aqui não é necessário preencher as palavras-chave com acentuações, caracteres especiais ou letras maiúsculas, pois para este campo não existe estas diferenciações.

Em termos para streaming, preencha com as palavras-chave usadas anteriormente, porém sem os operadores booleanos! É preciso preencher este campo separando os termos através de vírgulas e com variações de acentuação e caracteres especiais. Exemplo: guarana zero, guaraná zero, #guarana, #guaraná.

Após realizar o cadastro, a coleta estará disponível e atualizada em até 4 horas. Após estas 4 horas, a atualização padrão de coleta varia de 2 minutos a 20 minutos.

Após o cadastro da marca, a própria API do Twitter envia um retroativo de até 100 tweets.

 

  • Facebook

Desde de abril de 2015, o monitoramento de termos foi fechado pela própria API. Atualmente é possível coletarmos somente informações públicas de páginas e o cadastro é feito através da URL da página desejada.

O Buzzmonitor tem várias coleções de páginas pré-configuradas: páginas de noticiosos, páginas de Procons, etc, mas é possível criar sua própria coleção ou usar toda a base de páginas que podem chegar a centenas de milhares.

 

A coleta de dark posts não é realizada automaticamente para páginas públicas, somente através de cadastro prévio da URL para monitoramento. Mas ela é possível, o que permite comparar a performance da sua campanha com o do seu concorrente.

Para que a coleta privada de páginas seja ativada, é necessário realizar o Social Login de um perfil do Facebook que seja administrador da página. Assim, a coleta de mensagem privadas e dark posts será realizada automaticamente.

Após realizar o cadastro, a coleta é atualizada da seguinte forma:

  • Cliente:

Suas páginas (mural e inbox): atualização de 10 em 10 minutos

Páginas de concorrentes: atualização de 3 horas em 3 horas

OBS: no caso da funcionalidade de Social News, em que o Buzzmonitor insere na brand dados que casam com os termos cadastrados, a coleta não é afetada. Geralmente leva até 3 horas para que os dados de Social News entrem na conta.

  • Não cliente:

Suas páginas (mural e inbox): atualização de 3 horas em 3 horas

Página de Concorrentes: atualização a cada 24 horas

 

A coleta retroativa é possível para Analytics se for um perfil autenticado, onde o perfil administrador esteja logado ao Buzzmonitor.

No caso de monitoramento, é possível fazer coleta retroativa de concorrentes também, por exemplo. Além disso, dá para obter dados retroativos dos últimos 2 anos de qualquer URL cadastrada no monitoramento. 

Desde o começo de 2018 não é mais possível monitorar grupos e eventos, mesmo se o usuário for administrador dos mesmos.

 

  • Instagram

No dia 11/12/2018, o Facebook desativou por tempo indeterminado a API que permitia a busca por localização do Instagram, não sendo mais possível utilizar esse recurso para monitoramento. Saiba mais aqui.

​​Há dois tipos de coleta em Instagram: hashtags e perfis. Cada uma destas coletas possui um tipo de cadastro:

1. Hashtags: é necessário preencher no campo de tags as hashtags desejadas. Mas algumas regras devem ser seguidas:

  • Não utilize o símbolo de # e não utilize termos booleanos.
  • Deve ser preenchido de forma simples e com as variações de acentuação/caracteres especiais.
  • Existe a variação de letras maiúsculas e minúsculas.

Exemplo: guaranabrasil,guaranábrasil,GuaranaBrasil,GuaranáBrasil

  • Existe um limite para coleta de hashtags. Para cada conta de Instagram autenticada na conta do Buzzmonitor é possível monitorar 30 hashtags. Esse limite será exibido no cadastro de brands conforme o número de contas de Instagram autenticadas. Há alguns detalhes sobre esse limite:

a. Em cada alteração feita nas hashtags (por exemplo: retiro a hashtag guaranabrasil e adiciono a guaranábrasil) é necessário esperar um período de 7 dias para a coleta funcionar para a hashtag nova.

b. O limite de 30 hashtags é específico do perfil autenticado de Instagram. Se esse mesmo perfil estiver autenticado também em alguma outra conta Buzzmonitor, o limite será calculado também com as hashtags cadastradas nesta outra conta do Buzzmonitor. Por isso pode acontecer de clientes terem um perfil de Instagram autenticado (limite de 30 hashtags), mas aparecer um limite menor no cadastro de brands.

Veja aqui todos os detalhes sobre o limite para coleta de hashtags.

 

2. Perfis: só é possível monitorar perfis públicos e comerciais, além dos perfis autenticados.

No caso de perfis públicos e comerciais, apenas as postagens são coletadas e é preciso que o perfil esteja configurado como comercial para que a sincronização seja feita ao Buzzmonitor. Veja aqui o passo a passo do Instagram para converter um perfil em perfil comercial.

Para os perfis autenticados, é feita a coleta de postagens, comentários, respostas, menções, marcações e ads (posts patrocinados).

Para ativar a coleta de ads do perfil é necessário ter o perfil vinculado ao Gerenciador de Anúncios do Facebook. Aqui você confere o passo a passo completo para ativar o módulo Ads para monitorar posts patrocinados no Instagram.

 

Após realizar o cadastro, a primeira coleta demora até 2 horas e, após isto, a atualização padrão acontecerá em até 40 minutos (contas priorizadas) e em até 2h (demais contas) para interações orgânicas.

Já a atualização de interações vindas de ads (patrocinadas) acontece em até uma 1h30 (contas priorizadas) e 5 horas (demais contas).

A coleta retroativa é possível para monitoramento e para ads também, mas é necessário informar o ID e o user do ad.

Importante! Deve-se solicitar retroativo quando o post foi publicado há mais de 2 meses (contas priorizadas) e há mais de 20 dias (demais contas).

 

  • Youtube

A coleta de Youtube pode ser utilizada através da opção termos de buscas dentro do Buzzmonitor, porém para se ter uma busca mais assertiva sugerimos que utilize a opção de cadastro destinada unicamente para a rede social.

As palavras-chave compostas devem ser preenchidas com aspas. O uso de parêntesis deve ser evitado (não há especificação para isso na documentação da API, portanto pode causar problemas).

Deve ser utilizado somente o operador OR. O operador AND é representado pelo espaço entre uma palavra e outra no Buzzmonitor e ele em si não deve ser utilizado (ou seja, usar o espaço e não o operador AND).

Já o operador de negação pode ser usado, representado pelo símbolo "-". Exemplo de termo correto: "guaraná zero" OR "coca cola" OR casa -nova -"casa antiga"

Importante! A coleta das interações de Youtube só será realizada se for citada alguma das palavras-chave monitoradas no título do vídeo.

Após realizar o cadastro, a coleta irá começar em até 24 horas e a atualização padrão é realizada também em até 24 horas. Ou seja, a coleta por termos é feita uma vez por dia para cada marca.

Tudo será coletado de um canal cadastrado em uma brand, tanto a lista de vídeos quanto os comentários feitos nos vídeos e no próprio canal. Essa atualização acontece a cada 5 horas.

Para YouTube não existe coleta de ads.

Além disso, não existe data definida para coleta retroativa pela API para termos e para canais. Isto depende da quantidade total atingida pelos termos/canal na API. Não há como ter certeza desta informação; Porém, podemos garantir que conseguimos puxar publicações feitas até 3 meses antes.

É importante lembrar que o limite do token de Youtube é diário, ou seja, se o token da nossa aplicação estourar, ficamos sem coleta e sem envio de respostas até a manhã do dia seguinte, quando o limite é renovado.

 

  • LinkedIn

A coleta não é feita através de palavras-chave e sim pelo Social Login de um perfil que seja administrador da página desejada. Ou seja: só há coleta para página de empresa em que o usuário seja administrador.

Não é possível realizarmos coleta retroativa.

A coleta se atualiza a cada 2 horas para unlimited brands e a cada 12h para as demais.

 

  • Blogs e Fóruns

O Buzzmonitor possui um banco de dados com centenas de milhares de blogs e fóruns que possuem RSS e, se algum destes sites citar uma das palavras-chave que esteja cadastrada em termos de buscas através dos termos booleanos padrão, ela será coletada.

A coleta acontece a cada 24 horas e não possui retroativo.

 

  • BuzzMail

Após sincronizar o e-mail ao Buzzmonitor, a primeira coleta acontecerá em no máximo 10 minutos. Após isso, novos e-mails serão coletados em até 4 minutos. 

Não há retroativo para e-mails. 

 

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