Não sabe brincar, não desce pro play


O Burger King propôs ontem (26.08) ao McDonald’s a criação de um novo sanduíche que seria uma combinação dos dois principais produtos dos competidores: o Whopper e o Big Mac. Ele se chamaria McWhopper e usaria ingredientes em proporções iguais de cada um.

Segundo a proposta, o sanduíche seria vendido em uma loja que une as duas marcas. O próprio BK criou toda a identidade visual, como as roupas dos funcionários, o design das caixas e até escolheu o local: Atlanta, a cidade que fica entre as sedes das duas empresas.

A ideia era vender este sanduíche apenas no dia 21 de setembro, que é declarado pela ONU como o Dia Internacional da Paz, e somente na loja específica de Atlanta. Essa ação simbolizaria, então, uma trégua temporária na guerra dos sanduíches.

 

Vídeo publicado no canal do Burger King apresenta o McWhopper.

 

A proposta, no entanto, foi recusada pelo CEO do McDonald’s, que respondeu o Burger King com um post na página oficial da companhia, onde diz que as duas marcas podem pensar em “algo maior para fazer a diferença” e também lembra que entre as duas empresas há apenas uma “amigável concorrência” e não as “circunstâncias inigualáveis da verdadeira dor e sofrimento da guerra”.

 

Analisando o buzz sobre o caso nas redes sociais com o Buzzmonitor observamos três tipos de comentários:

  • Há quem ache que o McDonald’s respondeu sabiamente e fez muito bem ao não aceitar a ideia.
  • Outros dizem que o McDonald’s foi reticente e perdeu uma grande oportunidade de Marketing.
  • E ainda há quem acredite que, independente da resposta, o McDonald’s sairia perdendo: se aceitasse, o Burger King “mostraria quem manda”; se recusasse, ficaria com a imagem de malvado.

Mais do que uma imagem ruim perante aos consumidores que clamam por uma ação conjunta entre as marcas, o McDonald’s mostrou que não entendeu um dos principais dogmas das redes sociais: é um ambiente feito para estimular conversas. Ou como diz o Manifesto Cluetrain: “mercado são conversações”.

A verdade é que o McDonald’s não era obrigado a aceitar a proposta do concorrente e ele acertou ao responder abertamente o Burger King via Facebook, porém, o que poderia ter sido um Social Mashup criativo entre as maiores e mais amadas redes de fast food do mundo se tornou em uma resposta “curta e grossa” que não deixou espaço para novas interações.

Mesmo sem colocar em prática a ideia do McWhopper, o McDonald’s poderia ter aproveitado o espaço aberto pelo Burger King para uma nova jogada. Ao estreitar seu relacionamento, as duas potências fortaleceriam o setor, que sofre com a consolidação de franquias que oferecem opções mais saudáveis de alimentação.

E para quem acredita que pior do que está não fica, o McDonald’s provou que, sim, sempre pode piorar. Ao final da sua resposta, um P.S. arrogante diz: “Um simples telefonema funcionará na próxima vez”.

TELEFONEMA.

ERA DIGITAL.

REDES SOCIAIS.

Na realidade onde o consumidor não é mais passivo receptor de mensagens publicitárias, tem voz ativa no desenvolvimento da reputação das marcas e está cada vez mais ávido pelo instantâneo, é essencial que as empresas apostem em novas maneiras de amplificar as relações entre si e com seu público. E um telefonema privado não faria isso.

O McDonald’s simplesmente perdeu a chance de virar o jogo a seu favor.


Quem não perdeu a oportunidade e interagiu super bem foi o Giraffas:

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