Livraria Cultura: acompanhamos a repercussão das notícias sobre a empresa!


Na última quinta-feira (25), a rede de livrarias Cultura publicou uma resposta oficial às publicações negativas feitas sobre a marca nos últimos dias e o assunto repercutiu nos principais veículos noticiosos do Brasil.

O assunto teve início após o site Passa Palavra publicar um texto com supostos relatos de ex-funcionários a respeito de sobrecarga no trabalho, assédio moral, ameaças de demissão por justa causa e afins. O texto viralizou e novos relatos começaram a surgir a respeito da empresa.

Segundo comunicado da Cultura enviado para a EXAME, os “relatos estão completamente distorcidos” e” os casos citados ocorreram anos atrás”.

Aproveitamos a repercussão do assunto para monitorar as publicações feitas pelos veículos noticiosos no Facebook usando o Social News do Buzzmonitor. Monitoramos o período de 20/04/2019 a 26/04/2019.

Confira os principais resultados.

 

“Passa Palavra” teve maior taxa de engajamento, seguida por “Trabalho Sujo”

A taxa de engajamento leva em consideração as interações (reações + comentários + compartilhamentos) e o número de fãs da página. Então é normal que veículos menores tenham maior destaque neste levantamento, pois um post com 50 interações de uma página com 100 fãs terá um engajamento maior do que um post com 50 interações de uma página com 1.000 fãs.

E o veículo “Passa Palavra” foi o responsável por começar a repercussão do caso, o que alavancou ainda mais o seu engajamento.

 

“Abusos”, “Perseguições” e “Assédio” foram alguns dos termos mais citados

As notícias divulgadas no Facebook enfatizaram as situações negativas relatadas pelos ex-funcionários, em especial “Abusos”, presente em 6% das notícias, “Perseguições” e “Assédio”, ambos citados em 4% das publicações.

 

Misto de reações: da curtida à raiva

A reaction predominante ainda é a curtida, mas “triste” (azul claro), “wow” (verde) e “raiva” (vermelho) também estiveram presentes nas publicações com mais reações no período.  

 

36% das publicações foram feitas no horário do almoço

A maioria das notícias publicadas no Facebook foram feitas às 12h e às 13h, enquanto 14% foram ao ar às 22h.

 

Qual a importância de monitorar os principais veículos noticiosos do Brasil?

Compartilhamentos, comentários e reactions tornaram o consumo de notícias mais participativo e dinâmico, enquanto a forma como os leitores reagem a elas revela traços de sua personalidade e ideologia.

Segundo o Estudo Hábitos e Comportamento do internauta Brasileiro, realizado em 2016 pela Elife, o feed de notícias se tornou a principal fonte de informações entre os brasileiros online em redes sociais. E o Facebook, com seus 150 milhões de brasileiros ativos mensalmente, disputa com a TV o lugar de principal fonte de informação no país.

O Social News do Buzzmonitor, um serviço plug-and-play, oferece a agências e clientes finais a possibilidade de acompanharem diariamente todas as publicações dos principais veículos de comunicação brasileiros, quais são os leitores mais ativos nestes veículos, além de monitorar crises e saber em primeira mão todas as notícias divulgadas envolvendo uma determinada marca.

 

Dica: configure alertas para notícias mencionando sua marca

É possível criar triggers usando o Social News para receber alertas sempre que sua marca for mencionada nos veículos noticiosos brasileiros. Isso te ajudará a acompanhar em tempo real a repercussão de um assunto na mídia e tomar providências com mais agilidade.

A Livraria Cultura, por exemplo, poderia ter criado um trigger para receber e-mails em tempo real com informações sobre o que os veículos estão publicando sobre a marca e como os internautas estão reagindo a isso.

 

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Última atualização: 26/04/2019

Referência: EXAME

Fonte imagem de capa: Diário do Centro do Mundo

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