6 Ideias para usar as mídias sociais para o pequeno negócio

A adoção cada vez mais frequente das redes sociais pelos consumidores cria oportunidades únicas para as pequenas e médias empresas promoverem seus produtos e serviços. Neste artigo reunimos 6 ideias para sua empresa promover a sua marca nas redes sociais

1. Para começar: respeite a regra do 80/20

Existem centenas, milhares de redes sociais. Mas de fato a regra de Pareto 80/20, aplicada a qualquer fenômeno, também se faz mais presente na internet: 20% das redes sociais reúnem 80% dos acessos. E este 20% têm nome: Facebook e Twitter. Ou seja, se os recursos são escassos, estas são as redes sociais que você precisa apostar para falar com seu consumidor no Brasil. Saiba, porém, que os consumidores podem até usar as duas redes simultaneamente, mas com objetivos diferentes. Enquanto no Facebook o foco é manter contato com amigos e acompanhar as marcas e promoções que gosta, no Twitter o foco é acompanhar notícias e informações em tempo real (fonte: E.life, 2012). Sendo assim sua empresa precisa criar estratégias diferenciadas para os conteúdos de cada uma das redes e não apenas publicar o mesmo conteúdo de forma repetida.

2. Prospecte novos clientes monitorando seus hábitos

Corretores de seguro já descobriram as redes sociais para achar prospectos e vender mais. Monitoram menções a compra de carro novo ou mesmo de uma nova casa. E a partir daí oferecem um seguro específico para cada caso. Descubra como o seu consumidor fala e não monitore apenas sua marca, mas seus hábitos. Exemplo: um restaurante pode monitorar, na sua região, pessoas “com fome” ou “com vontade de comer uma comida Y” e oferecer um desconto especial aos que forem se alimentar naquele estabelecimento.

3. Fidelize seu consumidor através das redes sociais

Muitos comerciantes gastam milhares de reais numa loja bonita, num ponto de venda confortável, mas esquecem de fidelizar o consumidor que entra nesta loja. Em pleno 2013 os consumidores não querem preencher um formulário na loja para receberem uma cartinha meses depois com uma promoção. Os novos consumidores querem dar um LIKE na sua FAN PAGE e acompanharem por lá as promoções da sua marca. Por isso não tenha medo de divulgar a sua fanpage e seu Twitter no ponto de venda,  na vitrine, no balcão da loja e acompanhar o crescimento de consumidores fiéis. Se o conteúdo destes canais for bem planejado você verá que muitos dos consumidores voltarão a sua loja com mais frequência por conta do conteúdo lá publicado. O melhor: em redes como o Facebook é possível falar com consumidores de uma determinada cidade ou região, regionalizando assim a comunicação da sua marca. E ainda você diminui os custos com a impressão e envio de malas diretas. O resultado: consumidores que voltarão mais ao seu ponto de venda.

4. Atraia o consumidor até sua loja com promoções nas redes sociais

A visita a sua loja ou restaurante se dá muitas vezes por conta de um incentivo. Seja uma amostra grátis ou mesmo um desconto. Ao invés de abordar pessoas na rua, aborde nas redes sociais mas ofereça o incentivo no ponto de venda, atraindo as pessoas até ele. Os fãs de um café podem participar de uma degustação se imprimirem um cupom divulgado via redes sociais pela marca. O Starbucks já fez este tipo de promoção em 2012 e foi um sucesso, levando milhares de pessoas para suas lojas.

5. Telefone sempre ocupado? Crie novos canais de Atendimento

Já pensou em pedir uma pizza pelo Twitter ou pelo Facebook? Seu consumidor já. E rapidamente as redes sociais vão se tornar um canal para atendimento e relacionamento com seu cliente. Aproveite e este canal e divulgue-o não apenas para pedidos, mas para dúvidas e reclamações do seu consumidor. Porém não deixe o consumidor esperando: ele espera ser atendido tão rápido quanto é ao telefone. Não esqueça que você precisará ter um smartphone ou um computador conectado à internet no seu ponto de venda para se comunicar neste canal.

6. Conheça os gostos do consumidor e crie novos produtos

Ao monitorar o Twitter é possível descobrir consumidores que gostam de um determinado tipo de suco mas que preferem tomar este suco com um tipo de petisco especial. Porque não fazer uma promoção aproveitando estes insights? Nas redes sociais os consumidores ensinam como, quando e quais as combinações e horários favoritos para consumir o seu produto ou serviço. Basta monitorar e aplicar o aprendizado no desenvolvimento de novos produtos e serviços.
Já está por dentro da Social Media e quer encontrar outros profissionais como você, garanta o seu espaço no Café com Buzz. Será dia 29 de Janeiro as 15 horas por google hangout ou nos escritórios da E.life.
6 Ideias para usar as mídias sociais para o pequeno negócio
Rolar para o topo