Além do Analytics: o que o monitoramento dos posts patrocinados no Facebook pode nos ensinar?


Durante o mês de agosto (01/08 até 31/08), monitoramos as páginas dos supermercados Carrefour, Extra e Walmart no Facebook para descobrir quais foram as campanhas que geraram mais resultados em termos de engajamento e performance.

Com ajuda do Buzzmonitor, localizamos as publicações patrocinadas com o maior número de curtidas de cada página e comparamos o desempenho de cada uma.

 

CAMPANHAS

Carrefour

No dia 22 de agosto, a página do Carrefour Brasil publicou um vídeo sobre os diferentes tipos de consumidores que frequentam a rede de supermercados junto com a hashtag #FazNaSua. A publicação atingiu 3,2 mil curtidas, 336 compartilhamentos e mais de 111 comentários.

 

Extra

No dia 16 de agosto, a página do Extra publicou uma foto com a frase “A gente não vê a hora de comemorar”. A publicação recebeu 427 curtidas, 12 compartilhamentos e mais de 113 comentários.

 

Walmart

No dia 16 de agosto, a página do Walmart Brasil publicou uma imagem referente ao aniversário da rede com uma série de produtos em promoção junto com a hashtag #VemQueDa. A publicação recebeu mais de 9,2 mil curtidas, 114 compartilhamentos e mais de 67 comentários.

 

Top Termos

Carrefour

  • Das três campanhas monitoradas, a do supermercado Carrefour foi a que obteve resultados mais positivos de acordo com os comentários dos usuários. Entre os termos mais citados estão: “parabéns”, “gosto”, “comprar” e “cartão” (muitos usuários que falaram sobre “cartão” pretendem fazer o cartão do supermercado).
  • Das menções que possuem o termo “Carrefour”: 31% (22 publicações) são negativas e 69% (48 publicações) positivas.
  • O maior fluxo de comentários na campanha do Carrefour foi das 9h às 23h.

 

Extra

  • Usuários que mencionaram os termos “promoção” ou “promoções” queriam saber mais informações sobre outros produtos do catálogo do supermercado, como: café, fraldas, feijão e leite.
  • Das menções que possuem o termo “extra”: 53% (23 publicações) são negativas, 40% (17 publicações) positivas e 7 % (3 publicações) neutras.
  • O maior fluxo de comentários na campanha do Extra foi das 10h às 22h.

 

Walmart

  • Usuários que mencionaram os termos “promoções”, “cadê”, “preços” e “caro” expressavam nos comentários sua insatisfação com a falta de informações a respeito dos produtos em promoção e seus valores.
  • Das menções que possuem o termo “Walmart”: 20% (3 publicações) são negativas, 13% (2 publicações) neutras e 67% (10 publicações) positivas.
  • O maior fluxo de comentários na campanha do Walmart foi das 14h às 19h.

 

CONCLUSÃO

A campanha do Walmart foi a que obteve a maior quantidade de curtidas, enquanto a do Carrefour teve mais compartilhamentos e a do Extra, mais comentários.

Contudo, ao analisarmos os Top Terms de cada campanha, notamos que a campanha do Carrefour teve recepção positiva por parte dos usuários do Facebook superior em comparação com os concorrentes. Já a do Walmart não obteve tantos comentários negativos, porém muitos dos usuários estavam com dúvidas em relação aos valores dos produtos em promoção.

A campanha do Extra foi a que obteve a maior taxa de comentários negativos, dentre eles: dúvidas e reclamações.

 

Quando seu cliente lançar uma campanha, você pode rastrear o que os consumidores da marca (fãs ou não da página) estão falando a respeito. Veja como criar esse tipo de report com o Buzzmonitor.

Além do Analytics: o que o monitoramento dos posts patrocinados no Facebook pode nos ensinar?
Rolar para o topo