A importância da análise histórica nos relatórios de Social Media


A análise histórica de dados é uma metodologia simples, porém por vezes esquecida pelos analistas de social media. Ao mesmo tempo em que oferece um parâmetro de comparação dos dados atuais com os do mesmo período anterior, permite contar boas histórias a partir das mudanças reveladas nas diferenças entre os dois períodos.

Guilherme Zomer, gerente de projetos na Elife, explica porque marcas devem estar atentas a este tipo de análise: “A importância de analisar esse tipo de informação está na necessidade de entregar insights qualitativos que tenham como base a evolução dos dados, sua semelhanças e diferenças, em dois períodos distintos. E com isso entregar informações úteis ao cliente”.

Para Zomer, “a realidade é que um relatório sem série histórica não diz nada além do óbvio. Afinal, pode parecer um ótimo resultado o sentimento positivo de uma marca ter representado 80% em determinado mês. Mas e se essa mesma parcela tiver sido de 95% no mesmo período do ano anterior? Nesse caso, o teor da história definitivamente se altera.”

Baseadas em dados, essas histórias ajudam o analista a inovar nos relatórios, encontrar insights, oportunidades de negócio, envolver o leitor e também tomar decisões.

Por exemplo: se no mês anterior houve uma crise de imagem de marca e um termo negativo representava 15% de buzz, podemos analisar o quanto o mesmo termo corresponde agora, passada a crise. Isso ajudará na definição da melhor estratégia a ser tomada.

Confronte as diferenças e semelhanças entre os períodos e investigue para compreender as transformações no comportamento do seu público nas redes sociais. Pronto, você já está tomando decisões com base em dados!

Por fim, priorize no seu relatório informações novas e temas que saiam do comum, assim como novos posicionamentos e acontecimentos que possam interessar ao cliente.

 

Análise histórica no Buzzmonitor

No módulo de monitoramento do Buzzmonitor é possível comparar dados de um período anterior com o atual em poucos passos. O objetivo é agilizar a rotina do analista de social media e ajudá-lo na confecção de relatórios mais completos para seus clientes.

Além disso, marcas podem aprender com os dados durante o processo e analistas devem estar atentos ao cenário como um todo, explica Guilherme Zomer: “A comparação de informações entre dois ou mais períodos, após investigações que justifiquem picos, quedas e alterações diversas, permite que aprendamos com erros cometidos. Mas devemos lembrar que o surgimento repentino de um assunto ou a mudança no cenário de sentimento, por exemplo, pode ser, também, resultado de fatores externos.

É por isso que o profissional de mídias sociais bem preparado está atento à toda sua volta: marca, mercado, cenário político, econômico e sociocultural, não para simplesmente justificar o que se passou, mas para aproveitar todas as oportunidades sem perder o timing.”

Abaixo mostraremos duas opções para fazer esta análise histórica, confira!

 

  • Análise histórica por meio do botão “Comparar a período anterior”

Dependendo do relatório que você for elaborar, é possível comparar dados entre períodos com o botão “Comparar a período anterior”. Basta clicar e automaticamente o relatório gerará as informações do período antigo.

OBS: neste módulo não é possível personalizar o período com datas quebradas, sendo necessário usar as opções pré-configuradas pelo Buzzmonitor (hoje, última hora, últimas 24 horas, últimos 7 dias e últimos 30 dias).

 

Caso você precise comparar outras datas e períodos mais espaçados, como agosto/17 e agosto/18, a melhor opção é fazer relatórios separados e visualizá-los no dashboard, como explicaremos a seguir.

 

  • Análise histórica por meio dos dashboards

Você pode criar relatórios sobre os mais variados temas, configurar os períodos de análise e, então, compará-los em um dashboard compartilhável.

Por exemplo: você deseja comparar quais foram os principais termos citados nas redes sociais da sua marca em novembro e dezembro de 2018, as top bios nos meses de setembro e outubro de 2018 (lembrando que é possível monitorar bios apenas de Twitter e YouTube) e os principais usuários que interagiram com sua marca em julho e agosto do mesmo ano.

 

1. Crie dois relatórios, primeiro para os principais termos. Em Variáveis, configure para agrupar por Termo e em Filtros selecione o período de novembro/18 em um relatório e dezembro/18 em outro.

 

Dica: você pode clonar o primeiro relatório e depois mudar apenas o período no novo report criado, ao invés de fazer todas as configurações novamente.

 

2. Depois crie mais dois relatórios, agora para as top bios. Em Variáveis, configure para agrupar por Bio e em Filtros selecione o período de setembro/18 em um relatório e outubro/18 em outro.

 

3. Por fim, crie os dois últimos relatórios para visualizar os principais usuários. Em Variáveis, configure para agrupar por Usuários e em Filtros selecione o período de julho/18 em um relatório e agosto/18 em outro.

 

4. Dentro da pasta com os relatórios, clique em Ver dashboard. Pronto! Todos os relatórios aparecerão na sua tela e você poderá comparar os dados. É possível também compartilhar o dashboard com toda a sua equipe.

 

OBS: você pode comparar qualquer período, desde meses subsequentes até anos diferentes, como comparar os principais termos em novembro de 2017 e novembro de 2018, por exemplo.

 

Preparado para começar a fazer análises históricas sobre sua marca? Conte com o Buzzmonitor!

 

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